TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE ESTOQUE: UM FATOR DE OBTENÇÃO DE LUCRO ATRAVÉS DE SUA EFICIÊNCIA

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.724 Palavras (15 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 15

GESTÃO DE ESTOQUE:

UM FATOR DE OBTENÇÃO DE LUCRO ATRAVÉS DE SUA EFICIÊNCIA

Autora: Bárbara Mafaciolli Pacheco[1]

Orientador: Heitor Jorge Lau[2]

RESUMO

O presente trabalho aborda a importância da gestão dos estoques numa organização empresarial. O estudo foi realizado com base no objetivo geral de estudar os aspectos de um controle que evocam a importância do processo. De forma específica buscou-se estudar o comportamento da demanda dos produtos estocados, através de sua classificação dentro da cadeia de suprimentos, levantamento de inventário físico e cálculo de custo médio. Os investimentos em inovações e melhorias no processo produtivo das empresas mostram-se cada vez mais importantes na busca da redução de custos. Operacionalmente, estoques permitem economias na produção. Financeiramente os estoques pertencem ao ativo da empresa, que se corretamente administrados, fornecem condições excelentes para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa. Os estudos apresentados evidenciam a importância do controle das informações relativas a estoques para a eficiência do processo de compras, e dos prazos de entrega dos produtos, redução das despesas relacionadas com estoques, maior eficiência produtiva e melhor atendimento aos clientes.

Palavras-chave: Estoque. Gestão de Estoque. Avaliação do Estoque.

1. INTRODUÇÃO

        Esta pesquisa mostra o estudo da gestão de estoques e sua importância, pois permite ao administrador, verificar se ele está sendo bem utilizado e controlado. Com o mercado cada vez mais competitivo muitas organizações precisam se adequar aos anseios de seus clientes, pois são eles que possuem o poder de compra. Muitas empresas fracassam por não possuírem conhecimento na área administrativa e financeira de seu negócio, com isso buscam novas maneiras de autoadministrar, pois sabem que esse é um dos meios para alcançar vantagens competitivas perante seus concorrentes. Pozo (2001) explica que a gestão de estoque tem, além da preocupação com quantidades, a busca constante da redução dos valores monetários de seus estoques, atuando para mantê-los mais baixos e dentro de níveis de segurança, tanto financeira, quanto aos volumes para atender a demanda. Encontrado o equilíbrio, os resultados são significativos na sua lucratividade e uma boa competitividade no mercado atual. Por isso, seria possível afirmar que gerir eficientemente o controle de estoques de uma empresa torna-se relevante para a sustentabilidade e obtenção de lucratividade satisfatória. Neste TCC se mostra através de tabelas e gráficos a classificação de materiais dentro do processo produtivo, suas formas de avaliação do estoque onde de cada empresa é classifica e avalia de forma distinta, conforme o tipo de produto e matéria-prima que se encontram armazenado.

1.1 Objetivo geral

        Estudar os aspectos de um controle que evocam a importância do processo.

        1.2 Objetivos específicos

        1º Estudar a teoria do controle e administração de estoque;

        2º Evidenciar a importância do planejamento e controle do estoque;

        3º Explicitar as formas de análise e avaliação do estoque;

        1.3 Problematização

        Um controle de estoque eficiente proporciona controle de desperdícios e desvios, apura valores para fins de análise de investimento, provoca sustentabilidade e lucratividade mais acentuada?

        1.4 Justificativa

        O estudo proposto justifica-se porque a gestão de estoques é importante, pois permite ao administrador, verificar se ele está sendo bem utilizado e controlado. Também, manter um número elevado de produtos estocados obtém-se importantes ganhos, como eficiência, redução de custos, rapidez, confiabilidade e rentabilidade. Por outro lado, se a finalidade for diminuir custos e problemas com capital de giro é importante avaliar até que ponto se torna vantajoso manter produtos estocados por grande período de tempo. Encontrado o equilíbrio, os resultados são significativos na sua lucratividade e uma boa competitividade no mercado atual. Por isso, seria possível afirmar que gerir eficientemente o controle de estoques de uma empresa torna-se relevante para a sustentabilidade e obtenção de lucratividade satisfatória.

        1.5 Metodologia de pesquisa

        Este trabalho de conclusão de curso foi fundamentado teoricamente por uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica, segundo Fonseca (2002, p. 32) é

feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta.

        2. ESTOQUE DE PRODUTOS NA GESTÃO

        Os estoques possuem papel fundamental para o bom desenvolvimento de uma organização. Através do seu controle obtêm-se vantagens em relação aos seus concorrentes e possibilitam fornecê-los com quantidades desejadas e preços competitivos. Estoque é o armazenamento de produtos que serão usados pela empresa, seja na reposição quando a ela presta serviços, seja na venda quando comercializa. São materiais que estão disponíveis fisicamente com previsão de uso futuro ou até entrarem no processo produtivo e seguirem para a comercialização direta ao consumidor. É de grande importância para o bom funcionamento do sistema produtivo, desde que se faça uma avaliação do que realmente é viável lucrativamente se estocar. A maioria das empresas possui materiais em estoque, mas não são todas que dão a devida importância e controle para esta conta representativa do patrimônio que possuem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (519.7 Kb)   docx (557.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com