TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE PREÇO COM A UTILIZAÇÃO DO MARK UP NA EMPRESA RAINHA COMÉRCIO DE VEÍCULOS E PEÇAS LTDA

Por:   •  3/11/2015  •  Artigo  •  5.464 Palavras (22 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 22

FORMAÇÃO DE PREÇO COM A UTILIZAÇÃO DO MARK UP NA EMPRESA RAINHA COMÉRCIO DE VEÍCULOS E PEÇAS LTDA

BRUCH, Ana Paula.

ZASTROW, Bruna Camila.

BENDER, Silvia Cristina.

Resumo: A contabilidade gerencial tem como estratégia metodológica na formação de preços de produtos para as empresas que incide num processo direcionado para a identificação e mensuração com o intuito de inserir planejamento, análise e controle interno, assegurando seu gerenciamento adequado e sua rentabilidade. Neste sentido, com o mercado cada vez mais competitivo uma das mais importantes decisões de qualquer empresa é a de fixar corretamente os preços para que consiga manter o equilíbrio que cobre os custos do produto e proporcione o retorno desejado. Usando um método eficaz que possa facilitar a formulação de preço utilizou-se o Mark-up que é à margem da receita de vendas sobre os custos diretos de produção. Os principais objetivos da pesquisa foram: analisar os métodos gerenciais voltados para a formação de preços de produtos em organizações empresariais; Discorrer sobre a contabilidade gerencial e sua importância nas empresas em geral; Diagnosticar através dos cálculos se os preços de venda estabelecido da empresa estão favorecendo no alcance de lucros; Identificar a margem de lucratividade em cada produto. Os resultados dos objetivos foram satisfatórios, a empresa poderá continuar utilizando o método Mark-up na formação de preço sendo então um diferencial para ela.

Palavras-chave: Contabilidade gerencial. Formação de Preços. Mark-up. Produtos

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade Gerencial, em seu âmbito geral, tem por objetivo facilitar o planejamento, o controle e projeção de lucro visando atender seus usuários internos com informações econômicas e quantitativas para a tomada de decisão. Neste sentido, a formação do preço de venda se faz indispensável, pois para poder ter um valor justo terá que ser feito um estudo para a apuração do índice. Assim, esta pesquisa traz como tema formação de preço com a utilização do mark-up: um estudo aplicado na empresa Rainha Comércio de Veículos e Peças Ltda. – Marechal Cândido Rondon-PR, que tem como objetivo geral analisar os métodos gerenciais voltados para a formação de preços de produtos em organizações empresariais, analisando principalmente o método mark-up. Tem, ainda, como objetivos específicos: Discorrer sobre a contabilidade gerencial e sua importância nas empresas em geral; Diagnosticar através dos cálculos se os preços de venda estabelecido da empresa estão favorecendo no alcance de lucros e Identificar a margem de lucratividade em cada produto.

Esta pesquisa se justifica por abranger a Contabilidade Gerencial, com enfoque de facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão internamente. A contabilidade é uma ciência social que estuda vários ramos, dentro desses ramos tem-se a Contabilidade Gerencial. Segundo Bruni (2006, p. 18), “a contabilidade gerencial está [...] voltada para a administração das empresas e objetiva gerar informações ao processo de gestão empresarial”. Portanto, utiliza-se a contabilidade gerencial para se ter um planejamento, sendo fundamental calcular o preço de venda ideal o qual não visa somente o aumento do faturamento, mas que apresente um preço justo para os concorrentes.

Uma grande dificuldade das empresas é na formação do preço de venda que hoje tem um papel fundamental dentro da saúde financeira da empresa. Conforme: “Uma forma comum de crescimento das vendas para aumentar a participação no mercado, é a adoção de preços menores que os da concorrência”. (MARQUES, 2004, p. 100).

A empresa não tinha nenhum método para formação de preço, decidiu-se desenvolver a pesquisa voltada na formação do preço de venda, utilizando dessa ferramenta para obter o preço ideal na venda dos produtos.

A metodologia utilizada é de forma quantitativa para isso uma pesquisa documental foi realizada para obterem-se os custos fixos. A pesquisa é dividida em duas etapas. A primeira, fase teórica, a contextualização do problema abordado, a definição do tema em conceitos e fundamentos baseados em levantamento bibliográfico, evidenciados a partir de artigos, livros, sites da Internet direcionadas no tema, no caso a Contabilidade Gerencial com enfoque no método de formação de preço Mark up.

Na parte pratica a partir dos resultados que foram obtidos colocamos os valores em estudo em tabelas. Diante das tabelas colocamos a formula Mark up para termos os valores do lucro obtido.

2 DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade é uma ciência social, que registra, analisa e controla o patrimônio de uma entidade evidenciando as informações apuradas sobre as movimentações financeiras e econômicas levando para seus administradores as informações essenciais para a melhor tomada de decisão, se estas são viáveis ou não para sua empresa, possibilitando assim melhorias e desempenho para seu negócio.

Segundo a visão de Atkinson et al. (2000, p. 36) a contabilidade gerencial:

É o processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores, tal processo deve ser direcionado pelas necessidades informacionais dos indivíduos internos da empresa e deve orientar suas decisões operacionais e de investimentos.

Conceitualmente, para a COSIF a Contabilidade Gerencial:

É a parte da Contabilidade que se refere o fornecimento de informações e de subsídios para a tomada de decisões de caráter corrente e as de natureza estratégicas permitindo também efetuar avaliações de desempenho e fixação do preço de venda baseado no custo, no mercado e no concorrente [...].

Assim, compreende-se que o principal objetivo de qualquer empresa, seja de grande ou pequeno porte, é aumentar seus resultados, ou seja, seus lucros, para conseguir desta maneira o crescimento e fortalecimento da organização.

Na concepção de Siqueira et.al. (2011) a contabilidade gerencial, deve ser utilizada como instrumento no processo de tomada de decisões, porém necessita estar integrada com:

A contabilidade de custos, e por sua vez, com todos os procedimentos contábeis e financeiros ligados a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com