TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do desenvolvimento contábil

Artigo: História do desenvolvimento contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 História da Contabilidade

Por volta do sexto milênio antes de Cristo, o homem primitivo praticava uma contabilidade rudimentar, NISTO HOUVE A CRIAÇÃO DE INUMEROS instrumentos de caças e pescas disponíveis, E CONTANDO COM seus rebanhos E suas ânforas de bebidas.

Mas foi na Mesopotâmia entre os rios Tigres e Eufrates, atual Iraque, que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais. O Homem começa a registrar seus patrimônios e a origem do diário.

Os séculos passam e surgem novas civilizações em torno do baixo Nilo na planície de inundação, a agricultura floresceu e com ela um povo que deixou seu legado até os dias de hoje, os Egípcios.

O papiro colhido nas margens do grande rio onde os escribas registravam os movimentos eram os primeiros livros contábeis.

Dos Portos de Tiro e Sidom os Fenícios navegavam pelo mediterrâneo expandido suas redes de comercio, foram eles os primeiros a desenvolverem as trocas com base monetárias e simplificaram os registros por símbolos.

Da Península Itálica vieram os romanos, nascia o maior e mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda Europa, Norte da África e Oriente Médio, conquistando povos e nações, levando a paz romana e o que se pode chamar de sistema jurídico de contabilidade organizado. DE SUA EVOLUÇÃO

Mais impérios nascem, crescem e morrem, e com Roma não foi diferente. Os bárbaros invadiram a península os sons das batalhas ecoavam-se por todos os cantos, era a queda do império romano.

Os árabes ao invadirem a península ibérica, trouxeram obras manuscritas de contabilidade que muito influenciaram o comércio na grande Europa. Comércio esse que floresceu EM VARIAS cidades COMO Veneza, Genova, Florença e Pizza. Os comerciantes necessitavam de uma escrituração capaz de refletir os interesses dos credores e investidores e que era ao mesmo tempo útil nas relações entre consumidores e fornecedores. O SISTEMA da contabilidade estava a caminho. 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com