TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de contabilização das receitas do estado

Ensaio: Etapas de contabilização das receitas do estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Ensaio  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

1) São estágios da receita pública:

a) (x ) Previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

b) ( ) lançamento, arrecadação, recolhimento e registro.

c) ( ) lançamento e recolhimento.

d) ( ) lançamento e arrecadação.

e) ( ) nenhuma das anteriores.

2) Marque a resposta correta. A contabilidade pública é o ramo da ciência contábil que:

A) é aplicada a toda estrutura da administração pública

B) administra toda a estrutura da administração pública.

C) é aplicada apenas à administração direta.

D) é aplicada apenas à administração indireta.

E) aplica na administração pública as técnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando e elaborando relatórios periódicos.

3) São despesas orçamentárias:

a) ( x ) as despesas públicas que para serem realizadas dependem de autorização legislativa e que não podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente. Podem se subdividir em despesas correntes e em despesas de capital.

b) ( ) as despesas públicas que para serem realizadas dependem de autorização executiva e que não podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente.

c) ( ) as despesas públicas que para serem realizadas dependem de autorização legislativa e que podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente. Podem se subdividir em despesas correntes e despesas de capital.

d) ( ) as despesas públicas que para serem realizadas independem de autorização legislativa e que podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente. Podem se subdividir em despesas correntes e em despesas de capital.

e) ( ) nenhuma das anteriores.

4) São receitas correntes:

a) ( ) as receitas orçamentárias.

b) (x) as receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, agropecuárias, industriais, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender a despesas classificáveis em despesas correntes.

c) ( ) as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender a despesas classificáveis em despesas de capital e, ainda, o superávit do orçamento corrente.

d) ( ) as receitas extra-orçamentárias.

e) ( ) nenhuma das anteriores.

5) O objeto da contabilidade pública é:

A) preparação de relatórios exatos e precisos para subsidiar a administração, na tomada de decisão.

B) o patrimônio pública e o controle do orçamento.

C) fornece informações exatas e precisas aos órgãos públicos de controle interno e externo.

D) as alternativas A e C se complementam.

E) o patrimônio e os bens de domínio público.

6) São receitas de capital:

a) ( ) as receitas orçamentárias.

b) ( ) as receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, agropecuárias, industrial, de serviços e outras e, ainda as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender a despesas classificáveis em despesas correntes.

c) (x) as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender a despesas classificáveis em despesas de capital e, ainda, o superávit do orçamento corrente.

d) ( ) as receitas extra-orçamentárias.

e) ( ) nenhuma das anteriores.

7) As modalidades de EMPENHO segundo a Lei n. 4.320/64 são:

a) ( ) ordinários e extra-ordinários.

b) ( )ordinários e global.

c) ( )estimativo e normal.

d) (x )ordinário ou normal, estimativo e global.

8) Interligue os itens a seguir de forma a estabelecer as conceituações adequadas:

(3) Sistema Patrimonial ( 1 ) Sistema em que são registrados a arrecadação da receita,as despesas empenhadas, ou seja, as operações de que resultem débitos ou créditos de natureza financeira não compreendidas na execução orçamentária.

(1) Sistema Financeiro ( 2 ) Registra os valores que direta ou indiretamente provocam ou podem provocar variações no patrimônio do Estado.

(4) Sistema Orçamentário ( 3 ) Registra os bens patrimoniais do Estado, os créditos e os débitos suscetíveis de serem classificados como permanentes ou que sejam resultados do movimento financeiro, as variações patrimoniais provocadas pela execução do orçamento ou que tenham outras origens e o resultado econômico do exercício.

(2)Sistema de Compensação ( 4 ) Sistema em que se registra a receita prevista e as autorizações legais de despesa constante da Lei Orçamentária Anual e dos créditos adicionais, demonstrando a despesa fixada e a realizada no exercício, bem como se comprara a receita prevista com a arrecadada.

9) Na entidade pública, para registro das transações e visando á apuração dos resultados gerais do exercício, devem ser observados, por imposição de lei:

A) O regime de competência ou de confrontação entre despesas incorridas no período e a correspondente geração das receitas.

B) De competência para as receitas arrecadadas e de competência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com