TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira: Sistema de acumulação de custos

Trabalho acadêmico: Gestão financeira: Sistema de acumulação de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA UNIDERP EAD –

CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SEMESTRE-

TURMA-

DISCIPLINA – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

COMPONENTES:

Feira de Santana-BA, 02 de Junho de 2014.

INTRODUÇÃO

No gerenciamento das entidades vive pessoas, que, constantemente precisa tomar decisões de investimento, tais como: aquisição de máquinas e equipamentos, implementação de novas tecnologias, ou qualquer outro projeto que tenha como objetivo a maximização de lucros ou riquezas dos acionistas.

Para obter recursos financeiros para a implementação de seus projetos, as empresas necessitam de financiamento, pois, muitas vezes não possuem todo o montante necessário, ou nem sempre é possível utilizar, somente, fundos próprios, para que o investimento atinja todo o seu potencial.

Portanto, os recursos financeiros são escassos e, consequentemente, as empresas têm que competir umas com as outras, a fim de obter os fundos de que necessitam, ao menor custo possível. A seleção adequada de recursos é fundamental, pois o custo de capital da empresa é função, entre outros fatores, do volume de fundos que serão captados. Entretanto, o montante a ser levantado depende, também, das oportunidades de investimento disponíveis. Assim sendo, as decisões de investimento e financiamento são determinadas simultaneamente.

as empresas precisam estabelecer prioridades, quanto à seleção de seus projetos de investimento. Para tanto, utilizarão

técnicas de análise de investimentos, a fim de chegar a resultados que permitam aos diretores financeiros apontar quais serão os projetos aprovados e os descartados. A literatura sobre decisões de capital (Gitman, 2001; Groppelli e Brigham, 2000), tem sugerido a confrontação da taxa interna de retorno (TIR) decrescente das opções de investimento, com o custo de capital crescente da empresa, para selecionar o conjunto de projetos em que a empresa irá investir.

SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos ou serviços.

Uma vez calculado os custos de cada centro de custo, é necessário transferir tais custos aos produtos ou serviços.

Sendo assim, o esquema de trabalho na apuração dos custos deverá:

1. Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.

2. Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos.

3. Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.

Estão dentre os tipos de custos empresariais a folha de pagamento, provisão de férias e 13º salário, encargos sociais, gastos de manutenção, apropriação das contas de luz, água, cálculo das depreciações, etc.

O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros.

A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, se o resultado não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem. É preciso avaliar qual foi o investimento e se o retorno está de acordo com o esperado. Por outro lado se a empresa está dando um retorno bastante favorável, é preciso que seja avaliada a possibilidade de novos investimentos.

Atividades de Investimento

Tomar decisões de investimento essa atividade diz respeito ao lado esquerdo do balanço. É a aquisição ou venda de ativos de longo prazo e outros investimentos não incluídos em equivalentes de caixa, eles determinam a combinação e os tipos de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa. Tais decisões são importantes porque afetam o sucesso da empresa na consecução de seus Objetivos. Estão dentre as atividades de investimentos:

• Vendas de ativos;

• Vendas de Títulos;

• Compra de Imóveis;

• Caixa de subsidiárias e operações internacionais.

Atividades de Financiamento

São as atividades que resultam das alterações no tamanho e na composição do patrimônio líquido e dos empréstimos da empresa. É útil para prever as exigências sobre fluxos de caixa pelos fornecedores de capital à empresa, bem como a capacidade que a empresa tem, utilizando recursos externos, para financiar as atividades operacionais e de financiamento. Podemos descrever como atividades de financiamentos:

• Empréstimos;

• Pagamento da dívida;

• Resgate ou recompra de títulos;

• Dividendos sobre títulos;

A Administração Financeira diz respeito às responsabilidades da empresa. Administradores financeiros administram, ativamente, as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como: a) orçamentos; b) previsões financeiras; c) administração do caixa; d) administração do crédito; e) análise de investimentos; f) captação de fundos. Segundo Gropelli e Nikbakht (1998), para serem bem sucedidos, os administradores financeiros têm que se envolver com as mudanças que ocorrem, constantemente, no campo das finanças, ou seja, são responsáveis pelo reconhecimento e respostas aos fatores de mudanças em todos os ambientes, sejam eles privados, públicos ou financeiros. Nesse ponto, vale ressaltar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com