TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTOR E OS ESTILOS DE LIDERANÇA

Por:   •  5/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1] 

RESUMO

Nesse projeto interdisciplinar, objetivou-se em demonstrar os estilos de liderança e gestão nos relacionamentos empresariais e como isso reflete nos resultados dos funcionários. Observou-se que há várias décadas já se vem estudando o comportamento e os métodos para se liderar e influenciar pessoas nos ambientes e relacionamentos profissionais.

Segundo Maximiano (2000, p.343) “estilo de liderança é a forma como o líder se relaciona com os integrantes da equipe, seja em interações grupais ou pessoa a pessoa. O estilo pode ser autocrático, democrático ou liberal, dependendo de o líder centralizar ou compartilhar a autoridade com seus liderados”

 Algumas características são fundamentais para se identificar um líder, como se sentir incomodado com a realidade, assumir responsabilidades, ter espírito de liderança, inspirar pessoas e muitas outras. Este trabalho preocupou-se em ouvir gestores e funcionários para obter posições o mais próximo possível do real. Isso foi feito através de pesquisa qualitativa, onde foram oferecidos três modelos de questionário para que eles respondessem e colocassem sua opinião sobre ao ambiente de trabalho e as relações profissionais entre eles. Verificamos que quanto mais os gestores se interagem com sua equipe dando-lhes oportunidade de criar, influenciar, comunicar e até ajudar na tomada de decisões mais se sente motivado a produzir. Velhos costumes como opressão, sansões e punições já não trazem mais ganhos. É importante também citar que nos dias atuais o mercado fica cada vez mais competitivo, logo, trás a importância aos profissionais se informarem e se graduarem para o mercado. 

SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO                    .......................................................................... 5

2. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................ 6

  2.1 LIDERANÇA                ............................................................................ 7-8-9

     2.2 TIPOS DE LIDERANÇA..........................................................................  9-10

     2.3 ADMINISTRAR COM QUALIDADE E EFICIÊNCIA................................. 11

3. METODOLOGIA                ............................................................................. 12

4.  ANÁLISE DE DADOS.................................................................................... 13-14

5. CONSEDERAÇÕES FINAIS............................................................................ 15

6. APÊNDICE

     6.1 QUESTIONÁRIOS...................................................................................16-17

7. REFERÊNCIAS     ...........................................................................................18

1. Introdução

O estudo da liderança tem sido uma parte importante da literatura há várias décadas. Em geral, a liderança é entendida como um processo de influência das atividades de um grupo organizado em seus esforços para o estabelecimento de metas e realização de objetivos. No entanto, para outros autores a liderança supera a influência mecanicista e incremental para dar sentido e propósito ao esforço coletivo, trabalhando principalmente a influência interpessoal através da comunicação (SADLER, 2003).

Nos dias atuais ser chamado de líder ou gestor não quer dizer que o profissional esteja preparado o suficiente para esse tipo de colocação, percebe-se que a postura do líder reflete diretamente nos resultados de um grupo de pessoas ou empresa, é ele o responsável de boa parte das decisões.

Analisando essas dificuldades a questão que norteia essa pesquisa é: Qual o reflexo da liderança no resultado da produção?

Tendo assim como objetivo geral: Identificar os perfis de liderança; Verificar o reflexo da liderança nos resultados. E os específicos são; os pontos positivos e negativos do resultado destes perfis; A visão do liderado em relação ao seu líder.

2. Referencial Teórico

Segundo Bergamini a liderança existe desde os primórdios na sociedade, sempre alguém se destaca e tende a apontar um caminho.

A preocupação com a liderança é tão antiga como a história escrita. A República de Platão constitui um bom exemplo dessas preocupações iniciais ao falar da adequada educação e treinamentos dos líderes políticos. BERGAMINI, (1997)

No Brasil, no fim da década de cinqüenta e inicio da década de 60, com o início da industrialização e chagada de indústrias, houve a necessidade de aperfeiçoar os líderes, que até então, comandavam com autoridade e não aceitavam questionamentos, as ordens eram dadas e ninguém poderia opor-se a elas. O líder era visto como chefe e era ele quem mandava e tinha o controle de tudo, quem era liderado deveria obedecer em silêncio e fazer seu trabalho. Com o tempo essa perspectiva foi mudando, pois o sistema antigo de liderar não trazia bons resultados. Neste período Adan Smith iniciava a modificação na área de administrar transformando os funcionários em especialistas em suas funções, Robert Owem propunha uma visão para o lado humanista dos profissionais, persuasão moral e punição corporal não eram mais a melhor maneira de alcançar os melhores resultados dos funcionários.

        Segundo o Dr. José Cláudio C. Terra; hoje vivemos um momento de importante transição do ambiente econômico, onde a gestão proativa do conhecimento adquire um papel central para a competitividade tanto das empresas, como dos países. Isto, entretanto, nem sempre foi assim, pois, no passado, vantagens de localização, assim como o acesso à mão de obra barata, recursos naturais e ao capital financeiro tinham papéis muito mais determinantes. No Brasil, verifica-se que o recurso "conhecimento" vem aumentando aceleradamente sua importância para o desempenho empresarial e que os desafios impostos pela relativa e recente abertura econômica tornam a questão da gestão do conhecimento ainda mais fundamental para as empresas brasileiras. Acreditamos que sem estratégias empresariais, setoriais e nacionais muito bem conectadas e rapidamente implementadas, fica muito difícil imaginar que as empresas brasileiras conseguirão se tornar competitivas e, mesmo, sobreviver aos desafios impostos pela competição internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (217 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com