TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Contabilidade Portfólio Ciclo

Por:   •  18/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos da Contabilidade

Portfólio Ciclo 3

Atividade no Portfólio


Objetivo


Entender como o cálculo da PECLD é significativo e fundamental à análise da estrutura patrimonial no que diz respeito aos recebíveis.

Descrição da atividade

Elaborar uma pesquisa, de no máximo duas laudas, tendo como proposta os cálculos para apuração das Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa.


A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa, a PCLD é o indicador contábil  utilizado para estimar os valores de que uma empresa possa perder com clientes inadimplentes os quais possuem um risco considerável de não serem quitados. Em razão das vendas realizadas a prazo, são comuns registros de perdas relacionados ao não recebimento de duplicatas, títulos, cheques. As empresas se precaveem de prejuízos, trabalhando com previsão de perdas por inadimplência, por meio uso da PCLD.  O ajuste dos créditos de liquidação duvidosa se baseia em experiências anteriores da empresa, fundamentada em análise individual de cada cliente, condições das vendas efetuadas, entre outras questões, ou seja, a provisão deve ser um valor o mais próximo da perda real ocorrida com créditos de liquidação duvidosa.

A PCLD também é uma importante ferramenta para  se calcular o patrimônio líquido. Além disso, as perdas podem deduzidas como despesas. A PCLD é uma conta de natureza credora, fazendo parte do Ativo Circulante, grupo Disponibilidades. É uma conta redutora, ou seja, entra com saldo negativo no Ativo, deduzindo os valores a receber dos clientes (conta Duplicatas a receber).

A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa também é utilizada por instituições financeiras para liberação de crédito e concessão de empréstimos, as taxas de juros utilizadas pelas instituições credoras são aplicadas de acordo com o histórico de inadimplência do solicitante.

 As empresas podem se utilizar dos valores não pagos por clientes para dedução de Imposto de Renda. As deduções precisam obedecer pelo menos uma dos três critérios estabelecidos pela regulamentação do Imposto de Renda: Perda de até 5 mil reais, vencidas há pelo menos 6 meses. Perdas com valor superior a 5 mil reais e até 30 mil reais. Os valores precisam estar vencidos há pelo menos um ano. Valores maiores que de 30 mil reais e vencidos há mais de um ano. Neste caso, é necessário que se tenha começado uma cobrança judicial. Essas deduções ajudam na economia das empresas. Uma vez que não precisam pagar o imposto sobre valores que não receberam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com