TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de estoques em ambientes hospitalares

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.931 Palavras (16 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Garanhuns - PE

2014


SUMÁRIO

[pic 12]

1 INTRODUÇÃO        0

2 A GESTÃO DE ESTOQUES EM AMBIENTES HOSPITALARES        04

2.1 Controle de estoque        05

2.2 Logística hospitalar        07

3 DIREITO E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE        08

4 PROCESSOS LICITATÓRIOS, CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO        09

4.1 Licitação        09

4.2 Contrato        10

4.3 Terceirização         11

5 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13



  1. INTRODUÇÃO

                O presente trabalho tem como finalidade apresentar conceitos de gestão de estoque em ambiente hospitalar, dando ênfase ao controle de estoque; logística hospitalar; direito e legislação em saúde e processos licitatórios, contratos e terceirização. Os temas colocados para discurso abrangem diverso assunto no âmbito hospitalar, que no decorre do trabalho vai se discutido alguns ponto. Quando se fala em Gestão de Materiais tem como propósito de obter recurso necessário para uma boa prestação de serviço privado ou público com menores custos possíveis. Primeiramente deve ter um bom planejamento estratégico e ter conhecimento sobre administração, é de suma importância o planejamento de estoque, sendo “o estabelecimento da distribuição racional não tempo e espaço recurso disponíveis e hierarquia um menor desperdício necessário para a realização com êxito de um propósito previamente definido”.

        O gerenciamento de materiais hospitalares tem como propósito obter recurso necessário para uma boa, prestação de serviço tanto privado como público com menor custo possível deve ter um bom planejamento de materiais que é de suma importância para bom rendimento na área de estoque do hospital sendo quando for fala em estoque “o estabelecimento de distribuição racional no tempo e espaço com recuso disponível e hierarquia um menor desperdício necessário para a realização com êxito de um propósito previamente definido”.

        Assim, o estudo da logística hospitalar vem crescendo bastante, pois dela depende, entre outros setores, o abastecimento de todos os pontos de distribuição de medicamentos e materiais dentro do hospital. Sendo que a logística é vital não só para o funcionamento dos hospitais, mas para todas as organizações, principalmente aquelas que se obrigam a trabalhar com estoques altos. O gerenciamento desses estoques tem como principal objetivo minimizar custos e perdas, e implementar o uso e distribuição dos mesmos.

        O trabalho está composto por uma introdução; três capítulos, uma conclusão e referências.

2 A GESTÃO DE ESTOQUES EM AMBIENTES HOSPITALARES

A Gestão de Estoques configura-se numa das atividades mais importantes numa Organização, pois deve primar pela Logística Integrada e por uma Cadeia de Suprimentos ágil e eficaz. É imensa a busca pela otimização da relação custo de estoque e resultado operacional, precisando sempre que possível optar pela redução de estoque, sem prejudicar o nível de serviço, tarefa aparentemente impossível por contrariar o ensinamento básico de logística.

         Administrar materiais em ambiente hospitalares, principalmente os mantido com verbas públicas, representa aos geradores um desafio constante, pois a necessidade imposta pelas políticas pública de saúde, as demandas da população mais carente, as formas legais de aquisição dos medicamentos e materiais necessários, bem como os anseios dos profissionais de saúde, devem se materiais no principal direcionamento das ferramentas de administração de materiais. Administração de materiais “Tem como objetivo de conciliar os interesses entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiros e operacionais das empresas” (GONÇALVES, 2009, P.2.).

        A Administração de Materiais, “Tem o objetivo de conciliar os interesses. Entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiros e “Operacionais das empresas”. “pode ser entendida como uma área especializada da administração geral de uma organização”, apresentando então a necessidade de ser integrada a todo o processo gerencial de uma instituição, participando de todos os momentos de planejamento empresarial. Como todo o processo de gerenciamento, ela é extensa e envolve uma série de etapas, e essas formas de abordagem são habitualmente divididas nas empresas em três grandes grupos, a saber: Gestão de Compras, Gestão de Estoques e Gestão dos Centros de Distribuição. Considera-se que, para um bom gerenciamento, um mínimo das ferramentas típicas de Administração de Materiais, e que envolvam os grupos acima referidos, devem ser utilizadas.

        Com todo o processo de gerenciamento, ela é extensa e envolve uma série da etapa, e essas formas de abordagem são habitualmente divididos nas empresas em três grandes grupos: Gestão de Compras, Gestão de Estoque e Gestão dos Centros de Distribuição. De acordo com Dias (2009, pg.178) “objetivos da classificação de materiais é definir uma catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os materiais componentes do estoque da empresa”.

        Observa-se que na empresa (A) a gestão de estoque é vista como grande fonte de gasto e não gera retorno, e não atende a necessidade do cliente. Enquanto que a empresa (B) a gestão de estoque é descentralizada conforme suas unidades e o estoque das unidades são superiores ao estoque do almoxarifado, isso mostra que não existe uma excelente distribuição por parte do almoxarifado central, podendo futuramente faltar produto em alguma unidade por falta de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com