TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FALTA DE SEGREGAÇÃO DE FUNÇÃO NOS CÁLCULOS DE FOLHA DE PAGAMENTO

Por:   •  4/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

CÉSAR AUGUSTO DA SILVA

RGM 356709

FALTA DE SEGREGAÇÃO DE FUNÇÃO NOS CÁLCULOS DE FOLHA DE PAGAMENTO

Atividade I- Projeto Integrador II do segundo semestre do Curso de Ciências Contábeis EAD da Universidade Braz, no Polo Suzano-SP, sob orientação do Professor Osmar Rezende de Abreu Pastore, como requisito à obtenção de nota parcial do bimestre.

SUZANO

2018

A empresa Locar S.A atua desde 2000 na atividade de locação de veículos, com atendimento para Pessoa Física e Jurídica, localizada na cidade de Belo Horizonte/BH, inscrita no CNPJ: 02.330.247.0001/54.

Sra. Rute Medeiros, que exerce o cargo de Supervisora do Departamento Pessoal, que trabalha na empresa há 09 anos expôs o seguinte problema de alto risco para empresa:

Os cálculos de folha de pagamento são imputados no sistema SAP, entretanto, a conferência é realizada pelo mesmo funcionário que realizara o cálculo. Entretanto, não há um quadro de funcionários adequado que possibilite essa revisão. Após os lançamentos no sistema, são gerados arquivos que são direcionados ao banco onde os créditos em conta salário dos colaboradores são efetuados.

Não há segregação de funções e da revisão do quadro de funcionários, a ponto de implementar controles de revisões adequados. Diante desta situação ocorrem os seguintes riscos:

- Erros de cálculo: Erros na folha de pagamento do Funcionário ( a maior ou a menor).

- Fraude: qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; logro.

Pagamentos indevidos: São aqueles que aumentam o valor líquido a ser pago aos colaboradores e que, em geral, não são recuperados em sua totalidade. O crédito de benefícios, como vale-transporte ou vale-refeição para colaboradores afastados da função por causa de acidentes de trabalho, doenças ou férias, é um bom exemplo.

Contingencias trabalhistas: A empresa deixa de observar requisitos legais tais como: Legislação Fiscal, Trabalhista e Societária.

Conflito de Interesses: Situação gerada pelo confronto entre interesses públicos e privada que possam comprometer o interesse coletivo ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública”.

- Perdas financeiras: Prejuízo Financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (173.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com