TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Orçamento Empresarial

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.205 Palavras (13 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WESLEY MARTINS SOARES

Gestão de orçamento empresarial

[pic 2][pic 3]

ARAÇUAÍ

2013

WESLEY MARTNS SOARES

Gestão de orçamento empresarial

Produção textual apresentada á UNOPAR, disciplina Interdisciplinar,  como requisito para formação em Ciências Contábeis.

[pic 4]

ARAÇUAÍ

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...........................................................................................................

1. CONCEITO DE ORÇAMENTO ..................................................................................

2. ORÇAMENTO GERAL ............................................................................................

 3. ORÇAMENTO FLEXÍVEL .......................................................................................

4. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO ..................................

5. AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO ......................................

6. ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA................................................................

7. BALANÇO PATRIMONIAL .......................................................................................

8. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO............................................

9. DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA ..........................................................

10. A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS ......................................................................................

 CONCLUSÃO ............................................................................................................

REFERÊNCIAS ............................................................................................................

Introdução

Neste trabalho vamos analisar o papel do orçamento em uma gestão empresarial, a importância das suas técnicas e conceitos que evidenciam de forma ampla os princípios, conceitos e tipos de orçamentos para conhecimento geral do processo.

Orçamento é o plano financeiro estratégico para agregar informações rápidas e eficientes de uma administração, seja ela governamental ou privada. Estudaremos seus tipos de orçamentos seus planos positivos, questões tributárias, isenção, demonstração dos resultados, comparações dos orçamentos realizados, com utilização dos métodos quantitativos.

O preparo será esclarecer e colocar em pratica as teorias e técnicas apresentadas.

  1. conceito de orçamento;

O orçamento é o plano estratégico e financeiro de uma empresa para um determinado exercício. É mais do que uma estimativa, deve ser baseado no compromisso dos gestores.

É um conjunto de técnicas que os gestores utilizam para avaliar e gerenciar cenários futuros de forma dinâmica e eficaz, esse planejamento deve ir além dos aspectos financeiros, e um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, deve ser visto como um guia para ações futuras da empresa.

Orçamento é um planejamento administrativo de todas as operações das despesas, na qual objetiva os acontecimentos de um futuro definido. Welsch (1983).

  1. Orçamento geral;

A sobrevivência das empresas e organizações depende de planejamentos, é o processo construtivo onde qualquer negócio, qualquer  estabelecimento deve-se adequar  nesse processo de planejamento estratégico, tático e operacional.

As principais etapas para se elaborar um orçamento empresarial são: orçamento de vendas, orçamento de produção e fabricação, orçamento de custo de matéria-prima, orçamento de custos de mão-de-obra direta, orçamento de custos indiretos de fabricação, despesas de vendas administrativas e projeção dos financeiros.

Orçamentos de vendas: Estima a quantidade de cada produto que a empresa deseja vender em determinado período, também o total de receitas estimadas, deverá orçar as despesas de vendas e distribuições administrativas. Para determinas o orçamento de vendas deve-se levar em conta fatores externos e internos:

Os fatores internos são de capacidade de produção, capacidade de vendas, gestão financeira e logística de entregas. Os externos são mercados, concorrentes, políticos, economia externa, tecnologia, fatores sociais e culturais.

Orçamento de produção e fabricação: Finalizada a projeção de vendas, inicia-se a elaboração do orçamento de produção que consiste na formulação do plano de produção por tipo e unidade.

Passarelli e Amorim (2003, p. 65) dizem que “É a conversão do orçamento de vendas em plano de produção, levando-se em conta as diretrizes formuladas na política de estoques de produtos acabados escolhida pela empresa”. A respeito da capacidade de produção, o orçamento deve considerar:

• Máxima utilização da capacidade de produção – evitar a ociosidade da capacidade produtiva.

• Máxima estabilidade da produção – prevenção de oscilações consideráveis entre períodos de alta e baixa produção que acarretam em custos adicionais e instabilidade na mão-de-obra.

As empresas devem levar em conta o aspecto de armazenamento, disponibilidade de mão-de-obra, prazo de entrega, capacidade de produção dos equipamentos, estoque, produção  disponibilidade de matéria-prima.

O orçamento de produção e as praticas de estoque é que oferecem as condições para que essa coordenação seja conseguida. Wesch (1983, p/129).

Já o orçamento de fabricação, são considerados custos indiretos, que não podem ser classificados como matéria-prima ou mão-de-obra direta. É controlado pelo departamento de produção de forma individualizada, ele pode variar de conforme a fabricação, pois depende da produção, já o restante é classificado como item de custo fixo indireto. São eles:

Depreciação, mão-de-obra indireta, seguros, aluguéis, materiais de expediente, energia, água, etc.

Orçamento de matéria-prima: orçamento de matérias-primas contribui aos gestores do processo na avaliação da necessidade física de cada tipo de matéria-prima utilizada nos diversos produtos da linha alimentícia. Além disso, proporciona uma análise mais apurada, facilitando na tomada de decisão sobre a adequação dos estoques, baseado em políticas de estocagem definidas previamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com