TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evidenciões Contábeis

Por:   •  23/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL

 Univel - UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAROLINE DE OLIVEIRA DOS SANTOS

CAROLINE GODINHO DUDECK

LUCAS FRANCIEL

MATHEUS ANGÊLO ONGARATTO

EVIDENCIAÇÕES DAS DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS

CASCAVEL – PR

2015

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL

 Univel - UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EVIDENCIAÇÕES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Projeto apresentado com o requisito de avaliação parcial da disciplina de Teoria da Contabilidade.

Alunos:

Caroline de Oliveira dos Santos

Caroline Godinho Dudeck

Lucas Franciel Silveira de Lima

Matheus Angêlo Ongaratto

CASCAVEL – PR

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO …………………………………………………………………… 4        

2 METODOLOGIA …………………………………………………………………. 5

3 DESENVOLVIMENTO …………………………………………………………... 6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ……………………………………………………. 14

5 REFERENCIA ……………………………………………………………………. 15

INTRODUÇÃO

O termo “demonstrações contábeis”, abrange balanços patrimoniais, demonstrações de resultados, demonstrações de fluxos de caixa, entre outras demonstrações. Em todo fim do exercício as empresas devem realizar a prestação de contas de suas atividades para os interessados, que seriam os usuários internos ou externos à empresa.

A necessidade pelas informações contábeis é crescente tanto quanto o número de interessados nestas informações. Com isso, os contadores devem estar atentos para a evolução da necessidade dos usuários e da legislação em vigor, na forma de leis, instruções ou normas, buscando prestar informações de modo preciso, claro e objetivo.

METODOLOGIA

Os procedimentos metodológicos do trabalho em relação à abordagem e ao tipo de pesquisa o caracterizam como sendo uma pesquisa qualitativa e descritiva. A realização da pesquisa se deu na forma de estudo de caso e bibliográfica.        

DESENVOLVIMENTO        

Por não existir uma padronização das evidenciações nas demonstrações financeiras mundialmente, a quantidade de informação de caráter obrigatório varia de país para país. O que é considerado obrigatório em determinado país, pode ser voluntario em outro, dificultando a comparabilidade, que somente será solucionado quando da uniformidade em diferentes países.

No Brasil, empresas, fundações e instituições relutam em publicar em publicar suas informações contábeis por não serem obrigadas a faze-las por determinação legal. Porém, essas instituições possuem elevada responsabilidade social e com isso a sociedade possui interesse nas informações por elas divulgadas.

A partir da Lei 11.638/07 os demonstrativos adotados internacionalmente pelas empresas, representam também os demonstrativos contábeis obrigatórios para as empresas brasileiras. São eles:

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DLPA);
  • Demonstração dos Fluxos do Caixa;
  • Demonstração do Valor Adicionável (DVA).

É preciso identificar detalhadamente o que cada um desses demonstrativos pode oferecer de informação. E como podemos relacionar e analisar, essas informações contidas em um ou outro relatório.

Os demonstrativos são modelos sintéticos que procuram exprimir a realidade da empresa em determinado momento, para uma real aproximação da situação empresarial.

  • Balanço Patrimonial

É o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa em um período, normalmente de um ano, com data de fechamento e publicação, conforme as normas brasileiras, em 31 de dezembro de cada ano.

Sua estrutura é composta tanto pelo ativo (lado esquerdo) quanto o passivo (lado direito) que dividem-se em dois grupos classificados como circulante e não circulante.

No lado esquerdo estão os bens e direitos, demonstrando cada componente e indicando seu valor monetário.

No lado direito são demonstrados as obrigações que a empresa possui para com terceiros.

Também no lado direito são demonstradas as contas do Patrimônio Líquido, sendo as obrigações para com a empresa. Ex.: investimento feito pelos proprietários (dinheiro aplicado), reserva de lucros ou prejuízos.

Ativo

Passivo

CIRCULANTE

NÃO CIRCULANTE

- REALIVEL A LONGO PRAZO

- INVESTIMENTOS

- IMOBILIZADO

- INTAGIVEL

CIRCULANTE

NÃO CIRCULANTE

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Além de fornecer informações sobre o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa, o balanço patrimonial oferece condições de analisar a estrutura da empresa, para medir a capacidade de pagamento de suas dividas nos prazos estabelecidos.

As contas que constam no ativo e no passivo circulante, chamado capital de giro, podem nos dar informações sobre essa liquidez de suas dívidas, para que a empresa não crie impeditivos de se continuar investindo no seu processo operacional.

As contas classificadas no ativo circulante são:

  1. As disponibilidades: representadas pelo caixa, conta corrente bancária e aplicações financeiras de resgate imediato ou de curtíssimo prazo;
  2. Os direitos: representados por estoques, e de valores a receber por vendas efetuadas a prazo desde que realizadas durante o exercício social;
  3. Investimentos: são gastos que foram antecipados e que poderão ser deduzidos quando do efetivo mês de sua realização.

No Passivo circulante deverão constar todas as obrigações da empresa que precisam ser quitadas durante o exercício social. As contas constantes no passivo circulante são: obrigações com terceiros, ex: fornecedores e financiamentos, fiscais e trabalhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com