TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAU DE CONFORMIDADE DO CPC 29 EM COMPANHIAS BRASILEIRAS DE PAPEL E CELULOSE LISTADAS NA BM&FBOVESPA ENTRE 2010 E 2014

Por:   •  18/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

A expansão dos mercados e a globalização permitiram a atuação de empresas em vários países, com práticas contábeis diversas estabelecidas. Com isso, proprietários, gestores, investidores e analistas financeiros passaram a exigir informações mais transparentes, confiáveis e comparáveis nos seus processos de tomada de decisões, impondo às empresas a elaboração de demonstrações contábeis com base em normas e critérios uniformes e homogêneos (ANTUNES, 2007)

Em 2005 foi criado, através da Resolução CFC nº 1,055/05, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). O CPC, composto pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), Associação dos Analistas Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC NACIONAL), Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), tem como um dos seus objetivos o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, visando à convergência da Contabilidade Brasileira às normas internacionais (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, 2005).

A questão de pesquisa ao qual se busca responder é:

As empresas do setor de papel e celulose listadas na BM&FBOVESPA melhoram a conformidade de suas divulgações contábeis no que tange o CPC 29 – ativo biológico e produtos agrícolas a partir de sua obrigatoriedade (2010) até 2014?

O objetivo da pesquisa é identificar o grau de conformidade do CPC 29 (ativo biológico e produto agrícola) nas empresas de capital aberto no setor de papel e celulose no período de 2010 a 2014. Para se atingir o objetivo e responder a questão de pesquisa serão utilizadas duas hipóteses:

h0: as empresas melhoram a evidência do que é exigido na norma em suas demonstrações contábeis ao longo dos anos.

h1: as empresas não melhoram a evidência do que é exigido na norma em suas demonstrações contábeis ao longo dos anos.

A pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. O estudo se dará através de análise documental. Serão analisadas as Demonstrações Financeiras das empresas, mais especificamente as Notas Explicativas, para encontrar evidências de conformidade com a norma (CPC 29).

O CPC 29 é dividido em blocos, que por sua vez é dividido em itens, mostrando as exigências do que deve ser divulgado pela entidade.

Para o estudo em questão serão atribuídos pontos (1 em caso afirmativo, 0 em caso negativo) quando houver evidência de cada item. Caso a empresa seja desobrigada de divulgar algum item este será desconsiderado.

Após o tratamento dos dados encontrados serão comparados os valores percentuais encontrados em cada ano a fim de constatar a veracidade da hipótese h0 ou refutá-la.

As empresas estudadas são:

Celulose Irani S.A.;

Cia Melhoramentos de São Paulo;

Fibria Celulose S.A.;

Klabin S.A.;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com