TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão conhecimento na contabilidade

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.667 Palavras (19 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 19

   Neste trabalho vamos falar sobre Processos Administrativos, onde falaremos um pouco do que é planejamento, e qual a sua importância dentro da organização. Estudaremos o quanto é importante planejarmos, bem e com isto atingirmos excelentes metas sejam elas no nosso dia a dia ou profissionalmente. Falaremos sobre o resgate do planejamento, definir planos estratégicos para a realização de um projeto que atenda as necessidades da comunidade. Seja ela cultural, social, educacional e ambiental.
Estudaremos também possíveis falhas na Organização ou no planejamento, e o que pode ser feito para que possamos corrigir estas falhas e alcançar metas satisfatórias. Através da administração nós temos como entender melhor a importância do planejamento dentro da organização, onde fica para nós claro que a organização é quem administra, quem maneja a tecnologia e a produtividade. Com este trabalho estudaremos também que a organização tem grande importância na vida da sociedade, é através dela que a humanidade consegue que as coisas sejam feitas.
    Este trabalho também vai nos mostrar os níveis hierárquicos da organização que é como uma pirâmide onde o primeiro nível institucional (Administração superior), o segundo nível é Nível intermediário (Gerência intermediária) e o terceiro Nível Operacional (Supervisão de primeira linha). Esta é toda a introdução do que vamos falar do nosso trabalho a ser desenvolvido.
   No planejamento nós vivemos o presente, pensando no futuro o que pode ser feito para que o que foi planejado seja concluído de forma satisfatória.

      Com o planejamento é possível sabermos onde estamos e onde queremos chegar.

Planejamento é a chave para lidarmos com as mudanças de uma maneira positiva e proposital.

      O planejamento é elaborado de formas diferentes, nos vários níveis organizacionais.

       
 Planejamento estratégico: É um planejamento que abrange todas as organizações como um sistema aberto. É projetado para longo prazo, envolve a empresa como um todo, preocupa-se em atingir os objetivos globais da organização. É definido pela organização ao plano maior a todos os demais planos. É voltado para a eficácia da organização, alcançar objetivos e alcançar resultados.

       
 Planejamento tático: É elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada organização deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Ele é projetado para o médio prazo em geral, envolve cada departamento ou unidade da organização, se preocupaem atingir objetivos departamentais. È definido no nível intermediário da organização. É voltado para a coordenação e integração.

       
 Planejamento operacional: é um planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade particular. Suas principais características são:

          Projetar para o curto, médio e longo prazo a rotina diária de trabalho no cotidiano.

       
 Ter a preocupação de alcançar metas específicas.

       
 Voltar para a eficácia, na execução das atividades, fazer bem feito e corretamente. O que é chamado de excelência profissional.

Considerações finais

      Pesquisando em outros artigos, chegamos à conclusão que a empresa ou pessoa que tenha visão ela se torna especial, e com o passar do tempo quanto mais visão ela tiver, ela deixa de ser especial e se torna a maioria.

      Um bom empreendedor dentro da organização ele consegue antever os problemas antes que eles aconteçam e com isto evitando prejuízos futuros.

      Um bom administrador não se acomoda com suas primeiras conquistas, mas está sempre atendo para que, caso haja deslize ele terá habilidade para evitar o fracasso. Pessoas com visão estão sempre atentas às novas oportunidades, sejam elas pessoais ou profissionais, conseguem viver o presente e já estão se preparando para atingir no futuro o que almeja não se acomodando e nem deixando de buscar o novo.

      É importante deixarmos bem claro, que o planejamento dentro da organização faz a diferença, porque tudo que é planejado faz com que os erros não aconteçam, e com isto a qualidade, produtividade, etc. se deslancha de forma promissora.

      Ter visão faz com que a organização ganhe num todo, vivendo o presente e pensando no futuro e antecipando possíveis problemas que possam atingi-la.

      O bom administrador

faz da organização onde trabalha um lugar promissor.

      Dijalma de Pinho define o planejamento como desenvolvimento de processos, técnica atitudes administrativas, onde proporcionam uma situação variável de avaliar implicações futuras de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.

1) O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas implicações futuras de decisões presentes (Daucker 1962).

2) O planejamento não é um ato isolado, portanto deve ser visualizado como um processo composto de ações inter-relacionados ou interdependentes que visam a alcançar os objetivos.

3) O processo do planejamento é muito mais importante que se resultado final.

O Planejamento provoca modificações em pessoas, tecnologias e sistemas.

       
 Temos o planejamento participativo: onde o papel do responsável não é simplesmente elaborar o processo, mas sim facilitá-lo.

       
 Planejamento coordenado: Onde todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem independentes.

       
 Planejamento integrado: Deve ter seus planejamentos integrados.

       
 Planejamento permanente: É uma condição exigida pela própria turbulência empresarial.

       
 Temos três tipos de planejamento: Estratégico, prático e operacional.

       
 Estratégico: que é responsabilidade dos níveis mais altos dentro da empresa.

       
 Tático: trabalha com decomposição dos objetivos estratégicos e políticos.

       
 Operacional: considerado como formalidade, documentos etc.

      Em uma segunda pesquisa no livro de Antônio Cesar Amaru Maximiano, ele definiu planejamento como uma ferramenta em que a organização e as pessoas usam para administrar suas relações com o futuro.

      Planejamento é objetivo a ser alcançado, meio para realização de resultados, tomardecisões no presente de forma que estas não venham interferir no futuro.

      Planejamento dentro da organização:

      Este projeto permite elevar um grau de controle sobre o futuro, dos sistemas internos e das relações com o ambiente.

      Defini objetivos, meios de execução, Política, procedimento, atividades e recursos.

      Nas três pesquisas em livros diferentes podemos observar que todos definem o planejamento como uma arma para que uma vez bem planejada, evite erros futuros.

Elaboração de Projeto Ambiental

      Após verificarmos as definições de “Planejamento”, elaboramos o seguinte Plano Estratégico para estruturar um projeto de entidade que atuará no ramo do Meio Ambiente, pois, entender nosso Planeta como um grande barco ao qual tudo que existe está sobre ele, sejam seres vivos ou não. Portanto, cabe a cada um fazer sua parte para garantir que todos os seres humanos, todos os animais doméstico ou selvagem, todos os objetos materiais naturais, artesanais, industrializados, etc. tenham seus espaços de maneira dinâmica e confortável. Entretanto, estabelecer um sistema organizacional capaz de corresponder às necessidades de cada um neste conjunto de situações exige compreensão, dedicação e empenho de todos, pois as necessidades e os direitos do indivíduo e da coletividade estão ligados diretamente com as ações individual e coletiva da sociedade. Porém essas ações dependem de organização que disponibilize condições e ferramentas para exercermos nossas habilidades, de acordo com a vocação de cada um, onde a somatória dessas vocações e habilidades resulte em elaboração e execução de projetos que possa corresponder ao anseio de todos. Nesse sentido, nosso grupo está apresentando uma proposta de organização para colaborar na recuperação e preservação do meio ambientedentro do espírito de uma Cidade Sustentável.

Para a execução de nosso projeto planejamos atuar em algumas frentes especificas como:



COLETA SELETIVA
      A coleta seletiva não só melhora a qualidade de vida das pessoas como educa os moradores a exercitarem a cidadania ao diminuírem, substancialmente, os resíduos orgânicos destinados aos Aterros Sanitários, além de incluir muitas pessoas no mercado de trabalho. Coletar, separar e dar o destino correto aos materiais recicláveis é o trabalho das Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis. Esta é uma forma de unir os catadores para buscar reconhecimento e direitos enquanto trabalhadores, além de dar maior visibilidade às ações de coletas seletivas na cidade.
      Os materiais recolhidos pelas Cooperativas são: papel, plástico, rider, ferro, cobre, alumínio, vidros, resíduos de madeira, lixo eletrônico e resíduo de óleo alimentício.
Ser catador cooperado das Cooperativas é uma oportunidade de inserção social, uma vez que por meio das Cooperativas os catadores têm a oportunidade de legitimar suas reivindicações por meio de parcerias com órgãos públicos e privados, além de parcerias com as entidades que ofertam cursos e reuniões que visam a otimização do negócio e da qualidade de vida onde eles estão inseridos. Ou seja, é uma oportunidade de aliar uma atividade que proporciona lucro e desenvolver um trabalho essencial para uma sociedade de consumo: a reciclagem de seus materiais reutilizáveis é feita através de Cooperativas, que são divididas em duas categorias de catadores: o cooperado e o colaborador. O primeiro está vinculado à Cooperativa e recebe periodicamente o pagamento dos rendimentos obtidos pela Cooperativa, paga sua cota-parte mensalmente e participa das decisões da Cooperativa. Os segundos, isto é, oscolaboradores têm a oportunidade de revenderem seus materiais para a Cooperativa por um preço melhor que o de mercado.

ARBORIZAÇÃO

      Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é estar associada à vida, ao ar que respiramos. Daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados. Benefícios: Proteção dos Solos (Evitam a erosão. A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar); Proteção de rios e nascentes (Evitam o assoreamento e contaminação); Fertilização (Trazem nutrientes do subsolo para a superfície e formam húmus com a queda de seus galhos e folhas); Fornecimento de materiais (madeira, papel, carvão, substâncias medicinais, além de óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros); Preservação da vida silvestre e de plantas (servem para abrigo, alimentação ou reprodução de animais); Retirada de poluentes do ar; Influência na economia (servem como fonte de renda: indústria química, farmacêutica, cosmética, etc.); Influência no clima (influenciam na umidade, precipitação, escoamento superficial e temperatura, entre outros fatores); Diminuição de ruídos externos; Embelezamento da cidade e valorização dos imóveis do ponto de vista ambiental, paisagístico e econômico; contribuição para o equilíbrio psicossocial, transmitindo sensação de calma e conforto às pessoas.

LIMPEZA DE MARGENS DE RIOS, CÓRREGOS E LAGOS.

      Hidrosfera é o sistema formado pelas águas que podemos encontrar na superfície ou subsolo do nosso planeta. A água da hidrosfera pode ser encontrada nos oceanos, mares, rios, lagos, nuvem (em forma de vapor), polos norte e sul (em forma de gelo), aquífero, lençóis freáticos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com