TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

Por:   •  4/4/2019  •  Artigo  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

Os alunos deverão ler os roteiros das práticas ANTES da realização das mesmas. Após a aula prática, o estudante deverá entregar o relatório.

RELATÓRIO

  1. Nome do Aluno

  1. Título da Prática
  1. Data de Realização da Prática
  1. Objetivos
  1. Introdução

A Introdução deverá conter um resumo teórico sobre o tema tratado, os objetivos do experimento e todas as fórmulas que serão utilizadas. As fórmulas devem ser numeradas e explicadas.

EXEMPLO:

 A fórmula do vetor momento linear, [pic 1], é dada abaixo,

[pic 2].....................................................................................................................(1),

em que  m é a massa do corpo e [pic 3] é o vetor velocidade.

  1. Material e Montagem

A Montagem deverá apresentar uma lista de todo o material utilizado e um diagrama esquemático do experimento. Se houver alguma mudança na montagem, em relação ao guia da prática, esta deverá ser mencionada.

  1. Medidas e Gráficos

As medidas deverão ser apresentadas em tabelas, sempre que seja possível.

EXEMPLO:

Tabela 1: Medidas de Tempo e Temperatura

t (s)

T [pic 4]

600

31

1200

43

1800

59

Os gráficos devem ser numerados e conter títulos, além de legendas e indicação da variável descrita em cada eixo. As escalas devem ser escolhidas de maneira que o gráfico apresente a melhor indicação do fenômeno medido.  

  1. Cálculos

Todos os cálculos feitos deverão ser apresentados. Não é necessário escrever todo o desenvolvimento do cálculo, mas a expressão utilizada e os principais passos da memória de cálculo são importantes.

  1. Discussão dos Resultados e Conclusões

O estudante deverá sintetizar o que foi apresentado no relatório de forma clara e direta. Os resultados encontrados devem ser discutidos, tendo em mente questões tais como: “Conseguiu-se chegar aos resultados esperados? Se não, quais foram os fatores que influenciaram nos resultados?”, “Quais são os méritos e limitações do experimento?”.

(10) Anexos

Os Anexos devem conter as respostas aos questionários, deduções de fórmulas e qualquer outra informação relevante que não conste do corpo central do relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com