TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mark Up

Trabalho Escolar: Mark Up. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 3

Apontar os principais problemas encontrados nos controles internos das empresas TAM Linhas Aéreas S.A. e CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, que, segundo notícias encontradas nos links a seguir, passaram por situações temerosas no que diz respeito a seus controles internos. Realizar atenta leitura dos textos, e redigir, com suas palavras e no máximo em uma lauda, suas conclusões para cada empresa.

Artigos citados

 REVISTA VALOR ECONÔMICO. Tam Encontra Falha em Seus Controles Internos. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B3slS-Gbh4DEODJyMlZfNXRuVW8>. Acesso em: 29 abr. 2013.

 KPMG Identifica “falha relevante” nos controles internos da CSN. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B3slS-Gbh4DES2wtUlZIZHRuS3c>. Acesso em: 29 abr. 2013.

Bibliografia indicada

 ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. Atlas: São Paulo, 2009.

 ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009.

 FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria contábil: Normas de Auditoria, Procedimentos e Papéis de Trabalho, Programas de Auditoria e Relatório de Auditoria. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

 JÚNIOR PEREZ, J. H. Auditoria de Demonstrações Contábeis: teses, casos práticos e exercícios. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

ETAPA 4 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-Tema: Carta de Responsabilidade e Sox.

Esta atividade é importante para que você tenha compreensão da necessidade da implantação da Lei Sarbanes-Oxley (Sox) e sua estrutura de controle e garantias para as atividades nas organizações. Por meio do conhecimento da funcionalidade da Sox, o aluno terá acesso à blindagem de operações, que antes desta lei não era enfatizada.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pontuar os elementos básicos da carta de responsabilidade sobre as demonstrações financeiras, em forma de resenha, com no máximo três páginas, pesquisando: em quais circunstâncias foi criada a Lei Sarbanes-Oxley e quais os impactos causados nas empresas de auditoria do mundo. Como apoio, refletir sobre a seguinte questão:

Ciências Contábeis - 7ª Série - Auditoria

Ana Cláudia Rossetto Márcia Santos Cursino

Pág. 9 de 9

“Com a implantação da Sox, as empresas viram-se obrigadas a partilhar as responsabilidades sobre as demonstrações contábeis de cada ano. Sendo assim, não somente o contador tem responsabilidade sobre as informações contidas, mas também outros profissionais que se relacionam com as informações, de maneira a dar-lhes credibilidade.”

Pensando desta forma, é imprescindível que o aluno entenda e conheça o conteúdo de uma carta de responsabilidade. Obter mais informações, acessando os links disponíveis em:

 <https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDYjMxNFZGMjNhX0U>. Acesso em: 29 abr. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com