TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PORTIFÓLIO CICLO

Por:   •  15/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

2° CICLO DE APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - PORTIFÓLIO CICLO 2

ASSIS

2020


2° CICLO DE APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - PORTIFÓLIO CICLO 2

Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos da Educação, do curso de graduação EaD em Pedagogia para não licenciados, da Universidade Claretiano, como parte das atividades de laboratório exigidas para aprovação. Responsável pela disciplina: Profa. Maria Cecilia de Oliveira Adão.

CLARETIANO

2020

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

PORTFÓLIO CICLO 2

  1. Nome do mito escolhido:

Aquiles

  1. Breve resumo do mito:

Aquiles é um dos mais famosos heróis gregos. Participou junto com outros heróis e príncipes da Grécia de várias batalhas. Tornou-se famoso por sua bravura e força.

Conta a mitologia grega que a mãe mergulhou Aquiles, recém-nascido, nas águas do Estige (rio que dava sete voltas no inferno). Este fato tornou o filho invulnerável, salvo pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe o segurava por esta parte do corpo.

 Para vingar a morte de Pátroclo, seu amigo, que sucumbira às mãos de Heitor, matou este último, mas foi mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada arremessada por Paris. Este fato ocorreu durante a Guerra de Troia, que foi retrata na Ilíada de Homero.

  1. Explicação sobre a relação que pode ser estabelecida entre o mito escolhido

e os pressupostos básicos da educação homérica:

Na educação homérica, Aquiles é um dos heróis modelos para a educação do jovem grego, pois, nela estão entrelaçados os aspectos proposto pela educação homérica, tais como, honra, coragem e amizade. No contexto da educação homérica, características tipicamente humanas são relacionadas aos deuses, assim como, rituais religiosos e aspectos de divindade, são caracterizados também nos homens-heróis, pois, heróis e deuses são apresentados em nível de igualdade.

 Na educação homérica, o guerreiro é imortal, ainda que morra no campo de batalha. O herói Aquiles, tem a honra relacionada à morte, e não à felicidade, e é modelo para a ética homérica, na qual, cada homem deve, por méritos ou qualidades, exibir o conceito areté, ou seja, sua riqueza de virtudes e sua excelência.

REFERÊNCIAS:

RAMOS, Jefferson Evandro Machado. Aquiles. Sua pesquisa.com, 2019. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/aquiles.htm>. Acesso em: 19 Mar 2020.

BARCELLOS, Juarez. O Mito de Aquiles em resumo – noções básicas sobre a educação homérica. Juarez Barcellos - Educação Musical, 2017. Disponível em: < https://juarezbarcellos.wordpress.com/2017/12/30/o-mito-de-aquiles-em-resumo-nocoes-basicas/>.  Acesso em: 19 Mar 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com