TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Diretrizes para Leitura e Análise do Artigo/Case

Leia o artigo investigando os aspectos a seguir para produzir sua ficha de leitura.

Questão Análise

Qual o problema que o

autor levanta? O autor levanta que durante os levantamentos de dados, constatou-se em alguns trabalhos publicados, a abordagem ao tema controladoria, controller, contabilidade gerencial, e controle gerencial não foram citados no titulo, nos resumos e nas palavras chaves do artigo. Que por varias vezes, foi necessário buscar em corpo de respostas de outros trabalhos selecionados, tendo em vista o resumo não descreviam. Em vista as limitações temporais e metodológicas, vale lembrar que suas evidencias achados e conclusões não podem ser generalizados, mas devem ser entendidos como tendência indicativa da área de pesquisa.

Descreva em linhas

gerais a proposta. A proposta pretendida por este artigo e a de informar quantitativamente e qualitativamente e com bastante clareza sobre as publicações dos trabalhos de controladoria no EnANPAD e no congresso USP de controladoria entre os anos de 2001 a 2006, com a finalidade de observar se houve um aumento das publicações dos trabalhos de controladoria e observou-se também que houve uma retomada de trabalhos sobre controladoria e que este esta sendo abordado mais vezes nos congressos.

Houve validação? Se

sim, comente. Sim, percebe-se que o volume ainda é pequeno comparativamente a outros temas focalizados nesses eventos. O pequeno número de trabalhos também pode ter sido influenciado pela forma de localização adotada para selecionar os trabalhos. Todavia, existe grande relevância do estudo esta em contribuir a identificação da evolução quantitativa e qualitativa da pesquisa em Controladoria no Brasil. Por isso existe a importância dessa pesquisa para disseminação da Controladoria.

Quais as conclusões do autor? Conclui-se que, embora se tenha constatado um maior número de trabalhos publicados em 2005, o volume ainda é pequeno comparativamente a outros temas focalizados nesses eventos. O pequeno número de trabalhos também pode ter sido influenciado pela forma de localização adotada para selecionar os trabalhos com as palavras Controladoria, Controller, Contabilidade Gerencial e controle gerencial no título, no resumo ou nas palavras-chave. Todavia, a relevância do estudo está em contribuir para a identificação da evolução da pesquisa em Controladoria no Brasil. Observa-se também que a produção cientifica por autor e por região, reflete a expansão dos programas de pós-graduação em Contabilidade e contribuição deles nos últimos anos para o crescimento na área. Visando também que o desenvolvimento dos novos programas de mestrado e doutorado no país deve afetar quantitativamente e qualitativamente esse panorama apresentado. A conclusão do autor foi mostrar um nível de pesquisa elaborado por meios de limitações do universo. Salienta-se que suas evidencias, achados e conclusões não podem ser entendidos como tendências indicativas da evolução da área pesquisada.

Você consegue

enxergar o uso

PRÁTICO da

contabilidade

no referido artigo/case? Nesse artigo/case, não enxergamos uso prático, por que a Contabilidade faz tão somente o registro dos dados contábeis, que produzem Relatórios de Gestão e assim auxiliam na função de Staff da Controladoria. Por esse motivo não possui praticidade, tendo em vista que não são fornecidos dados contábeis e se faz apenas uma breve descrição de tal ciência.

Quais as suas questões

pertinentes para

discussão

desse artigo/case? Porque o nome controller se da ao responsável da controladoria? Porque a controladoria ficou com a missão de fornecer informações e fazer parte das decisões tomada pelos gestores? Qual o objetivo dessas pesquisas? Porque o estado de São Paulo é o mais aprovado em trabalhos da controladoria? Tem alguma probabilidade de todas essas pesquisas e afirmações não serem verdadeiras?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com