TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de fluxo de caixa

Artigo: Gestão de fluxo de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

O fluxo de caixa é o rei - A analogia não poderia ser mais clara. A gestão do fluxo de caixa deve ser a sua atividade mais importante quando você for criar uma empresa. Muitos vão lhe dizer que você dever ser um bom vendedor – de fato, os grandes empreendedores são exímios vendedores – mas a gestão do caixa da empresa é a sua atividade mais nobre.

Entenda por gerir o caixa o desenvolvimento e o acompanhamento de atividades como a analise das áreas da empresa nas quais você vai investir ou gastar dinheiro, o que comprar , quando e como pagar, o que vender, como parcelar e quando desistir da venda. As informações de entrada e saída do dinheiro ao longo do tempo resumem bem a gestão do caixa em curto, médio e longo prazo.

Evite contrair dividas sem antes ter uma gestão organizada do fluxo de caixa da empresa. Não saia comprando sob qualquer condição de pagamento, pois talvez mais importante que o preço a ser pago sejam as condições que você negociou para fazer o pagamento. O mesmo ocorre com as vendas. Muitos empreendedores se empolgam e fazem de tudo para concretizar uma venda, parcelando de forma convidativa para os clientes. Isso pode atrair mais clientes, mas você devera ter caixa para manter a empresa funcionando enquanto os pagamentos não são feitos.

Parece simples, mas muitas empresas quebram não porque não vendem, mas porque vendem demais e de forma desorganizada, ficando com “buracos” no caixa, o que as leva a buscar ajuda desesperada em bancos para conseguir capital de giro. E você deve saber que capital de giro é um recurso de curto prazo e o mais caro de obter, pois os bancos cobram taxas altíssimas para emprestar. Resumindo, se o caixa não for tratado como Rei na sua empresa, logo você não passara de um simples súdito suplicando ajuda aos donos do dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com