TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................11 4 REFERÊNCIAS ...................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará sobre o posicionamento do processo de Gestão Financeira, Orçamento Empresarial, Noções de Aspectos Jurídicos e de Atuária dentro das organizações. Com ênfase maior na atividade Atuária.

Com o objetivo de responder as questões: O que é a Profissão atuária? Quem é o profissional de atuária? Qual seu campo de atuação? Como é avaliada a profissão do atuário? Porque é considerada a profissão do futuro? Relação de riscos, e contribuição da Ciência Atuarial na Gestão Empresarial.

Está organizado em duas etapas:

A primeira etapa compreende uma abordagem geral da profissão atuária e seu profissional.

A segunda etapa compreende uma abordagem mais ampla analítica dos tópicos em questão.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com as tele aulas e web aulas.

2 DESENVOLVIMENTO

CIÊNCIAS ATUÁRIAS

A origem do termo remonta à história antiga. Já No século XVII, passaram a ser conhecidos como actuários os pesquisadores que organizavam modelos estatísticos populacionais, como as Tábuas de Vida. Deste grupo de cientistas é que sairiam os "primeiros actuários modernos", que passaram a utilizar recursos matemáticos para o cálculo de prêmios, reservas e anuidades.

O ATUÁRIO

É um matemático especialista em seguros e pensões.

O aluno do curso de Ciências Atuariais deve receber uma formação básica com sólidos conhecimentos de Matemática e Estatística e também acesso a recursos computacionais. É importante ressaltar, ainda, que o aluno completa sua formação articulando, as disciplinas específicas de Ciências Atuariais com as disciplinas das áreas de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito.

CAMPOS DE ATUAÇÃO:

Nas áreas de avaliação de riscos, cálculos de prêmios de seguros, pecúlios, planos de aposentadorias e pensões, bem como de planos de financiamento e capitalização.

AVALIAÇÃO DA PROFISSÃO

O campo de atuação do atuário tende a expandir-se à medida que a economia se torna mais complexa, passando a exigir projeções e análises cada vez mais rigorosas e sofisticadas da situação econômica. Sendo assim, será uma profissão mais requisitada. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos divulgou uma lista com as melhores profissões e o atuário aparece no topo do ranking, profissão que está em constante evolução.

Gestão Financeira e Orçamento Empresarial, Direito Empresarial, Atuária.

Onde existe uma empresa deve haver a gestão empresarial, que através de diferentes indivíduos especializados, tais como: diretores institucionais, consultores, produtores, gerentes, entre outros, e de ações, buscam melhorar a produtividade e a competitividade de uma empresa ou de um negócio. Porque para que uma determinada gestão seja ideal e, portanto, alcance bons resultados, ela deve corrigir os problemas que possam afetar diretamente o sucesso da empresa e procurar a ajuda de especialistas para identificar esses problemas e buscar novas soluções e estratégias, entre outras questões.

A administração financeira visa a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira.

Dependendo do nível em que estivermos atuando, a administração financeira pode ser muito complexa

Levando em conta empresas já em pleno funcionamento, encontraremos na maioria delas poucos controles financeiros efetivos. E será sobre esse assunto de fundamental importância.

As decisões de investimentos dizem respeito aos comprometimentos de recursos necessários para a organização obter, em um momento futuro, algum tipo de retorno. Sejam em ativos circulantes ou permanentes, sejam em ativos financeiros ou em outras empresas, é fundamental decidir que projetos receberão recursos, em que quantidade e quais são os retornos esperados, tendo em vista os objetivos traçados pela empresa e os meios necessários para atingi-los.

A gestão financeira tem por finalidade mostrar a importância de um administrador financeiro em uma empresa, fornecendo a este auxilio no que se refere a melhor administração financeira, através de análises e teorias, pois atualmente as empresas de um modo geral vêm sofrendo dificuldades por não possuírem total conhecimento de sua real situação financeira. Isso só acontece devido à falta de controle interno de profissionais qualificados e habilitados para fazerem um planejamento adequado.

Inicialmente, deve-se ter em conta que o orçamento não é um procedimento isolado, feito pelo departamento financeiro. É um conjunto de esforços que tem o objetivo de maximizar resultados, dentro dos parâmetros da ciência e da Lei. Pode-se até mesmo questionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com