TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILOS DE LIDERANÇA E COMPORTAMENTO DO SUBORDINADO- LIDERANÇA SITUACIONAL UM SONHO DE UM GESTOR

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 10

ESTILOS DE LIDERANÇA E COMPORTAMENTO DO SUBORDINADO- LIDERANÇA SITUACIONAL UM SONHO DE UM GESTOR

                                                                 

                                                                 Jeferson Mazzanti Mafra

jefersonmazzantimafra@gmail.com

RESUMO

A compreensão de que os valores individuais diferem, porém tendem a refletir os valores da sociedade durante o período no qual elas cresceram, pode ser um item valioso no entendimento e no gerenciamento do comportamento. O mundo está em uma constante evolução, isso já vem de muito tempo bem antes da primeira guerra mundial, vem fazendo com que as pessoas mudem seus comportamentos para provocar mudanças em vários ambientes na sociedade mas principalmente no trabalho ou empresas. Aprofundando mais no comportamento, temos como exemplo estilos de liderança foram moldados pela globalização, com os comércios mais próximos em possibilitando mais concorrência, e incertezas do mercado. Dentro de uma empresa é muito importante para o crescimento de ambas as partes como a empresa e o indivíduo, pois conhecer o comportamento pessoal de cada um será mais fácil tratar e motivar o mesmo para a empresa ter o devido retorno. Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização. A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes.

Palavras-chave: Liderança. Comportamento. Empresa. Colaborador.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo abordar que um bom líder é um processo chave em todas as organizações, geralmente, está focado em atividades como liderança e integração, desenvolvimento de comunicação, gestão do tempo, e principalmente o comportamento dos subordinados. Um dos fatores mais importantes é o desenvolvimento do potencial do profissional que ele está treinando. Na troca constante de informações que se dá ao avaliar os resultados, começa a se criar um ambiente próprio para o aprendizado entre as duas partes. Conforme veremos abaixo existem três abordagens teóricas de White e Lippitt sobre a liderança, dando sequência podemos associar as condições de um bom líder nos quatro tipos de liderança com House e Mitchell e para somar Chiavenato cita a teoria dos traços de personalidade, teoria sobre estilos de liderança e teoria situacional de liderança está associada a estímulos e incentivos que possam provocar a motivação nas pessoas “comportamento” para a realização da missão relacionada a segurança, qualidade e produção que são os principais fatores para a saúde da empresa e da visão  dos objetivos empresariais.

Bergamini conceitua:

A liderança pode variar de autores e dentro das organizações podem ter alguns significados diferentes, "constata-se que a maior parte dos autores conceitua liderança como processo de nfluência de um indivíduo sobre outro indivíduo ou grupo, com vistas à realização de objetivos em uma situação dada".

As organizações são constituídas por pessoas, com sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos a força do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança, entre outras dinâmicas que motivam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa. Bergamini (1994, p. 88)

Desenvolvimento

Entende-se que o grande papel do líder é de ter a empatia necessária para tratar o colaborador em sua equipe, objetivando tirar o máximo de seus comandados, sendo um entusiasta no desenvolvimento de suas atividades, e se mostrando preparado para os momentos de adversidades. Podemos ver abaixo que existem vários estilos e tipos de liderança, cada uma delas com vantagens e desvantagens, e não é tão simples assim desenvolver um estilo de liderança, pois as variáveis situacionais podem dificultar diante dos ambientes em que estão inseridas.  

Estilos e tipos de Liderança

Notamos a que no estilo autocrático o foco é baseado diretamente no líder, o liberal está mais voltado para os colaboradores, e o democrático foca tanto no líder quanto nos colaboradores, cada organização utiliza um desses estilos de liderança é muito raro ter líderes que fazem uso de todos os tipos e determinadas situações, muitas vezes por não ter conhecimento dessas abordagens citadas por esses estudiosos de ciências humanas e da administração.

        WHITE; LIPPITT descreve três tipos de liderança:

  • Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder é quem ordena, impõe sua vontade, centralizando todas as decisões. O líder autocrático julga-se indispensável, mostrando que só a sua maneira de fazer as coisas é a correta. Toma uma postura muitas vezes paternalista, sentindo-se feliz por notar que os outros dependem dele. Divide pouquíssimo serviço, preferindo fazê-lo. São comuns por parte deste líder, reações coléricas, de irritação, de incompreensão com erros alheios
  • Liderança liberal: O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. Embora a atividade dos grupos fosse intensa, a produção foi medíocre. As tarefas se desenvolviam ao acaso, com muitas oscilações, perdendo-se tempo com discussões por motivos pessoais e não relacionados com o trabalho. Notou-se forte individualismo agressivo e pouco respeito ao líder.
  • Liderança democrática: Também chamada de Liderança Participativa e Consultiva, o líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas. Líder e subordinados desenvolveram comunicações espontâneas, francas e cordiais. O trabalho mostrou um ritmo suave e seguro, sem alterações, mesmo quando o líder se ausentava. Houve um nítido sentido de responsabilidade e comprometimento pessoal além de uma impressionante integração grupal dentro de um clima de satisfação. (WHITE; LIPPITT, 1960 Chiavenato, 1993, p. 178)

  No contexto House e Mitchell argumentam que a liderança usa os quatro nodos de liderança, de acordo com a situação, com as pessoas e com a tarefa a ser executada. O líder tanto manda cumprir ordens, como consulta os subordinados antes de tomar uma decisão, como sugere a maneira de realizar certas tarefas. O desafio da liderança é saber quando aplicar qual estilo, com quem e em que circunstâncias e atividades.

House e Mitchell (1974) cita quatro tipos de liderança:

  • Líder apoiador: é aquele que se preocupa com os assuntos, bem-estar e necessidades dos subordinados; 
  • Líder diretivo: é aquele que conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer; 
  • Líder participativo: é aquele que consulta os subordinados a respeito das decisões, encorajando-os a participar delas e utiliza as ideias dos liderados; e 
  • Líder orientado para metas ou resultados: é aquele que formula objetivos claros e desafiadores para os subordinados e os motiva a alcançá-los. A verdade é esta: não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação. Esses tipos/estilos de comportamento de liderança podem ser praticados pelo mesmo líder, em várias situações. A adequação do comportamento do líder à situação pode aumentar a eficiência e eficácia do grupo.

           O líder deve se ajustar a um grupo de pessoas sob condições variadas. A localização de um líder depende da posição estratégica que ele ocupa dentro da cadeia de comunicações e não apenas de suas características de personalidade. A abordagem situacional da liderança passou a ganhar predominância na teoria administrativa. House e Mitchell(1974, pág.41).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com