TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de Contabilidade Gerencial

Por:   •  11/4/2016  •  Exam  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  3.934 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do Pará - UFPA

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA

Faculdade de Administração – FAAD

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Professor: Thadeu

Aluno(a): Ohana Aviz de Lima     Matricula: 201104240048  

 Resolução dos Exercícios do Capítulo 13 – Formação de Preços de Venda

1) Quando devemos formar o preço de venda através dos custos e o que devemos fazer quando o preço de venda é dado pelo mercado? Em sua opinião, qual é a realidade empresarial: o preço de venda é dado pelo mercado, ou, não, as empresas é que conseguem impor seu preço de venda?

Resposta: Devemos formar o preço de venda através dos custos, quando o mercado está disposto a absorver os preços de venda determinados pela empresa, que, por sua vez, são calculados em cima de seus custos reais ou orçados. Parte-se do preço de venda, deduz-se a margem mínima que a empresa quer obter, bem como os custos financeiros de financiamento da produção e os efeitos monetários sobre o capital de giro. Em minha opinião, o empresário terá que adaptar os seus preços em relação ao que o mercado está disposto a pagar. Se a empresa é monopolista ela consegue aplicar um preço que possa obter maior margem, mas possui um limite para o aumento de tais preços.

2) Quais as vantagens e/ou desvantagens de se elaborar o preço de venda pelo custeio por absorção em oposição ao custeio variável?

Resposta: As vantagens estão relacionadas com a simplicidade do custeio por absorção, as empresas tomam como base os custos industriais por produto, e adicionam as taxas gerais de despesas administrativas e comerciais, despesas financeiras e margem desejada. O custeio direto utiliza somente os custos variáveis para a obtenção do produto e calculam a margem de contribuição de cada produto. A margem a ser aplicada deverá cobrir, além da rentabilidade mínima almejada, também os custos e despesas fixas, que não foram alocados os produtos.

3) Conceitue mark-up; para que serve? Explique os dois tipos de mark-up mais utilizados e os elementos constantes de cada um deles.

Resposta: Mark-up é um multiplicador de custos, é uma metodologia para se calcular os preços de venda de forma rápida a partir do custo por absorção de cada produto.

Mark-up genérico: Esse multiplicador será aplicado a todos os produtos, os indicadores de despesas (percentuais) serão os mesmos para todos os tipos de produtos. O mesmo acontece com a margem desejada.

Mark-up por produto: Esse multiplicador leva em conta cada produto, define-se percentuais diferentes de despesas por cada produto.

5) Quais os principais parâmetros externos de rentabilidade que devem ser analisados para a incorporação da margem desejada no mark-up?

Resposta: Os parâmetros básicos a serem analisados para incorporação da margem desejada são: a remuneração da poupança, e as taxas de juros interbancárias.

9) Uma empresa pretende vender $ 1.000.000 de determinado produto durante o ano. O capital investido no negócio é de $ 300.000. Qual é a margem de lucro que ela deve considerar no preço de venda sem impostos, se ela deseja uma rentabilidade líquida dos impostos sobre o lucro de 18% sobre o capital investido? Considere que os impostos sobre o lucro representam 50% da margem das vendas antes desses impostos.

Resposta:

Capital Investido                                                      300.000 a

Rentabilidade desejada                                            18% b

Lucro Líquido a ser obtido                                       54.000 c = a x b

Alíquota de Impostos sobre o Lucro                        50% d

Lucro Bruto a ser obtido                                          108.000 e = c.(1-d)

Faturamento esperado                                              1.000.000 f

Margem a ser incorporada no PV                            10.80% g = e:f

10) Uma empresa tem os seguintes percentuais médios sobre vendas líquidas:

Despesas Comerciais

12%

Despesas Administrativas

11%

Custo Financeiro

6%

Margem de Lucro

17%

Pede-se:
a) Calcular o mark-up para obtenção de preço de venda sem impostos;
b) Calcular o preço de venda sem impostos de um produto que tem um custo industrial de $ 150.000.

Resposta:

Mark-up                                      %

Despesas Comerciais                 12

Despesas Administrativas          11

Custo Financeiro                         6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com