TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão empresarial

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 Introdução................................................................................................................4

2. Desenvolvimento....................................................................................................5

2.1 Etapa I....................................................................................................................5

2.2 Etapa II.................................................................................................................10

3 Conclusão .............................................................................................................12

4 Bibliografia ............................................................................................................13

1 Introdução

No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na área dos negócios empresariais o mercado busca profissionais qualificados e com a visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.

No presente trabalho iremos pesquisar uma empresa cujo o nome não importante, se a mesma utiliza alguma ferramenta de gestão financeira, se ela utiliza algum tipo de orçamento, vamos pesquisar qual o tipo societário da empresa, e várias outras áreas como por exemplo se o entrevistado sabe a importância do profissional em atuária.

2 Desenvolvimento

2.1 ETAPA I

O empreendedorismo no Brasil ainda está incipiente em alguns aspectos de gestão e administração de negócios, e diríamos até que a gestão ou é muito acadêmica ou muito baseada na percepção prática do empresário, ficando um vácuo, uma lacuna, entre as duas formas de gestão.

Existem no mercado muitas consultorias ou serviços especializados em determinadas necessidades que as empresas apresentam: contabilidade, gestão financeira, marketing, marketing digital, tecnologia, etc. Na região do Mato Grosso na cidade de Campo Novo do Parecis, foi elaborada uma pequena pesquisa na empresa Central Motos, identificamos que a empresa possui uma gestão organizada, ou seja, a empresa utiliza um planejamento estratégico para sempre buscar os melhores resultados e se destacar no mercado, tanto nos sistemas para melhor entendimento dos estoques, fluxo de caixa, demonstração do resultado do exercício, entre outros.

Os funcionários também recebem cursos de atendimento ao cliente, cursos dos sistemas, para melhor atender seus clientes.

Na nossa cidade em Campo Novo do Parecis, como já foi citado anteriormente, não e uma cidade muito grande, essa empresa que escolhemos pode ser considerada uma das melhores empresas no ramo de comercio varejista de peças e prestadora de serviços para motocicletas.

Cadastro da Empresa

Ramo de atividade - Comercio varejista de peças e prestadora de serviços para motocicletas.

Tempo de exercício da atividade - A empresa está no mercado de trabalho a dez anos.

Organograma (distribuições das principais administrativas e de contabilidade se for interna) –

Entrevista

Vamos agora entrevistar um funcionário da empresa que trabalha na parte de administração.

Perguntas:

A Administração contábil (aquela que levanta as demonstrações financeiras) e própria ou terceirizada?

R= A contabilidade da empresa e terceirizada, achamos melhor esse procedimento assim não temos que contratar um profissional contábil só para a empresa, e que fique aqui todo o tempo, o escritório que nos presta serviço e muito eficiente, e nos mantem informados de tudo que acontece e os riscos que podem vir a acontecer.

Quais os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades?

R= Riscos Externos/Governo: Exemplo de Riscos externos - é aquele relacionado às decisões econômicas, de legislação, entre outras que emanam no governo de um determinado país e que mudam uma situação interna de tal forma a afetar as organizações que nele mantêm negócios.

Riscos internos – contratação e demissão de funcionários, como por exemplo, a capacitação do novo funcionário e os custos gerados em relação ao funcionário demitido.

O entrevistado sabe o que é e para que serve a atuária?

R= Foi possível constatar que o responsável pela empresa não tem conhecimento sobre o que é um profissional na área de Atuária.

O entrevistado possui algum tipo de controle financeiro? Qual o grau de importância que ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com