TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao industrial

Por:   •  3/11/2015  •  Seminário  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMARIO

INTRODUCAO ..........................................................................................................07

DESENVOLVIMENTO................................................................................................08

CONCLUSAO.............................................................................................................14

REFERENCIAS..........................................................................................................15


  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade de custo trouxe inovações no meio contábil, desta forma a busca pelo conhecimento dessas novas estruturas de produção demonstra a importância da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial. Assim o profissional da área contábil deve ater se as necessidades que essa nova contabilidade vem exigir uma capacitação constante na busca pela capacitação profissional que esteja à altura de seu público a ser atendido. Pode-se dizer que a grande evolução da contabilidade teve como objetivo estruturar as normas contábeis a contabilidade internacional. Criando desta forma um sistema de evolutivo onde a Contabilidade até então aplicada no Brasil passa por uma grande transformação e suas demonstrações contábeis, sua forma de evidenciar suas informações, passam a obedecer às regras internacionais trazendo inovações para áreas como tributação e leis de um modo geral. Para que tratar sobre o tema proposto será analisadas as mudanças contábeis que estão sendo exigidas em todas as formas de lançamentos envolvendo a contabilização de custos industrial, mercado financeiro entre outros. Para entender sobre a nova contabilidade serão elaboradas algumas pesquisas envolvendo os seguintes tópicos: A Contabilidade na atualidade e a Indústria; Contabilidade de Custos Industriais; O Mercado Financeiro e A Importância da Gestão de Custos na Indústria Este Trabalho demonstra a importância da Contabilidade de Custo nas Indústrias, ajudando na tomada de decisão, pois através desta metodologia de evidenciar todo o custo de uma produção industrial torna possível ter um controle mais restrito de toda a demanda que a indústria precisará para alcançar seus objetivos finais.

A Contabilidade na atualidade e a Indústria

Desde que o homem abandonou sua vida nômade e começou a ter posses e controla-las, fez-se necessária a existência de uma ferramenta que lhe auxiliasse nessa árdua tarefa de controle patrimonial. Nos primórdios, o controle patrimonial era feito de forma simples, em tabuas de argila ou atribuindo-se a cada unidade do rebanho uma pedra e guardando-as, de modo a poder controlar o tamanho do rebanho. Posteriormente, esse controle patrimonial foi evoluindo e tivemos como fato histórico marcante o lançamento da obra do Frei Lucca Paccioli, em 1494, momento no qual se atribui o inicio da contabilidade, que seria a ferramenta necessária para prestar serviços à humanidade no tocante ao controle patrimonial. Com a evolução da humanidade, começaram-se as trocas e escambos entre as pessoas, estas foram evoluindo e surgiram os comerciantes, que passaram a fazer suas negociações em diversas regiões, porem, já com a mentalidade voltada para a obtenção do lucro e não pensando somente em permutar mercadorias. Com essa atitude, a cada operação realizada, eles apuravam de forma simples se a venda havia proporcionando lucro ou não, bastando apenas saber o quanto tinha pagado pela mercadoria comprada. Se o preço obtido na venda fosse superior ao valor despendido em sua compra, então havia lucro, em situação contraria, incorria-se em prejuízo. Porem surge no século XVIII, a Revolução Industrial e com isso as indústrias e suas produções mecanizadas, que trouxeram consigo um desafio à contabilidade: definir o quando custou o produto produzido. Segundo o IBRACON (NPC 27), “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data”. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. “Tais informações, juntamente com outras constantes das notas explicativas às demonstrações contábeis, auxiliam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade”. Um conjunto completo de demonstrações contábeis inclui os seguintes componentes:

Balanço patrimonial;

Demonstração do resultado;

Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;

Demonstração dos fluxos de caixa;

Demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e

Notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.

Na contabilidade de custos são divididos os principais termologias utilizadas, como:

  • Gastos: Sacrifício que empresa arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativo (normalmente valores monetários) Exemplos :Gastos com mão-de-obra, Gastos com aquisição de mercadorias para revendas, Gastos com aquisição de máquinas e equipamentos.
  • Desembolsos: Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com gasto (à vista) ou depois deste ( a prazo).Os Gastos podem ser classificados em: Investimentos, Custos ou despesas:
  • Investimentos: Gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros. Exemplos :

Aquisição de móveis e utensílios

Aquisição de imóveis

Aquisição de marcas patente

Aquisição de material de escritórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com