TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE CUSTO

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 3 - Ponto de equilíbrio, redução de custos e aumento da produtividade

3.1 Ponto de Equilíbrio

Trata-se da diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Representa o faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro neste ponto. É uma das ferramentas contábeis que informa o volume necessário de vendas, no período considerado, para cobrir todas as despesas, fixas e variáveis, incluindo-se o custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado. Representa o nível de volume de venda no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos totais, ou seja, é o ponto onde a linha da Receita cruza com a linha do custo total. Para calcular o Ponto de Equilíbrio, é necessário o conhecimento do conceito de Margem de Contribuição que é a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade de produto. Margem de Contribuição, nada mais é do que os resultados positivos, obtidos através da Receita, menos os Custos Variáveis. Este resultado, que é a Margem de Contribuição, deverá ser igual aos Custos Fixos para que se chegue ao Ponto de Equilíbrio.

Fórmula do Ponto de Equilíbrio: PE = Custos Fixos / % Margem Contribuição.

Para analisar o ponto de equilíbrio para múltiplos produtos, a relação de vendas não será alterada durante o período planejado, pois se isso ocorrer o ponto de equilíbrio também será alterado.

Contabilmente existem três formas de calcular o ponto de equilíbrio são eles:

Ponto de Equilíbrio Contábil: É o mínimo que deverá ser vendido num determinado período de tempo para que as operações não deem prejuízo.

Ponto de Equilíbrio Econômico: É o Ponto de Equilíbrio com um lucro desejado.

Ponto de Equilíbrio Financeiro: É quando dentro dos Custos Fixos, existem variações patrimoniais que não significam desembolsos para a empresa, mas que, de acordo com os Princípios Contábeis, estas variações devem figurar no resultado do exercício, sendo confrontados com as receitas, porque contribuíram para a constituição da mesma como a depreciação.

Contudo apesar do Ponto de Equilíbrio ser uma ferramenta essencial na Administração Financeira, não é exato, sendo passível de alguma diferença no decorrer do período.

Margem de Contribuição

É quantia em dinheiro que sobra da venda do produto, após extrair o valor do gasto variável unitário, é composto por custo e despesa variáveis. Esta será a quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro.

MCun = PV - ( CV + DV )

MC = Margem de contribuição.

PV = Preço de Venda ou Receita Operação Bruta Total.

CV = Custo variável ou Custo das Mercadorias Vendidas (CMV).

DV = Despesa variável.

3.2 Modelos de Sistemas de Redução de Gastos e aumento da produtividade

O principio da redução de gastos e aumento de produtividade tem a função de neutralizar os efeitos da competição crescente que se manifesta em todos os setores da economia.

Divide-se em quatro etapas:

Preparação e motivação do pessoal da empresa

A fase educativa

A fase de implantação

Acompanhamento e avaliação

            Os modelos de redução de gastos e aumento de produtividade tem favorecido a propagação de procedimentos do tipo “reengenharia” ou “downsizing” cuja aplicação exige além de competência técnica, um alto grau de sensibilidade e prudência.

3.3 Métodos de Custeio

Métodos de custeio são formas de apuração dos valores de custos dos bens, mercadorias ou serviços das entidades públicas e privadas, tem como função determinar o modo de como será atribuído custos aos produtos. Vários são os métodos e são aplicados conforme características da empresa.

Custeio Baseado em Atividades (ABC)

O ABC é uma metodologia de custeio que procura amortizar sensivelmente as distorções geradas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. Pode também ser utilizado no cálculo de custos diretos e até mesmo na gestão de custos. Para a utilização do custeio ABC o primeiro passo é identificar as atividades relevantes dentro de cada departamento e importante para cada atividade deverá ser atribuído o respectivo custo e um direcionador.

                A atribuição de custos às atividades deve ser feita de modo criterioso:

        1. Alocação direta (quando existe uma identificação clara, direta e objetiva).

        2. Rastreamento (alocação com base na identificação da relação de causa e efeito entre a ocorrência da atividade e a geração de custos)

         3. Rateio (quando não é possível utilizar nenhum dos outros critérios descritos)

        O ABC trabalha com o conceito de centro de atividades e sua utilização, exige controles pormenorizados, proporciona o acompanhamento e correções devidas no processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a implantação e/ou aperfeiçoamento dos controles internos da entidade.

Custeio por Absorção

É o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base dos custos da produção, quer seja fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Uma vantagem é que atende aos princípios fundamentais da contabilidade e no principio da competência, reconhece todos os custos de produção como despesas somente no momento da venda, e é aceito pelo fisco brasileiro, e uma desvantagem o mesmo apresenta pouca quantidade de informação para fins gerenciais.

Custeio Variável

No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos, e quando no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para resultado, trata-se como um custo no período indo diretamente ao resultado igualmente as despesas. Uma vantagem é que auxiliar em uma tomada de decisão e desvantagem apresenta-se a não obediência aos princípios fundamentais de contabilidade, por não atender o principio da competência.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com