TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1  FUNÇÕES QUE PODEM EXERCER UM ATUÁRIO.        5

2.2. ATUÁRIO  E A GESTÃO EMPRESARIAL         7

2.3. A ATUÁRIA PROFISSÃO DO FUTURO        8

2.4. O RISCO NAS ORGANIZAÇÕES E O PAPEL DO ATUÁRIO        9

3.CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como fim abordar ao tema gestão empresarial e mencionar a área de atuação do profissional que se forma em ciências atuárias, através deste portfólio será elaborado um texto onde o foco principal é falar sobre a atuária em destaque no meio social como uma profissão de prestigio e considerada por uma pesquisa feita a melhor profissão para se trabalhar levando em conta vários requisitos como: Ambiente de trabalho, salário e estresse. Este também tem como finalidade mencionar as áreas onde o profissional da atuária pode exercer sua profissão, falando sobre cada uma e sua importância no meio social, essas áreas  são: auditoria atuarial, gestão de riscos, empresas de assessoria, consultoria em atuária, Fundos de pensões, previdência Social, instituições financeiras, companhias de seguros e empresas de capitalização. Serão então explicado essa parte relacionada ao profissional atuário e o seu campo de atuação na economia em geral.

O tema gestão empresarial terá destaque neste trabalho, pois será abordado com o intuito de esclarecer a relação a respeito da função do atuário na gestão empresarial   levando em consideração  que o atuário desenvolve um papel essencial de mensurar riscos por meio das provisões para ajudar nas tomadas de decisões. Sabe-se que alguns especialistas declararam que a atuaria é considerada a profissão do futuro, por isso esse tema também será abordado de uma forma a explicar o porque desta conclusão. E como ultimo tópico a ser  aludido se encontra o risco no contexto das organizações, esse será minuciosamente explicado levando em conta os riscos empresariais aqueles que podem ser previstos e os riscos naturais aqueles que são deduzidos e o atuário não pode prever e a importância do controle de cada uma dentro das organizações ou até mesmo na sociedade em geral. A metodologia utilizada para a elaboração deste foram: livros acadêmicos encontrados na biblioteca da Unopar e consultas em sites de pesquisas na web.

,


  1. DESENVOLVIMENTO

Um site norte americano de grande prestigio elaborou uma pesquisa a respeito do grau de satisfação em relação as profissões que existem no mercado de trabalho, em primeiro lugar considerada a melhor para se qualificar ficou a profissão de atuário, para se chegar a essa conclusão foram levados em contas esforços físico grau de estresse, local de trabalho e remuneração, entre todas as profissões existentes foi colocado na balança qual seria a melhor de atuação e de se investir para que o individuo possa se estar preparado para o futuro.

Ciências atuária é a formação do profissional atuário, é uma especialização que dura em média 4 anos e os principais conteúdos programáticos estudados são : contabilidade de seguro e gerência de risco, Gestão de riscos financeiro, e em alguns casos aulas de expressão e comunicação. Como se pode ver é uma área totalmente relacionada a calculo financeiros para prevenir riscos por meio de análises para evitar danos que acarretam consequência no meio da organização que pode levar a empresa a  falência ou colocar a organização em situações de alerta. Qualquer investimento deve ser analisado antes das decisões que envolve o futuro da empresa em questão.

Portanto a função do atuário no mercado merece o posto que se encontra no ranking mundial, pois ela é extremamente importante na sociedade por ter vários  âmbitos de atuação e todos serem vistos como métodos de prevenção a possíveis falhas ou crises que se pode enfrentar, uma empresa por exemplo se for bem assessorada se mantém invicta em um mercado altamente competitivo e consegue crescer mesmo em momentos de crises nacionais. Uma pessoas física também que encontrou um fundo de pensão e com auxilio de um atuário investiu no seu futuro, quando se aposentar terá uma quantia mensal que pode auxiliá-la neste momento de descanso. Também indivíduos que investem em companhia de seguros caso perca um bem de grande valor e pague uma mensalidade para assegurar esse bem, ela fica tranquila pois têm a garantia de que não terá prejuízos com a perca.Como se pode notar o papel do atuário é de grande valor e tem ganhado destaque com o passar do tempo, por se tratar de uma profissão que oferece segurança aos seus clientes e com as coisas tão imprevisíveis  e grandes mudanças que vem marcando a economia as pessoas preferem estar preparadas a se arriscarem, precisando assim do auxilio de um atuário.

2.1. FUNÇÕES QUE PODEM EXERCER UM ATUÁRIO

Um profissional com formação em ciências atuárias pode exercer várias funções pois a sociedade abre as portas para esse profissional por se tratar de uma especialização que desenvolve o papel de análises de riscos e praticamente o mercado trabalha o tempo todo com riscos, pois a criação de uma empresa já é um risco. Entre os campos de atuação de um atuário estão:Auditoria atuarial, gestão de riscos, empresas de assessoria, consultoria em atuária, Fundos de pensões, previdência Social, instituições financeiras, companhias de seguros e empresas de capitalização.Em cada um desses o atuário tem um papel.

Auditoria Atuarial - Neste caso a função do atuário é totalmente fiscal ou seja, fiscalizar organizações que trabalham com exposição aos riscos. Como instituições financeiras e companhia de seguros.Analisar se estas tem condições de atender as suas obrigações em tempo.  

Gestão de Riscos -  Esta é a função chave da profissão, pois em todos os casos analisados a previsão de riscos estar em primeiro lugar como função atuarial, ele analisa a situação de um negocio e os investimentos a serem expostos a empresa, por meio de cálculos financeiros  planilhas com a situação empresarial e provisões de possíveis mudanças no mercado, o atuário verifica se é viável ou não colocar o capital financeiro em risco. Mais a frente no tópico risco no contexto das organizações serão especificados os tipos de riscos existente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com