TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DANIELE JORGE FERREIRA, FRANCIELY TRIGUEIRO DE SOUZA, GRAZIELY TRIGUEIRO DE SOUZA, ILÇA MENDES PEREIRA, PATRICIA BATISTA DURÃES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

[pic 3]

Xinguara - PA

2012

DANIELE JORGE FERREIRA, FRANCIELY TRIGUEIRO DE SOUZA, GRAZIELY TRIGUEIRO DE SOUZA, ILÇA MENDES PEREIRA, PATRICIA BATISTA DURÃES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Cassandra

Tutor(a) de sala: Bruno Macedo Rosa

Xinguara - PA

2012

Introdução

A educação vem se modificando com o passar dos tempos que foi sendo construida de acordo com as necessidades sociais de cada momento histórico. E assim  com o passar do tempo ocorreram muitas mudanças até chegar na forma atual onde se desenvolveu várias formas de ensino.

Nos últimos tempos, a educação com meio de mobilização no contexto das transformações sociais, torna-se necessárias possíveis mudanças no contexto escolar. Esses discursos contribuem para a importância de se compreender a educação na dinâmica de transformações do movimento político, econômico, cultural e social ocorridas de forma globalizada.

Com o acesso as novas tecnologias, a educação se modifica a cada dia que passa e ajuda a desenvolver novas formas de conhecimento educacional com vários ambientes virtuais de ensino voltados para a área da educação, ajudando tanto os professores quantos os alunos na formação critica do pensamento.

Mudanças ocorridas na Educação

Com base nas pesquisas feitas com professores especializados na área da educação sobre seus métodos de ensino utilizado na sala de aula, obtemos as seguintes respostas sobre como esta sendo utilizado os seus conhecimentos de acordo com os métodos estudados.

Um professor o qual trabalha três anos em escola publica com crianças de nove anos utiliza os livros que estão disponiveis com cuidado para que estejam sempre atualizados, temos vários tipos de recursos tecnológicos disponíveis na escola são computadores, data show, televisão, DVD. Busco informação na internet procuro também na comunidade sempre levando em consideração a proposta construtivista com o objetivo de mediar às crianças a construir seus próprios conhecimentos e a descobri-los, para que ela possa ter capacidade criticas que o meio social hoje exige, sendo a mesma um ser que tenha condições de viver como cidadãos autônomos.

A escola e um espaço onde ampliamos os conhecimentos juntamente com pais ou responsáveis pelos indivíduos que buscam aprendizagem que essa ação conjunta venha atingir o objetivo com perspectiva de sempre renovar as formas de agir de pensar para melhorar as condições de vida, a educação deve estar aberta para as mudanças na atualidade à escola vem buscando dentro de suas limitações acompanharem as transformações e levar o educando a buscar acontecimentos atuais. O que falta é disponibilidade de recursos para que o educador tenha todas as condições necessárias para estar colocando em prática essas ações, Educação inclusiva para a diversidade não integra apenas os portadores de necessidades educativas especiais, físicas e motoras, mas todo e qualquer tipo de diferença que exija do educador uma postura ética e comprometida com a atuação adequada aos novos paradigmas educacionais, num estilo desvinculado dos moldes discriminatórios e tradicionais e bem firmado nos paradigmas da criatividade e da inovação, com esforço constante de motivar os alunos a uma participação ativa e prazerosa, na descoberta do saber coeso, integrante e interdisciplinar.

As tecnologias possibilitaram as pesquisas educacionais e o desenvolvimento dos nossos alunos contribuindo com a formação cidadã. No século XX,  a escola era considerada uma espécie de sonho dourado, capaz de levar e elevar valores, possibilitando concreta de mudança no status social do cidadão. A relação professor-aluno era vertical, piramidal, pois era hierárquica e tinha como consequência a submissão, o medo do aluno de se expor perante o público, restrito ou não, numa atitude submissa e apática, sendo, portanto considerado como um componente do conhecimento, o receptor da tradição cultural, aquele que nada sabe e que precisa do professor para absorver, como uma esponja jogada na água, a informação vinda deste profissional.

Utilizavam metodologias e livros didáticos não tinham disponibilidade de tantos recursos tecnológicos era mais tradicional o educando tinha o professor como o dono do saber e tinha vergonha de pronunciar diante dele. O alfabeto era cantado por professores e repetido pelos alunos como forma de decorar o conteúdo tão necessário para o processo de alfabetização. Era também bastante comum o aluno cantar a lição que vinha decorada de casa. Muitas vezes embora ele soubesse declamar todo o texto de cor e salteado, nem sempre era possível identificar cada palavra, pois, eles não as reconheciam no texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com