TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão e Orçamento Empresarial

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.974 Palavras (16 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos e teorias que embasam a Gestão e Orçamento Empresarial.

O orçamento é uma importante ferramenta para a gestão empresarial, ele é a expressão detalhada de todas as receitas e despesas previstas para a organização.

O orçamento geral ou mestre é dividido em operacional e financeiro, é aquele que abrange todas as atividades da empresa. O orçamento flexível possibilita ao gestor atuar frente às incertezas de mercado dentro de uma determinada margem.

A isenção tributária é como se fosse um salvo conduto em que o cidadão que normalmente seria tributado devido a um determinado fato deixa de ser. Já imunidade tributária é a característica da qual algumas pessoas se beneficiam em virtude de contra elas não surgir qualquer tributo.

O balanço patrimonial e a Demonstração do resultado do exercício são duas demonstrações contábeis obrigatórias. O balanço patrimonial evidencia a situação patrimonial da entidade resultado do processo contábil de um determinado período já a demonstração do resultado do exercício demonstra o que aconteceu para que a empresa obtivesse um determinado lucro.

A demonstração do fluxo de caixa é segmentada em três grandes áreas: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.

1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

Pode-se definir orçamento como o plano financeiro que estabelecerá a estratégia empresarial para um determinado exercício, mais especificamente o orçamento é a expressão detalhada de todas as receitas e despesas previstas para um período futuro (mensal, trimestral, anual, qüinqüenal) de uma organização. Ele faz parte do planejamento organizacional, no qual devem ser estabelecidos objetivos e metas a serem concretizados em curto, médio e longo prazo, com detalhamentos quantitativos de todas as atividades a serem desenvolvidas pela empresa.

O orçamento segundo Welsch (1983) “é um planejamento administrativo de todas as operações da empresa, a qual objetiva os acontecimentos de um período futuro definido”. O autor ressalta também que é uma expressão formalizada de políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas.

No estudo do orçamento, entende-se por despesas todos aqueles gastos da organização que podem ser classificados de acordo com os fins a que se destinam. Nesse sentido, até os investimentos em ativos permanentes podem ser classificados como despesas. As receitas, por sua vez, correspondem às previsões de vendas de mercadorias, produtos e serviços da empresa, podendo incluir também as denominadas receitas patrimoniais e as rendas extraordinárias, não provenientes da atividade principal da empresa, como as oriundas das aplicações financeiras de sobras momentâneas de capital.

Uma das características do orçamento é apresentar previsões que podem ou não ser efetivadas. Assim sendo, um orçamento pode ter parte dele com um cumprimento rigoroso, o que normalmente acontece com as despesas, havendo a necessidade de ajustes e avaliações relativas às receitas, uma vez que, para a maioria das empresas, não há como controlar as forças de mercado.

O orçamento tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa. O orçamento deve ser iniciado com pelo menos três meses de antecedência da sua implementação partindo do inventário das hipóteses e seguida pela escolha das hipóteses que puderem ser validas, implementação das hipóteses e acompanhamento dos resultados.

Os orçamentos dividem-se em: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de custos da produção, orçamento de custos administrativos e com vendas, orçamento de outros itens DR- demonstrativo de resultados, orçamento de capital e orçamento de caixa.

Durante a elaboração de um orçamento, também é possível organizar diferentes visões, em função da multiplicidade de cenários que podem ocorrer, principalmente em relação às condições macro-econômicas. Dessa forma, um cenário significa uma versão possível do conteúdo orçamentário, possibilitando a visão de valores diferentes para a mesma informação a ser orçada, dependendo do cenário projetado.

Para que o orçamento possa ser bem acompanhado faz se necessário que os dados sejam constantemente atualizados e comentados, exigindo conseqüentemente mais esforço dos colaboradores, o que por sua vez pode gerar indiferença parar aqueles que não compreendem sua importância.

1.1 ORÇAMENTO GERAL

Orçamento geral ou orçamento mestre entende-se por aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

O orçamento operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes, ou seja, é a sustentação operacional da organização.

O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas.

As empresas que costumam preparar o orçamento geral e comparam com os resultados alcançados possuem uma ótima ferramenta para controle de seu planejamento estratégico de curto e longo prazo.

O orçamento operacional de uma indústria é dividido em oito partes, as quais devem conter o nível de detalhamento de acordo com as necessidades dos gestores, são elas: (a)orçamento de vendas, (b) orçamento de produção, (c) orçamento de compras de materiais diretos, (d) orçamento de mão-de-obra direta, (e) orçamento de CIF, (f) orçamento de despesas de vendas e administrativas, (g) orçamento de estoque final de produtos e (h) orçamento de custos dos produtos vendidos.

O orçamento financeiro deve prever baseado nas informações do orçamento de capital, a utilização de recursos financeiros pela organização. Usualmente é composto de: orçamento de caixa e demonstração financeiras projetadas. De forma suplementar, o orçamento financeiro pode incluir um orçamento de capital, no qual serão inseridos os investimentos de longo prazo da empresa.

1.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Por orçamento flexível entende-se aquele que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com