TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................................

2.1 Atuário.......................................................................................................................

2.1.1 Quais as principais atividades desenvolvidas pelo atuário?..................................5

2.1.1.1 Podemos considerar que essas profissões bem como os conhecimentos

da Ciência Atuarial podem contribuir para a gestão empresarial? Por quê?..................5

2.1.1.1.1 Por que a atuária é entendida como uma profissão de futuro?........................6

2.1.1.1.1.1 Qual a relação da atuária com o risco no contexto das organizações?.......7

3 CONCLUSÃO................................................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho irá apresentar o conceito de atuária e suas atividades. Essas atividades são desenvolvidas por um profissional especializado em identificar, avaliar e gerenciar riscos que afetam as pessoas, propriedades e as atividades econômicas, chamado de atuário. Uma de suas principais funções é determinar a possibilidade de certos eventos ocorrerem e propor ações para minimizar o custo e os riscos neles envolvidos.

        No ambiente empresarial é importante a tomada de decisões. Diariamente nos deparamos com situações que exigem uma tomada de decisão rápida e eficaz, visando assim, a promover a continuidade da empresa. Decisões que serão tomadas no dia a dia empresarial necessitam de informações fundamentadas, nas quais se possam confiar. Por essa razão, os atuários são essências para esclarecer em números, principalmente, as atividades securitária e previdenciária.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  ATUÁRIO

        É o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo. O objetivo fundamental do profissional de atuária é desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. 

Os campos de atuação desse profissional são: Fundos de Pensões, Instituições Financeiras, Companhias de Seguros, Empresas de Capitalização, Órgãos Oficiais de Previdência, Entidades de Previdência Aberta sem ou com fins lucrativos, Empresas de Assessoria e Consultoria em Atuária, Órgãos de Fiscalização, Previdência Social, Perícia Técnica-Atuarial, Auditoria Atuarial, Operações de Saúde, Universidades e Gestão de Riscos.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pelo CareerCast.com, um site norte-americano especializado em empregos, listou as melhores e piores profissões nos Estados Unidos este ano. No topo do ranking aparece como melhores as profissões de atuário, engenheiro biomédico, engenheiro de software, otorrinolaringologista e consultor financeiro. Já entre as piores profissões estão trabalhador de poço de petróleo, ator, soldado, lenhador e repórter de jornal, este na última posição. A lista tem no total de 200 profissões. O levantamento teve base em cinco critérios: demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectivas de contratação. Para compilar sua lista, a empresa usou principalmente dados do Centro de Estatísticas do Trabalho e de outras agências do governo norte-americano.

Líder do ranking a profissão de atuário é avaliada no estudo como uma função com 27% de possibilidades de crescimento e média salarial anual de US$ 87 mil. “Quem tem habilidade em matemática e estatística pode encontrar oportunidades gratificantes como atuário. A carreira é um desafio, e está em constante evolução. É um processo de aprendizagem ao longo da vida", diz Cecil Bykerk da Academia Americana de Atuários.

  1. QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO?

        Pesquisar as condições do Mercado de Investimentos, produzir plano de ações e políticas de investimentos, elaborar relatório de riscos e realizar cálculo de probabilidades em todas as áreas do mercado de capitais. Também lida com o trabalho burocrático dentro do mercado financeiro, trabalhando com a análise de riscos e planos de ações basicamente em três setores: seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades previdência: pode trabalhar tanto com a previdência social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos, capitalização e investimentos: trabalha com a pesquisa de fundos de investimento, a elaboração de planos e políticas de investimento, com a gestão desses fundos, com aconselhamento e consultoria no mercado financeiro e a medição dos possíveis riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com