TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de negócios. O conceito de orçamento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão de negócios. O conceito de orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL.

Tema:Gestão Empresarial Elaborado no período do 4ª Semestre do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.

Primavera do Leste

2013

SUMARIO

Introdução:

Diante do atual cenário mundial que esta sendo caracterizado por profundas crises econômicas e financeiras, anúncios de falências de grandes corporações, além de várias medidas políticas para tentativas de recuperação da economia mundial, tais fatos têm afetado e causado mudanças e grandes preocupações por parte de uma infinidade de empresas, sejam elas brasileiras ou não, em quase todos os setores da atividade econômica.

Com a Intenção das empresas se manterem no mercado, competitivas e lucrativas, já estão utilizando instrumentos de gestão mais rígidos e eficazes, preparados para obter maiores controles de seus negócios.

Com a utilização desses instrumentos de gestão talvez seja uma das alternativas encontradas para que as empresas consigam sobreviver no atual cenário mundial e enfrentar a grande concorrência existente. Diante de todos estes problemas,as empresas optam a buscar instrumentos que atendam ao processo de gestão,tornando-se essencial para a permanência das mesmas no mercado.

Com este trabalho desenvolvido pelos alunos do 4º semestre do curso de graduação de ciências contábeis vamos ver que o Orçamento na gestão de uma empresa gera uma diferença enorme em sua lucratividade e despesas.

1. Conceito de Orçamento.

O orçamento surgiu da necessidade do mercado levando as empresas a busca da perfeição e da concorrencia, devido a globalização,constantes mudanças vem ocorrendo no ambiente dos negocios fazendo com que as empresas aprimorem seus processos.

“[...] à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” (PASSARELLI;BOMFIM, 2004, p. 11)

O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece,da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.”

(PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11)

2.Orçamento Geral

Por orçamento Geral entende que e aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

2.1 Orçamento Operacional

Como orçamento operacional entende-se aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada.

 Orçamentos de Receitas

 Orçamentos de Produção

 Orçamentos do estoque final

 Orçamentos de materiais diretos

 Custos de mão de obra direta

 Orçamento de custos indiretos de fabricação

 Orçamento do custo de produtos vendidos

 Orçamento de custos P e D e desenho

 Orçamento de custos e Marketing

 Orçamento de custos de Distribuição

 Orçamento de custos de atendimento ao cliente

 Orçamento de custos administrativos

 Orçamento de demonstração de resultados orçados.

2.2 Orçamento Financeiro

O orçamento financeiro, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas.

 Orçamento de Dispendio de capital

 Orçamento de caixa

 Balanço orçado

 Demonstrações de resultados orçados

3.Orçamento Flexivel

O Orçamento Flexivel na maioria das vezes serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.

O mesmo necessita de maior participação dos membros da organização. Somente com o crescimento do nível de informação é possível uma aplicação do orçamento flexível com sucesso. Ele oferece as informações necessárias para melhor análise do desempenho de um determinado departamento.

Basicamente Orçamento Flexivel é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nivel de atividade.

4. Pontos positivos do Orçamento para a Gestão

O orçamento tem um desafio importante que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com