TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica contabil

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Deveres

  1.  Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo de dignidade e independências profissionais; 

Exigi-se do profissional contábil, um serviço de qualidade e confiabilidade, serviço esse que atenda as expectativas do cliente.
http://www.24horasnews.com.br/colunistas/ver/a-responsabilidade-social-do-contador-nas-eleicoes-2014.html

  1. Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito de serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos de Contabilidade; 

O contador cuida de uma parte muito importante da empresa, onde qualquer informação vazada aos concorrentes é de grande valia e pode por em risco o negocio da empresa.
http://www.midianews.com.br/judiciario/juiza-condena-servidores-por-pedirem-propina-a-empresaria/249387

  1.  Inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso; 

Fazer uma análise profunda e detalhada sobre o caso, antes de emitir um “laudo” pois qualquer analise mal feita, pode comprometer a uma decisão do cliente e deixar uma má da classe contábil. Um exemplo disso são os auditores internos e externos.

  1. Renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando contudo, para que os interesses dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia;

É uma situação delicada ter que pedir demissão, mais é a única saída  para casos onde á falta de confiança tanto pelo cliente tanto pelo empregador. 

  1.  Se substituído em suas funções, informar ao substituto fatos que devam chegar ao conhecimento desse, a fim de habilitá-lo para o bom desempenho das funções a serem exercidas.

Ser substituído por razão de férias ou por mudança de cargo, é de extrema importância repassar ao novo profissional  todas as informações para que os processos não sejam corrompidos com a sua ausência.

Proibições

  1.  Anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega,da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes; 

É totalmente fora de ético, criticar ou querer diminuir outro profissional, afim de querer se apropriar dos seus clientes e dos seus méritos. Não é dessa forma que vai conseguir alcançar os seus objetivos, o profissional contador se destaca pela sua ética e competência.

  1.  Assumir direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe;

É totalmente fora de ética e desonesto aceitar-se praticar atividades ilícitas, legalizando  empresas fantasmas, fraudar auditorias, são totalmente  proibidas aos contadores, pois alem de infligir as leis ainda suja a classe profissional contabilista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (296.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com