TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional Etapa 01

Exames: Atps Comportamento Organizacional Etapa 01. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1

De acordo com Sampaio (2007), comportamento organizacional “consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitude dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações”.

Portanto pode se dizer que comportamento organizacional nada mais é do que o estudo do indivíduo, onde é possível analisar seu comportamento dentro da organização, ou seja, suas ações, necessidades, produtividade, motivação e sua integração com o grupo. O estudo do comportamento organizacional é importante, pois nos ajuda a prever a reação do ser humano que é baseada em suas reações individuais e auxiliando o gestor da empresa nos processos decisórios, no gerenciamento de conflitos entre outros. A base do comportamento organizacional é o estudo do comportamento do ser humano fazendo uma análise do comportamento individual e em grupo.

De acordo com Wagner e Hollenberk (2011), comportamento organizacional é:

Um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com ações internas como pensar, perceber e decidir, as quaisacompanham as ações externas.

Já Caravantes (2010) acredita que:

Hoje ninguém duvida que as organizações necessitem de conhecimento de finanças, de marketing e produção, só para exemplificar algumas áreas, para terem êxito em suas atividades. Mas porque Comportamento Organizacional? Qual a sua importância na performance da empresas? Se uma empresa tem um ponto razoavelmente bom, não será tal produto consumido pelo mercado, ainda que ela não tenha força de trabalho muito contente, motivada e realmente engajada no trabalho? A resposta a tal questionamento é “talvez no curto prazo”. Mas no momento em que pensamos já no médio prazo- lembrando sempre que as organizações são as pessoas que nelas operam, é a força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. E é aí que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com o seu ambiente entra em jogo. E é exatamente esta área coberta pelo que chamamos de Comportamento Organizacional.

Portanto, de acordo com os dois autores, entende-se que Comportamento Organizacional é o estudo das pessoas tanto como indivíduo quanto membros de unidades sociais maiores, lembrando sempre que as organizações são as pessoas que nela operam, ou seja, é a força de trabalho,das pessoas, que dão sustentação a produtividade.

Sistemas abertos e Fechados

De acordo com Fernandes (2003), através da percepção dos fluxos de um sistema, pode se conceber a diferenciação entre sistemas abertos e fechados, que é também uma das mais úteis no estudo dos sistemas. Um sistema fechado é um sistema no qual não há entrada nem saída de energia. Trata-se apenas de uma simplificação teórica que simplifica o estudo dos sistemas. Um modelo de sistema aberto é um instrumento de análise de sistema no qual se assume que há entrada e saída de energia, experiências e informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com