TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo “Uma Aplicação da Técnica Delphi no Mapeamento das Dimensões das Qualificações Docentes na Área Contábil” de autoria de Gilberto José Miranda, Silvia Pereira de Castro Casa Nova e Edgard Bruno Cornacchione Junior tem como problema conhecer e analisar as percepções de um grupo de especialistas da área contábil sobre as dimensões das qualificações docentes consideradas essenciais na educação superior contábil na contemporaneidade, utilizando-se da técnica Delphi. Teve como principal metodologia uma busca exploratória na literatura sobre a formação docente no ensino superior e a formação do professor de Contabilidade tanto no Brasil quanto no contexto internacional, a fim de evidenciar quais qualificações e seus respectivos fatores compõem a formação do professor contador.

Já no início do trabalho o autor apresenta o resumo de forma bem sucinta. O autor situa o leitor no cerne da pesquisa, deixando claro qual é o objetivo do trabalho e as questões a serem levantadas e ainda, resume em cerca de 3 linhas, com quais meios alcançou o resultado estimado. E no final do resumo dá uma ideia a leitor do resultado alcançado, expondo até em números percentuais. Na introdução ele explanou a importância da discussão sobre o tema, mostrando a relevância do tema para a evolução do ensino da contabilidade nas instituições de ensino do país. O interessante também é que os autores não se limitam apenas a estudos feitos aqui no Brasil, mas também dá um enfoque especial sobre as pesquisas estrangeiras que falam sobre o tema. Na metodologia eles citam que este estudo se classifica como pesquisa exploratória de cunho quantitativo. Posteriormente, apresenta a técnica delph, que será utilizada no trabalho, e a justificativa de usá-la. Todos os assuntos tratados na metodologia são de fácil compreensão e apresentam-se de maneira consistentes. A maneira de coleta de dados foi uma tradicional: questionário. Mas, após levantados os dados, estes foram trabalhados segundo a técnica delph, que apesar de ser antiga – 1940-, é um técnica pouco utilizada, pois precisa da participação de professores capacitados (mestrado e doutorado), que tenha experiência na área e estes sejam de áreas diversificadas. A forma escolhida para apresentar as informações foi basicamente gráficos. Salienta-se que um dos gráficos apresentados não é de fácil compreensão, pois reúnem muitas informações num gráfico só e, consequentemente, dificulta a visualização dos valores. Percebe-se que as normas da ABNT foram rigorosamente cumpridas para o tipo de trabalho acadêmico, tais como tamanho da fonte, margens, tipo de fonte etc.

O referente estudo vem maestria tratar o tema. O estudo traz grande contribuição para o ensino da contabilidade no país na Instituições de Ensino Superior. Os resultados do estudo sugerem a necessidade de políticas de apoio a pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil, uma vez que e por meio da titulação que se pode alcançar a qualificação acadêmica. Apontam também a necessidade de conscientização dos próprios docentes sobre a importância da qualificação docente em sua formação como professor. Analisando o trabalho em geral, trata-se de um texto bem estruturado e organizado, porém com uma linguagem um pouco complexa – mas nada que comprometesse a qualidade do trabalho. Ao concluir o trabalho sinto-me

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com