TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de preço de forma comparativa entre o custo historico versus mark-up aplicada em uma empresa prestadora de serviço

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.601 Palavras (23 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE

GERÊNCIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDUARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA ROBLES MOREIRA DA COSTA

EMERSON DA SILVA FERREIRA

HYGOR SANSÃO FLORINDO

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE FORMA COMPARATIVA AOS MÉTODOS HISTÓRICO E DE MARK-UP COMO FERRAMENTA DE GESTÃO APLICADA EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.

Várzea Grande – MT

2017

EDUARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA ROBLES MOREIRA DA COSTA

EMERSON DA SILVA FERREIRA

HYGOR SANSÃO FLORINDO

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE FORMA COMPARATIVA AOS MÉTODOS HISTÓRICO E DE MARK-UP COMO FERRAMENTA DE GESTÃO APLICADA EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Univag - Centro Universitário de Várzea Grande, para fins Específicos do Curso de Ciências Contábeis como exigência para aprovação da disciplina TCC 1 - Professora da disciplina: Profª. Drª. Mariceia Tatiana Vilani.

Várzea Grande – MT

2017

SUMÁRIO

UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE 1

INTRODUÇÃO 4

1. DADOS DE INDENTIFIÇÃO 6

2. PROBLEMA DE PESQUISA 7

3. HIPÓTESES 7

4. OBJETIVO GERAL 7

4.1 Objetivos Específicos 7

5. JUSTIFICATIVA 8

6. REFERENCIAL TEÓRICO 8

6.1 Custos 8

6.2 Despesas 8

6.3 Classificações de Custos 9

6.4 Classificações de Despesas 10

6.5.1 Custeio por Absorção 11

6.7 Custo Histórico 12

6.8 Preço de Mercado 12

6.9 Preço de Venda 13

6.10 Relação Custo x Volume x Lucro 14

6.11 Mark – up e Fórmulas de Aplicabilidade 15

6.11.1 Mark-up divisor 16

6.11.2 Mark-up multiplicador 16

6.12 Margem de Contribuição 17

6.13 Ponto de Equilíbrio 18

7. METODOLOGIA 18

7.1 Tipo de Pesquisa 18

7.2 Universo e Amostra 19

7.3 Seleção dos Sujeitos 19

7.4 Coleta de Dados 19

7.5 Tratamento dos Dados 19

7.6 Limitações do Método 19

8. CRONOGRAMA 20

9. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

INTRODUÇÃO

Uma das maiores complicações no dia a dia dos gestores em suas empresas ocorre quanto a prática dos atos mercantis, o que os levam a perguntas como, por exemplo, como definir quanto vale o produto ou serviço oferecido? Como fazer para não praticar preços que não atenderam as exigências tanto por parte das empresas, quanto por parte do consumidor? Conforme Crepaldi (2009, p.358) “O preço é um dos principais indicadores do valor que uma empresa entrega a seus clientes”. Para responder estas questões e praticar um preço compatível com o desejo de ambas as partes, é necessário que o gestor tenha conhecimento de custos e fatores mercadológicos.

Partindo desta premissa, a contabilidade como ferramenta de gestão e controle de custo, busca através de sua execução auxiliar o gestor a tomar uma decisão mais coerente com relação a formação do preço de venda a ser praticado. A tomada de decisão ainda necessita de uma avaliação mais ampla como as constantes mudanças que ocorrem no mercado, como as econômicas, políticas e até mesmo as ambientais. A busca por um resultado positivo de uma empresa se inicia na formação do preço, e se este não for pautado de uma base sólida consequentemente sofrerá impactos significativos em seus resultados. Nesse artigo serão trabalhados conceitos teóricos e os elementos básicos para a formação do preço de venda de um produto ou serviço pelos métodos de custo histórico e Mark – up.

Nesse contexto, o problema de pesquisa questiona: Qual o intervalo de preços ideal a ser praticado pela empresa, no uso de técnicas de formação de valores de mercado, a fim de subsidiar a análise decisória?

Conforme o problema em questão tem-se como hipótese, através da utilização da contabilidade de custos, e as técnicas necessárias para formar o preço de venda, pode–se dizer que o preço formado a partir de uma base sólida, serão capazes de atender as necessidades da empresa.

Partindo desta premissa tem como objetivo geral demonstrar indicadores na formação de preço utilizando o método custo histórico versus mark-up, para ser utilizado pela administração para fins de auxílio na tomada de decisões, tendo como objetivo específico a demonstração dos custos aplicado ao presente estudo, calcular os preços praticáveis conforme as técnicas de precificação, identificar os indicadores de desempenho para a tomada de decisão, comparar o custo x volume x lucro e demais resultados, afim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com