TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CUSTOS

Por:   •  1/6/2015  •  Dissertação  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  2.007 Visualizações

Página 1 de 3

Av1 - Sup. Tec. em Gest. Pub. - Gestão de Custos no Setor Público

1) A contabilidade, de acordo com Iudícibus (2000), é tão antiga quanto a origem do homem pensante. Alguns historiadores destacam que o homem abandonou sua vida nômade e começou a ter posses e controlá-las. De acordo com a evolução dos Custos, quem foi o escritor de obras importantes como "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494? Frei Luca Pacioli.

2) Nos primórdios o controle era feito de forma bem simples, em tábuas de argila com marcação em ossos. Com a evolução da humanidade, tiveram início as trocas de bens ou mercadorias, ou seja, ________, entre as pessoas. Identifique a seguir a alternativa que preenche adequadamente o espaço da questão. Escambo.

3) A grande finalidade para a contabilidade de custos era determinar o custo dos produtos que eram produzidos nas fábricas. Contudo, com a evolução da contabilidade de custos, esta passou a ser útil não somente fornecendo o custo do produto, mas tornou-se uma ferramenta essencial na gestão empresarial, sendo esta uma das principais fornecedoras de informação para a tomada de decisões. Na administração pública, porém, sua aplicação encontra-se incipiente, tendo o assunto sido reforçado com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece, em seu artigo 50, § 3º, que: A administração pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

4) "é o pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Representa a saída de dinheiro através do pagamento; sendo assim, essa saída pode ocorrer antes, durante ou depois do bem já entregue ou do serviço já prestado". O texto se refere a qual nomenclatura de custos: Desembolso.

5) Qual terminologia de custos é considerada como o consumo de bem ou serviço de forma involuntária, sem que a empresa desejasse ou pudesse prever e tem características de anormalidade ou involuntariedade? Perda.

Av2 - Sup. Tec. em Gest. Pub. - Gestão de Custos no Setor Público

1) Há uma diferença entre princípios e métodos de custeio. Bornia (2002) nos explica que princípio de custeio refere-se aos objetivos do sistema de custo, ao tipo e finalidade da informação que o gestor deseja obter no custeio a ser realizado. Qual das alternativas a seguir trás informações sobre o método de custeio? É a técnica operacional utilizada para identificar e associar um custo ao objeto que está sendo custeado.

2) Qual método de custeio é utilizado pelos gestores que desejam alocar os seus produtos ou serviços tanto os custos diretos como os indiretos incorridos na sua produção, visando obter o custo total do objeto de custeio? Custeio por absorção.

3) Qual método surgiu para suprir uma nova necessidade de informações de custos e visa reduzir as distorções causadas pelo aumento dos gastos indiretos e do aumento do mix de produtos e serviços oferecidos? Custeio ABC.

4) Meireles (1999) acrescenta que a administração pública está consubstanciada em seis princípios básicos de observância permanente e obrigatória para o bom administrador: legalidade, moralidade, impessoalidade, razoabilidade, publicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com