TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Finaceiro е Orcamento Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Finaceiro е Orcamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

Podemos entender que a gestão financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve desde o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa.

Assim sendo, a função da gestão financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros.

São determinadas as necessidades de recursos financeiros (planejamento de necessidades, relação e previsão de recursos, cálculo de necessidades, etc.

A gestão financeira trabalha na obtenção de financiamentos vantajosos, levando-se em conta os custos, prazos e demais condições previstas nos contratos. O gestor aplica de forma criteriosa os recursos financeiros da empresa, atribuindo valor de prioridades e realizando uma análise financeira, verificando a viabilidade econômica e financeira dos investimentos. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a realidade dos recursos nela aplicados.

Objetivos da gestão financeira.

Os grandes objetivos das ações e decisões da gestão financeira podem ser sintetizados da seguinte forma:

. Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais.

Assegurar a credibilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta credibilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.

. Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à atividade corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.

http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/gestaofinanceira.htm

É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais.

Entre as funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/12/bmp.html

GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

A gestão das necessidades de caixa nas organizações, nos dias de hoje, é de suma importância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas em face de globalização e também muitas empresas vêm perdendo sua continuidade por falta de administração de caixa. O fluxo de caixa é um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados, é dinâmico, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira situação financeira da empresa. Com a nova conjuntura econômica mundial, é indispensável que o administrador financeiro da empresa esteja preparado para os novos desafios. Atualmente, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações. A analise da aplicação do Fluxo de Caixa nas empresas e a avaliação da capacidade informativa do Fluxo de Caixa frente à Demonstração do Resultado do Exercício, comparando as informações geradas por essa no que se reporta a gestão empresarial, reforça a ideia de que o fluxo de caixa é imprescindível à administração, pois é o mecanismo mais adequado para a obtenção das informações pertencentes aos seus ingressos e desembolsos por meio dos relatórios geridos por essa prática, servindo como ferramenta de gestão financeira e estratégica.

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ReFAE/article/viewArticle/2048

Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para

períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da

empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros

bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como

instrumento na tomada de decisões.

O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o

empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as

necessidades da empresa.

Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a

Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a

Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do

investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de

análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do

investimento e do estágio atual da empresa.

http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/0_fluxo-de-caixa.pdf

PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO

Podemos descrever os tipos de investimentos como:

- Investimentos economicamente independentes: aqueles que a sua

aceitação não provoca a desconsideração dos outros, do mesmo modo não causa influência nos custos e receitas de outras propostas, se enquadrarão neste tipo socorrer duas situações concomitantemente, quando a possibilidade de implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com