TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO

Por:   •  6/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.181 Palavras (33 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................6

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................7

2.1 CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO..............................................................7

2.1.1 O Rateio..............................................................................................................7

2.1.1.1 Critérios de rateio.............................................................................................8

2.2 EXERCÍCIOS.........................................................................................................9

CONCLUSÃO............................................................................................................38

REFERRÊNCIAS.......................................................................................................39


                          1 INTRODUÇÃO

Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.

Contabilidade de Custos é o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão.

A utilização de uma ferramenta adequada para formação do preço de venda é importante para as empresas, pois possibilita um fator chave no processo de análise da competitividade. Em relação a estes fatores, o que mais se destaca é a análise de margem de contribuição, que possibilita a empresa identificar de forma dinâmica se seus produtos são capazes de gerar uma lucratividade mínima em relação ao seu custo variável unitário.

Para tal análise, deve-se considerar que um bom preço de venda deve possibilitar á empresa a maximização dos lucros, mantendo a qualidade necessária, sendo que o preço de venda sempre terá um determinante muito forte atrelado á relação de oferta e demanda.

Diante desse fato é importante ressaltar que o preço de venda deve ser competitivo em relação ao mercado, sendo vital para a organização adotar uma política de preços consistente, pois uma gestão de preços mal administrada pode comprometer a sua sobrevivência do negócio, por não possibilitar uma análise básica como a da margem de contribuição.

Dessa forma, é importante determinar o custo do produto, de forma adequada, o qual serve de subsídio para a empresa estabelecer sua política de preço. Apesar do custo não ser o único determinante do preço de venda, deve servir de base para verificar a lucratividade do produto e então identificar se o mercado comporta o preço proposto.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CÁLCULOS DO CUSTO UNITÁRIO

O cálculo de custo unitário é uma ferramenta universal para o planejamento de custos e a definição de preços. É possível usá-lo para planejar os custos de diferentes objetos de referência:

Alguns objetos, como objetos de custos gerais e ordens de produção sem estrutura quantitativa só podem ser planejados por intermédio do cálculo de custo unitário. Os resultados do cálculo de custos são válidos para toda a vida útil do objeto.

Para os elementos PEP e as ordens internas, é possível usar o cálculo de custo unitário além de outras formas de planejamento, como o planejamento de classes de custo e o planejamento de estruturas. Os resultados do cálculo de custos podem ser válidos durante toda a vida útil do objeto ou apenas durante um exercício.

Os custos de ordens de produção, materiais e ordens do cliente podem ser calculados por intermédio do cálculo de custo unitário ou do cálculo de custos do produto. Geralmente, o cálculo de custos do produto é usado juntamente com o Módulo planejamento da produção (PP), enquanto que o cálculo de custo unitário pode ser usado para entrar manualmente dados pertinentes ao cálculo de custos ou para transferi-los de sistemas externos.

2.1.1 Custo Indireto de  Fabricação

São os materiais, mão-de-obra e todos os demais custos de produção que não podem ser apropriados diretamente às unidades de custeamento (produtos, serviços, departamentos, centros de custo, áreas de responsabilidade ou qualquer unidade referencial polarizadora de valores considerados custos).

O custeamento da produção industrial apóia-se sobre fundamentos contábeis essenciais, aplicáveis em qualquer circunstância, tanto na atividade industrial, na prestação de serviços ou no comércio de mercadorias.

Para melhor e mais aprofundado entendimento dos métodos e técnicas de custeamento, sua aplicação e utilidade, é imprescindível que sejam conhecidos os fundamentos que norteiam sua aplicação à atividade industrial.

O custo é sempre direto ou indireto em relação a determinado produto. Por outro lado, só há custo indireto quando a empresa fabrica mais de um produto. Se a empresa fabrica apenas um produto, todos os custos de produção estarão, evidentemente, associados àquele produto. Existem casos em que a empresa, mesmo produzindo um só produto, classifica seus custos em “diretos” (mão-de-obra e matéria-prima) e em “outros custos de produção” (demais custos de fabricação), com objetivo de enfatizar os primeiros, face à sua relevância. Somente os custos podem ser classificados em diretos ou indiretos já que se relacionam com os produtos. As despesas não admitem, portanto, essa classificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.3 Kb)   pdf (364 Kb)   docx (166.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com