TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico a medição da Performance Empresarial

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE NOVA ROMA

CLÉCIO BORBA DE ARAÚJO FERREIRA

Balanced ScoreCard – Ficção ou Realidade?

Trabalho de Controladoria

Prof. Antônio Mercês 

Sumário

Introdução

1. Histórico a medição da Performance Empresarial

1.1. Avaliar a performance pela necessidade de sobrevivência

1.2. Avaliação através das Medidas Contábeis e Financeiras

1.3. Pelo Desenvolvimento econômico, pela carteira de Clientes, pela Fidelização dos Clientes, Ativos intangíveis ou Capital intelectual

2. O Surgimento do Balanced Scorecard

2.1. O que é BSC?

2.2. Perspectivas do BSC, metas e indicadores-chave de performance

2.3. Que benefícios uma empresa irá alcançar se implantar o BSC de forma ampla e bem sucedida?

2.4. Caso de sucesso com o BSC

3. Aplicando o BSC - Empresa do ramo gráfico

3.1. Breve apresentação da empresa analisada

3.2. Identificando as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças – FOFA – SWOT

3.3. Aplicando o Balanced Scorecard - BSC

3.3.1. Seria possível implantar o BSC nesta LTDA.?

3.3.2. Quais as perspectivas do BSC que são menos desenvolvidas na nesta empresa?

3.3.3. Que impedimentos, provavelmente, seriam encontrados para implantar o BSC?

3.3.4. Que fatores críticos para o sucesso da implantação do BSC?

3.3.5. No contexto desta empresa sugira ao menos um indicador chave de performace para cada 1 das 4 perspectivas do BSC.

4. Conclusão

5. Fontes 

Introdução

O desempenho satisfatório de uma organização empresarial perpassa por um planejamento estratégico que se fundamente em fatores externos (econômicos, políticos, legais e a dinâmica do próprio mercado – clientes, concorrência, fornecedores – por exemplo) e internos (como: desempenho econômico da empresa, motivação da companhia, capacidade de inovar), ou seja, não considere apenas índices financeiros e ignore os demais fatores.

Buscando um maior equilíbrio e sinergia entre suas ações para alcançar os melhores resultados possíveis sem perder o foco na visão, missão e objetivos estratégicos estabelecidos, diversas empresas têm adotado o sistema de gerenciamento de estratégia, que também funciona como sistema de medição e ferramenta de comunicação, denominado Balanced Scorecard (BSC).

Neste presente trabalho acadêmico, será feita uma abordagem sobre o sistema do Balanced Scorecard em três capítulos: o primeiro capítulo sobre o histórico da Medição da Performance Empresarial, compreendendo numa avaliação de medidas contábeis e financeiras, necessidade de sobrevivência da empresa, dentre outras variáveis; o segundo capítulo trata do Surgimento do Balanced Scorecard, sua definição, bem como de suas perspectivas e benefícios; e, por fim, o terceiro capítulo abrange a Aplicação do BSC em uma empresa de algum membro do grupo deste trabalho por hora apresentado.

1.1. Avaliar a performance pela necessidade de sobrevivência

“Não é possível gerir o que não se pode medir...

e, se não se pode gerir, não se poderá melhorar.”

(William Hewlett)

Nessa necessidade de avaliar a situação da empresa ao longo do tempo foram sendo criados indicadores e demonstrativos cada vez mais eficientes para este fim, entretanto, com o passar do tempo tais indicadores se tornaram obsoletos por se tratarem apenas de medições estáticas de resultados das entidades.

Antes com o liberalismo pregado por Adam Smith e que regia a economia até meados da século XX, a economia era regida por uma “mão invisível” que orientava o mercado e trazia o equilíbrio entre mercados, tese que justificou os processos econômicos e orientou as empresas influenciando a maneira que seus gestores as gerenciavam, mas tal pensamento num mercado ainda imaturo e sem muitas inovações.

Hoje a situação é muito diferente do tempo das teses liberalistas, cada vez mais dinâmico e exigente os indicadores estáticos do passado não dão o suporte necessário para decisões precisas.

DFC – Demonstração de Fluxo de Caixa –, demonstrações contábeis pelo Método de partidas dobradas e tantos outros indicadores financeiros e/patrimoniais não perderam a validade, entretanto, não garantem mais a estabilidade da empresa, quantidade não é sinônimo de qualidade.

O BSC – Balanced Scorecard – é uma ferramenta de medição de resultados e desempenho criada para preencher a lacuna dos estáticos indicares contábeis dando-lhes um novo sentido e agregando a analise dos gestores novos pontos de visão que, uma vez ampliado, programa melhor ficando possível ter segurança de gerir à médios e longos prazo.

Atualmente, empresas que utilizam o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de medição de desempenho dizem que ele é a base onde se assenta o seu sistema de gestão. Aquelas que o usam com sucesso elaborar e para comunicar os objetivos estratégicos, há algumas características em comum: traduzem bem sua estratégia em termos de BSC, têm uma forte liderança interna, levam a estratégia de alto nível às unidades de negócios operacionais e aos departamentos de apoio, conseguem fazer da estratégia uma atribuição do dia-a-dia de todos e incorporam o Balanced Scorecard aos processos organizacionais.

O processo de desenvolvimento de estratégia acompanha o mercado, logo, é muito dinâmico, a cada novidade, a cada novo modelo de gestão, principalmente nesta era da informação e ativos intangíveis, é necessário criar ferramentas novas adaptando assim as empresas ao seu tempo, e garantindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com