TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE ARTIGOS DE ÉTICA CONTÁBIL DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Por:   •  15/8/2019  •  Bibliografia  •  3.200 Palavras (13 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

 

ELEN C S SILVA

JOSÉ ARIMATÉIA E. C. DA SILVA

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE ARTIGOS DE ÉTICA CONTÁBIL DOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Disciplina: Ética Contábil

Professor: Sandro Braz

OSASCO

16/06/2019[pic 6][pic 7]

SUMÁRIO[pic 8]

INTRODUÇÃO        3

REVISÃO DA LITERATURA        3

METODOLOGIA        4

RESULTADOS PRINCIPAIS        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

BIBLIOGRAFIA        ................................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

 A Ética consiste em um conjunto de ações e princípios morais na qual a sociedade se pauta, levando em consideração seus valores. Já a Contabilidade é uma ciência social que tem por objetivo o estudo e análise das variações quantitativas e qualitativas no Patrimônio das Entidades, possibilitando o controle, planejamento e tomada de decisão. Sua aplicação é de interesse aos mais diversos usuários dentro e fora da organização, refletindo resultados de âmbito econômico-social. Desta forma, o exercício da ética dentro da profissão é fundamental para a garantia de resultados eficientes que conduzam à prosperidade todos aqueles que são afetados por suas ações.

Nesse contexto, realizamos uma análise bibliométrica de estudos publicados nos últimos cinco anos relativos à Ética Contábil, a fim de verificarmos como o assunto tem sido abordado pela academia, bem como o seu nível de desenvolvimento, através do levantamento quantitativo de algumas características examinadas individualmente.

REVISÃO DA LITERATURA

O estudo da ética busca entender os conflitos interpessoais ao procurar razões nas crenças e valores adquiridos durante a vida, e baseado nisto, estabelecer tipos de comportamentos que permitam a convivência em sociedade (LISBOA, 2006). Entende – se que a ética deve analisar e questionar as crenças e valores no transcurso do tempo, a fim de identificar aquilo que melhor irá conduzir o comportamento humano.

Segundo Sá (2007), é através do exercício profissional que o homem se torna capaz de elevar seu nível moral, pois a profissão permite que o indivíduo se destaque, reconheça suas capacidades, habilidades e inteligência; e é também nesse momento que o homem se torna útil para comunidade.

Entretanto, a convivência em grupo cria ameaças ao exercício ético da profissão, preponderando em alguns casos o egoísmo e o enriquecimento ilícito. Isto posto, revelou – se conveniente elaborar e estabelecer códigos de ética específicos para nortear o comportamento dos profissionais que atuam na sociedade.

Alves (2005) enfatiza que é primordial uma maior atenção da área acadêmica para o tema processo de decisão ética em contabilidade, devido aos escândalos que envolveram o comportamento ético do contador.

As análises bibliométricas têm sido cada vez exploradas nos trabalhos acadêmicos, pois seu aspecto quantitativo auxilia na melhor disseminação dos resultados e consequentes tomadas de decisão.

Para Cardoso et al. (2005) a bibliometria desenvolve padrões e modelos matemáticos para medir os processos e utiliza os seus resultados para produzir previsões e apoiar a tomada de decisão. Com o objetivo de mapear a produção científica, Cardoso et al. (2005) concordam que, atualmente a bibliometria é utilizada nos diversos campos da ciência, o que possibilita a identificação de tendências em áreas específicas.

Os objetos de estudo da bibliometria podem ser livros, revistas, artigos e demais documentos. Segundo Okubo (1997 apud MACIAS-CHAPULA, 1998), a bibliometria é uma ferramenta que possibilita verificar o estado da ciência e da tecnologia por meio da produção da literatura científica.

METODOLOGIA

Esta pesquisa é de caráter quantitativa, desenvolvida por meio de uma análise bibliométrica, na qual atendendo a um formato descritivo evidencia determinadas características observadas em cada artigo estudado.

O universo da pesquisa abrange onze Revistas Científicas nacionais avaliadas entre os níveis A2 e B4 da Qualis Capes. A busca pelos artigos se deu através da procura da palavra “ética” no campo resumo e/ou palavra-chave.

A população da pesquisa é composta por quinze artigos que abordam a Ética dentro da Contabilidade entre os anos de 2015 e 2019. As principais variáveis abordadas foram:

  • Número de artigos publicados anualmente;
  • Número de artigos por revista;
  • Número de autores por artigo;
  • Levantamento das referências e obras mais citadas;
  • Natureza da pesquisa;
  • Metodologia;
  • Tipologia da pesquisa;
  • Meio de coleta dos dados

Além disso, foi realizada uma análise qualitativa a fim de destacar os resultados obtidos em cada artigo pesquisado.

RESULTADOS PRINCIPAIS

Conforme é indicado na Tabela 1, a Revista de Informação Contábil da UFPE/PE foi a que mais publicou trabalhos sobre ética contábil nos últimos 5 anos, com três estudos ou 20,00% do total analisado. Em segundo lugar estão a Revista Contabilidade & Finanças da FEA/USP e a Revista de Contabilidade da UFBA ambas com 13,33%.

Tabela 1 - Revistas Científicas Pesquisada

QUALIS

Revista

Instituição

Artigos

%

A2

Revista Contabilidade & Finanças

FEA/USP

2

13,33%

Contabilidade Vista & Revista

UFMG/MG

1

6,67%

Organizações & Sociedade (Online)

UFBA/BA

1

6,67%

B1

Revista de Contabilidade e Organizações

FEA/USP/RP

1

6,67%

Revista Enfoque: Reflexão Contábil

UEM/PR

1

6,67%

B2

Revista Contemporânea de Contabilidade

UFSC/SC

1

6,67%

B3

Revista de Informação Contábil

UFPE/PE

3

20,00%

Revista Ambiente Contábil

UFRN/RN

1

6,67%

Revista de Contabilidade e Controladoria

UFPR/PR

1

6,67%

Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade

UNEB/BA

1

6,67%

B4

Revista de Contabilidade da UFBA

UFBA/BA

2

13,33%

Total

15

100,00%

  Fonte: elaborada pelos autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (362.2 Kb)   docx (118.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com