TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDEPENDÊNCIA DO COMITÊ DE AUDITORIA NAS COMPANHIAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA

Por:   •  3/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.579 Palavras (27 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 27

INDEPÊNDENCIA DO COMITÊ DE AUDITORIA NAS COMPANHIAS ABERTAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

RESUMO

Este trabalho busca abordar os aspectos teóricos que tratam dos trabalhos de auditoria independente e interna, as normas e procedimentos que regulam os serviços de auditoria, além de identificar a composição dos Comitês de Auditoria nas empresas brasileiras e analisar os níveis de independência em relação aos Comitês de Auditoria. A metodologia que foi utilizada é a pesquisa descritiva, exploratória e documental e teve como método estatístico a análise de correlação observando que possui significância nos dados levantados, resultante da correlação entre o Comitê de Auditoria e a Independência, quanto maior a lucratividade da empresa mais Comitê ela possui, quanto menor a data de constituição da empresa mais independência ela possui.

Palavras-chave: Independência; Comitê de Auditoria; Auditor.

INDEPENDENCE OF THE AUDIT COMMITTEE IN COMPANIES LISTED IN BM&FBOVESPA

This work inquiry approach the theoretical aspects which treat the independent and internal audits, rules and procedures that guides the audit services, besides identify the composition of Audit Committees in Brazilian companies and analyze the levels of independence in relation to the Committees Audit. The methodology that was used is the descriptive search exploratory and documental have as statistical method  the descriptive statistics and correlation analysis confirming that have significance on the collected informations, showing that have correlation between the Audit Committee and the Independence, how higher the company profitability more Committee it has, how smaller the companies constitution date more independence it has.

Key-words: Independence; Audit Committee; Auditor


  1. 1 INTRODUÇÃO

        A independência do auditor é fundamental para o funcionamento dos mercados financeiros e de capitais por contribuir para um ambiente de mais confiança e credibilidade e assegurar com firmeza a finalidade de seus relatórios. A administração busca reconhecer a necessidade de independência, demonstrado pelos resultados práticos atuais que mostram a auditoria interna subordinando-se a níveis cada vez mais elevados sendo eles hierárquicos, o nível referido deve ser membro do conselho ou do Comitê de Auditoria (IBGC, 2004, p. 19).

O Comitê de Auditoria deve avaliar a competência técnica do auditor independente e acompanhar e analisar o ambiente de controle interno realizado pelo auditor interno nas companhias brasileiras que possuem o conselho de administração e deve avaliar a competência técnica do auditor independente, que representa o órgão de governança com o maior conhecimento sobre o trabalho realizado.

        Objetivo desse trabalho é demonstrar os níveis de independência dos Comitês de Auditoria nas companhias abertas brasileiras e sua importância para dentro da organização. Portanto, o tema, a independência do Comitê de Auditoria nas companhias abertas brasileiras listadas na Bm&fbovespa, foi escolhido para retratar os níveis de independência contidas nos Comitês de Auditorias que deve assegurar da efetiva independência dos auditores no desenvolvimento de seus trabalhos e demonstrar os conceitos da auditoria interna, externa e independente e seu importante papel dentro da contabilidade. Diante das informações o problema de pesquisa que será abordado é quais os nível de independência do Comitê de Auditoria nas empresas listadas na Bm&fbovespa.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para compreender melhor o tema deste trabalho, buscou-se através de pesquisa documental a base para conceituar os assuntos relacionados à auditoria e o Comitê de Auditoria e a relação com a independência do auditor nas companhias brasileiras.

  1. 2.1 ASPECTOS GERAIS DA AUDITORIA

A origem da auditoria surgiu em função da necessidade do homem contar, verificar e controlar o que possuía, na literatura não traz fatos exatos e nem as datas do seu surgimento, porém é possível verificar que há muitos anos atrás por meio de alguns acontecimentos, como exemplo é a necessidade do ser humano de controlar as poucas coisas que tinha, deixa indícios que nos leva a acreditar do surgimento do trabalho da auditoria (PEREZ, 1998).

A auditoria é considerada uma técnica da contabilidade que examina documentos e registros contábeis verificando se estão elaborados conforme princípios e normas contábeis. Está destinada a controlar o patrimônio das entidades sendo considerada indispensável para a contabilidade, pois verifica os fatos ocorridos nas empresas, confirmando a real situação patrimonial e financeira e servindo de apoio para a gestão (ATTIE, 2007).

A auditoria é o exame de demonstrações e registros administrativos, em que o auditor verifica a exatidão, integridade e autenticidade dos documentos, dos registros contábeis e das demonstrações é também uma critica e sistemática observação do controle interno da contadoria e demais registros de um organismo publico, instituição, firma ou pessoa, a fim de verificar a correção dos registros e expressar a opinião sobre os documentos revisados. (SÁ, 2002).

Destinada a controlar o patrimônio das entidades é considerada indispensável à contabilidade, pois além de verificar a exatidão dos registros contábeis, analisa se os fatos ocorridos nas empresas estão de acordo com as normas estabelecidas, demonstrando qual a situação patrimonial e financeira da empresa servindo de apoio para a gestão e tomada de decisão. (BOYNTON, 2002).

O trabalho do auditor foi se aperfeiçoando e se tornando indispensável à medida que a ambição e a busca da lucratividade do ser humano aumentaram.

Para Almeida (2010, p. 1),

A auditoria externa ou auditoria independente surgiu como parte da evolução do sistema capitalista. No inicio as empresas eram fechadas e pertenciam a grupos familiares. Com a expansão do mercado e o acirramento da concorrência, houve á necessidade de a empresa ampliar suas instalações fabris e administrativas, investir no desenvolvimento tecnológico e aprimorar os controles e procedimentos internos, visando á redução de custos e , portando, tornando mais competitivos seus produtos no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com