TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 4][pic 1][pic 3]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        A PROFISSÃO DE ATUÁRIO        

2.2        PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFISSIONAL ATUÁRIO.        

2.3        CIÊNCIA ATUARIAL A PROFISSÃO DO FUTURO        

2.4        CIÊNCIA ATUÁRIA, GESTÃO EMPRESARIAL E FATOR RISCO.        

2.5        REGULAMENTAÇÃO E AFINS        

2.6        CÁLCULOS ATUARIAIS        

3        CONCLUSÃO        


INTRODUÇÃO

A UNOPAR – Universidade Norte do Paraná trouxe como proposta para a turma do curso de Ciências Contábeis do 4º semestre, aprofundar o conhecimento num campo em grande ascendência para os profissionais da contabilidade: o campo da atuária.

Essa é hoje considerada uma das melhores profissões da atualidade, tanto em termo de remuneração, crescimento e valorização profissional quanto no que se diz respeito ao nível de estresse.

Desse modo, o objetivo dessa produção textual é esclarecer e pontuar todos os pontos positivos e negativos da profissão, suas áreas de atuação, seus profissionais em potencial, a relação da ciência atuarial para a boa gestão e sua contribuição para crescimento ou decréscimo de uma empresa.


DESENVOLVIMENTO

A ciência atuarial moderna nasceu na Inglaterra, na segunda metade do século XIX, e tinha como o propósito as áreas de aposentadoria e pensão. Porém o título de primeiro atuário de que se possui registro é de Domitius Ulpiames, um grande economista da época do Império Romano, sendo que este foi também prefeito de Roma.

Hoje tem como principal função calcular e elaborar planos de previdência ou seguros e qualquer outra operação financeira que envolva risco.

A PROFISSÃO DE ATUÁRIO

O profissional atuário é aquele que lida diretamente com o cálculo e controle dos riscos financeiros, e para tanto precisa ter conhecimento amplo na área de exatas, bem como ter vasto conhecimento em economia.

Em recente pesquisa realizada nos Estados Unidos, por um site especializado em empregos, o CareerCast.com, onde o foco era obter informações em relação às profissões do momento que estão em ascensão e aquelas que vêm regredindo ao longo do tempo, a profissão de atuário encontra-se no topo da lista enquanto profissões muito conhecidas como, por exemplo, repórter e soldado ocuparam as últimas posições do ranking de profissões pesquisadas.

Esse estudo levou em consideração cinco parâmetros importantes para o desenvolvimento profissional: renda, demandas físicas, estresse, perspectivas de contratação e ambiente de trabalho.

Dentre outros atributos o profissional atuário precisa ter domínio em matemática e finanças, além de ter facilidade em trabalhar com estatísticas e probabilidades, pois o trabalho deste profissional gira em torno de calcular e gerenciar possíveis riscos que existam no mercado.

O campo de trabalho para o profissional de atuarias vem crescendo à medida que cresce a clientela que busca serviço de empresas que lidam com seguros e fundos de pensão, bem como pelas próprias empresas que demandam de estratégias sólidas para o seu lucro e crescimento.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFISSIONAL ATUÁRIO

Na proporção em que as empresas e as pessoas em todo o mundo vêm buscando proteger seu patrimônio e as pessoas vêm almejando uma velhice com mais segurança e conforto, cresce a procura por seguros e planos de previdência, aumentando cada vez mais a demanda por profissionais capacitados para o mercado de trabalho, que tenham conhecimentos e estejam habilitados a oferecer subsídios de estabilidade tanto para quem comercializa, quanto para quem adquire serviços prestados.

O profissional atuário possui um vasto campo de trabalho, onde dentre as funções às quais ele pode exercer, temos: Entidades de Previdência Aberta sem fins lucrativos, Entidades de Previdência Aberta com fins lucrativos, Fundos de Pensões, Gestão de Riscos, Órgãos Oficiais de Previdência (Municipal, Estadual e Federal), Universidades, Previdência Social, Instituições Financeiras, Empresas de Capitalização, Companhias de Seguros, Empresas de Assessoria e Consultoria em Atuária, Perícia Técnica-Atuarial (atuando em processos judiciais que envolvem o cálculo atuarial), Órgãos de Fiscalização, Operadoras de Saúde, além de poder trabalhar em bancos, academias, programas governamentais, empresas de auditoria, etc...

De acordo com a modalidade ao qual esse profissional atua, ele pode ser classificado como atuário vida, atuário não vida e atuário financeiro.

  • Atuário Vida: o objeto principal do seu trabalho gira em torno dos planos de previdência, seguros de vida e previdência social.
  • Atuário Não Vida: Nessa classificação encontram-se todos os profissionais que atuam nas atividades de seguro de danos em geral.
  • Atuário Financeiro: É um profissional ainda pouco conhecido em países subdesenvolvidos, mas este lida em forma geral no mercado com atividades financeiras.

Tanto as pessoas físicas quantos as pessoas jurídicas, recorrem aos muitos tipos de seguros com que trabalham esses profissionais, dentre os que se destacam pela demanda, estão: seguros de automóveis, seguros residencial e patrimonial, vida e saúde (invalidez, vida e acidente), multirrisco e empresarial.  

CIÊNCIA ATUARIAL A PROFISSÃO DO FUTURO

O mercado mundial está cada vez mais competitivo e os jovens estudantes vêm buscando formas de driblar a concorrência e a quantidade de candidatos para conseguir ingressar no mercado de trabalho. Uma das maneiras de conseguir tal feito é pesquisar não só um curso que goste, mas que esse também possa oferecer campo e oportunidade de trabalho, visto que muitos profissionais terminam um curso superior, mas encontram um mercado abarrotado e acabam tendo que buscar outros meios de sobreviver que não seja necessariamente a profissão a qual escolheu e para qual estudou e dedicou parte de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com