TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Contabilidade Período Lógico Racional

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH

Carla Alessandra Santos Oliveira

Elias Júnior Aquino de Oliveira

Poliana Faria Moreira

História da Contabilidade - Período Lógico Racional

Belo Horizonte/MG

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        3

3 CONCLUSÃO        4

4 REFERÊNCIAS        5

1 Introdução


A contabilidade é uma prática antiga que era realizada de forma rudimentar antes mesmo de existir os números e a escrita, surgiu na antiguidade junto com a necessidade do homem de identificar e controlar seus bens, tal processo era feito com o auxilio de pedrinhas, ou seja, havia a crescente necessidade de avaliar, fiscalizar e monitorar as riquezas geradas. Dentro deste contexto apareceram as primeiras formas de inventário, dando assim ao homem maior controle sobre suas posses.
Antes da invenção do papel, ou de sua versão mais arcaica o papiro, placas de barro eram utilizadas como relatórios, através de símbolos gravados em sua superfície. (MARIA MARTINS, 2001, p.111)

Segundo Maria Martins (2001), as fichas de barro representavam mercadorias utilizadas em transações comerciais, que podiam ser animais ou mesmo produtos agrícolas, cuja movimentação é chamada atualmente de Método das Partidas Dobradas.

No Egito antigo ocorreu um grande passo no aprimoramento da contabilidade, agora com a ajuda do papiro, invenção dos egípcios. Segundo Maria Martins: “[...], por volta do ano de 2.000 a.C. já havia a obrigatoriedade dos livros e documentos comerciais, sendo a escrituração das contas, baseadas no valor da moeda egípcia da época.” Os templos religiosos também exerciam o controle sobre a economia e a escrituração contábil.
Assim a contabilidade foi surgindo, no início de forma mais arcaica, de acordo com realidade de cada época.
Para a contabilidade se mostrar como nos dias atuais o processo de desenvolvimento foi longo, como citado acima começou pela simples necessidade de controlar bens. A contabilidade continua em constante evolução e aprimoramento, para não tornar a ciência contábil obsoleta. Os principais períodos evolutivos da história contábil são segundo Antônio Lopes de Sá “[...] Intuitivo Primitivo, Racional-Mnemônico, Lógico Racional, Literatura, Pré-Científico, Científico, Filosófico-Normativo.” (SÁ, 1997, p.16).

        

2 Desenvolvimento

Existem sete principais períodos evolutivos do Conhecimento da Contabilidade, porém estaremos abordando o terceiro Período denominado Lógico Racional, iniciado a partir do século XI, se estendendo até meados do século XV, que se preocupou com a evidência de causa de efeito dos fenômenos organizados em sistemas primários e deu origem à partida dobrada. A razão pela qual se têm dividido em períodos os estudos da História da contabilidade é devido à utilidade que existe em diferenciar-se cada etapa da evolução.
A Contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela; por isso, seus progressos quase sempre coincidem com aqueles que caracterizaram os da própria evolução do ser humano.
A História da Contabilidade, portanto, encontram suas bases nas mais remotas idades, nesse período a Contabilidade era algo totalmente empírico, onde os fatos eram observados subjetivamente, tendo como utilidade única evidenciar o que se possuía.
Durante o período da Alta Idade Média (476 – 1.000), a influência da Igreja sobre as terras e a economia fez com que, no Ocidente Europeu, ocorresse uma estagnação na evolução social e econômica. O Oriente, entretanto, não sofria do mesmo modo a influência da Igreja ou dos problemas gerados pelos grandes latifúndios, permitindo que fosse desenvolvido nesta região um método de registros que posteriormente seria desenvolvido na Itália sob o nome de Método das Partidas Dobradas ou Método Veneziano.
 

http://axiomadacontabilidade.blogspot.com.br/2009/06/periodos-da-contabilidade-logico.html

A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual à soma dos valores creditados, ou simplificando: débito é igual a crédito ou origem é igual aplicação.
O método das partidas dobradas foi criado por Luca Pacioli. Segundo historiadores, Pacioli teria aprendido este método com povos do oriente, com quem teve contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com