TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao industrial

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.410 Palavras (30 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        Apuração de custos        

2.1        Diferença entre apuração de custos de uma industria e um varejista        

3        métodos de custeio        

3.1        CUSTOS VARIÁVEIS        

3.2        custos fixos        

3.3        Custeio integral ou por absorção        

3.4        custeio variavel ou marginal        

3.5        comparativo        

4        Custeio abc        

4.1        conceito        

4.2        CONCLUSÃO        

4.3        Possibilidade de uso para fins fiscais        

5        unidades equivalentes de produção        

6        Formação de preço de venda        

6.1        Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços        

6.2        volume de produção (para calculo unitário)        

6.3        tributação        

7        Ponto de equilíbrio        

8        Sistema de informação integrado        

8.1        conceito        

8.2        conclusao        

9        bibliografia        



  1. INTRODUÇÃO

As empresas buscam incessantemente a excelência nas atividades administrativas, afim de que o controle da organização seja pleno. Com as indústrias não é diferente. Principalmente focada no âmbito produtivo, o controle adequado favorece a obtenção de resultados almejados. A partir da avaliação da situação econômica e financeira da entidade, é possível ainda, aplicar estratégias, baseadas em tendências futuras. Se necessário for, poderão ser corrigidas os rumos da entidade por meio de gestões administrativas, com a finalidade de garantir a consecução dos objetivos a serem alcançadas. Diante do exposto, trataremos a seguir, de uma importante vertente da gestão contábil, a gestão industrial, com foco na contabilidade de custos.


  1. Apuração de custos

  1. Diferença entre apuração de custos de uma industria e um varejista

De forma geral, os custos variáveis são bem padronizados.  Por exemplo, na fabricação de um tipo de armário, o custo da madeira usada pode ser calculado de forma bastante precisa. Por outro lado, para uma empresa do comercio varejista que aceita vários tipos de cartão de débito, crédito ou vale refeição, para cada um deles haverá um custo diferente. Por esse motivo, para achar o percentual de custo desse tipo de venda em relação ao total, é necessário que se estime a parcela de venda recebida para cada tipo de cartão.

Nesse caso, será preciso usar a série histórica de dados e ajustá-la a eventuais tendências para poder projetar o percentual médio desse tipo de custo variável em relação às vendas e, consequentemente, ao preço final.


  1. métodos de custeio

Para auxiliar na gestão empresarial, é imprescindível dispensar atenção especial à administração financeira, a qual é impactada diretamente, quando as decisões relativas aos custos não são acertadas.  Para que se tornem mais conscientes e racionais, as tomadas de decisões devem obedecer os critérios da contabilidade de custos, considerando inclusive, os investimento, os gastos, os financiamentos e provisionamentos de perdas, por exemplo.

A apuração de custos, sendo um importante instrumento da gestão industrial, fornece direção para a execução das atividades planejadas, principalmente no tocante à alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis na organização, com vistas ao atingimento dos objetivos predeterminados, por meio dos métodos de custeio. A seguir traçaremos um comparativo entre os métodos de custeio variável (marginal) e custeio por absorção (Integral).

Para melhor entendimento dos dois sistemas de custeio, conceituamos os tipos de custos a serem estudados, quais são: custos variáveis e custos fixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com