TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO EMPRESARIAL

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.218 Palavras (29 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 29

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca apresentar aos professores do curso de CONTABILIDADE, na modalidade a distância, o conteúdo sobre GESTÃO EMPRESARIAL, como parte fundamental ampliar nossos conhecimentos ao assunto abordado neste trabalho. Aprendemos queO sistema orçamentário e financeiro possui um papel de suma importância para as empresas, pois é através dele que as organizações apresentam-se no mercado dos negócios com excelência ou ineficiência. Desta forma para atingir o sucesso, superar a concorrência e estar sempre pronto as inovações tecnológicas se faz necessário o planejamento e o controle das atividades operacionais, ou seja, todos os processos que envolvem operações, interligados num sistema financeiro e orçamentário eficaz e ao mesmo tempo eficiente, capaz de organizar os resultados auferidos, permitindo aplicar correções nos momentos certos, evitando perdas e gerando lucros. Assim o orçamento além de controlar e planejar a parte financeira e operacional e melhorar o rendimento dos lucros da empresa, ele também tem fundamental valor nas tomadas de decisões, pois está diretamente ligada com os objetivos em longo prazo e metas em curto prazo, que as organizações pretendem atingir. Neste cenário o orçamento divide-se em ramificações distintas, sendo as principais na produção, vendas e operações, onde as mesmas fixaram os objetivos traçados e programaram as atividades necessárias para o alcance das metas, sendo planejadas e controladas ao mesmo momento, acompanhadas das transformações tecnológicas, bem como praticando as qualidades em processos operacionais futuros.

Primeira Etapa:

A)Identifiquenasuaregiãoaexistênciadeumaorganizaçãoquevocêentendacomo possuidora deumagestão minimamente organizada.

B)Crie um cadastro dessa empresaquecontenha asseguintes informações:

B.1–Ramodeatividade.

Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda; Fabricação de artefatos de cimento em série e por encomenda; Construções de edifícios, Fabricação de: casas pré-moldadas, pontes pré-moldadas e de Madeira, postes, tubos de concreto, galpões. Meio fio, bloquetes, mourões, coxos, Aduelas, tanques, Torres de transmissão, galerias de aguas pluviais, estruturas de concreto e metálicas e prestação de serviços na indústria da construção.

B.2–Tempo doexercíciodaatividade.

Dia 01 de Setembro de 1.981

B.3–Organograma(distribuiçõesdasprincipaisfunçõesadministrativase de contabilidade–se for interna).

Diretor

Gerente Administrativo - Escritório - Recepção/Arquivo/Contábil/RH

Gerente Financeiro - Contas a Pagar e Contas a Receber

Gerente Comercial - Venda e Logística

Gerente Industria - Produção e Prestação de Serviços

B.4–Aadministraçãocontábil(aquelaquelevantaasdemonstrações financeiras) é própria ou terceirizada?

A maioria da contabilidade é feita na empresa, tem uma parte que é terceirizada.

B.5–Quaisosprincipaisriscosqueaorganizaçãoenfrentanoexercício de suasatividades?

O maior risco da empresa é as mudanças de governos, com isso muitas vezes acarretam inadimplência, pois as maiores obras são feitos pelo estado.

B.6–O entrevistado sabe o queé eparaque serve aatuária?

Sim, pois a empresa a pouco tempo atrás teve que solicitar o serviço de um.Portanto, é inquestionável a importância do atuário na estruturação, implantação, acompanhamento dos planos a serem operacionalizados e também na assessoria às administrações deste importante segmento de atividades que tanto o Governo espera seja o alavancador de poupança interna e estável, necessária ao desenvolvimento do país.

B.7–Oentrevistadopossuialgumtipodecontrolefinanceiro?Qual? Qual o grau de importância queeledá paracada ume porquê.

A empresa tem um cronograma no qual existe um controle para cada área ou seja comercial, financeira,contábil e industrial. Na área comercial existe o controle de custo e de venda, e também o controle de logística. Na área financeira existe o controle do contas a pagar, contas a receber e o fluxo de caixa. Na indústria o controle de custo de produção e na área contábil relatórios necessários para informações a diretoria.

B.8–Qualaopiniãodoentrevistadoquantoàorçamentosnoauxílioda gestãofinanceira?

De total importância pois sem orçamentos não podemos prever se teremos lucros ou perda em nosso negócio, toda a empresa necessita de ter um bom planejamento, mas para isso a peça chave é o gestor financeiro, capacitado, habilitado que pode planejar o futuro da sua empresa utilizando-se de ferramentas baseadas nas informações geradas por sua própria administração, que irá permitir a esse gestor executar seus planos traçados, e se eventualmente encontrar alguma mudança no decorrer do caminho, terá meios para fazer a correção durante o processo de execução sem interromper ou causar danos a qualquer projeto da empresa. Na fase do controle, realizar a comparação entre o traçado e o realizado, chegando assim a um resultado final almejado.

B.9–Jáfezoufazusode algum tipode orçamentoe por que?Sim, usam os orçamentos de custo da produção, para termos uma segurança maior na precificação dos nossos produtos. Aelaboração do orçamento de produção está vinculada diretamente com as projeções de vendas Comenta que não é correto projetar a produção da empresa sem o prévio conhecimento de sua real participação no mercado e de sua capacidade de absorção, coloca que o orçamento de produção tem como finalidade determinar a quantidade de produtos que devem ser produzidos em função das vendas planejadas, considerando-se as políticas de estoques e de produtos acabados. A área de produção tem por tarefa transformar as matérias primas em produtos acabados, adicionando a mão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com