TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico – análise, direcionamento e mensuração da performance empresarial

Por:   •  17/12/2018  •  Resenha  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Oswaldo Cezar Duarte Silva

Atividade Individual – 14/05/2018

Planejamento Estratégico – análise, direcionamento e mensuração da performance empresarial

Relatório de planejamento estratégico da Embraer S.A.

1. Análise Setorial

        Ao se analisar o setor aeronáutico, pode-se dividir em três principais áreas: Aviação Comercial, Defesa & Segurança e Aviação Executiva.

        No setor comercial, principal fonte de receitas da Embraer, quatro grandes empresas se destacam: Airbus, Boeing, Embraer e Bombardier. Já no setor executivo, as principais empresas são: Embraer, Bombardier e Cessna. Atualmente, nenhum país possui um mercado com dinamismo e magnitude suficiente para bancar os custos de desenvolvimento de novas aeronaves, por isso, a necessidade de atuação global das empresas do setor. Esse processo de concentração das grandes empresas aeronáuticas visa não apenas ganhos de escala, mas redução dos custos devido a atuação em diferentes segmentos do mercado.

        Devido a grande complexidade da tecnologia utilizada no setor aeronáutico, refletindo em altos custos de desenvolvimento de novos produtos, as fabricantes de aeronaves tem se concentrado nas atividades de projeto e montagem aeronáutica, utilizando partes estruturais como fuselagem e asas, além dos motores, de empresas fornecedoras. Observa-se uma especialização das fabricantes, que agem como coordenadoras de uma cadeia de produção, estabelecendo contratos de parcerias, de forma a repartir os custos e aproveitar as competências específicas.

        Na última área do setor aeronáutico, Defesa & Segurança, a presença do Estado é observada tanto na coordenação do processo de concentração, quanto nos programas de incentivo e apoio ao desenvolvimento tecnológico, além do desenvolvimento de novas aeronaves para uso militar.

[pic 1][pic 2]

        Na tabela 1, temos os 10 maiores grupos aeroespaciais do mundo, com dados de 2006. A Embraer se destaca como sendo uma das principais do mundo.

        Na figura 1, abaixo, uma linha do tempo das fabricantes de aeronaves comerciais desde a década de 80.

[pic 3]

[pic 4]

2. Análise das Competências Estratégicas

        A Embraer é uma empresa de capital aberto, que foi privatizada em 1994. Com a privatização, a Embraer passou a investir nos sucessores do Bandeirante (primeiro avião produzido pela empresa) e do Brasília. O processo de desenvolvimento passou a contar com softwares mais modernos e investimentos em tecnologia, além disso, a Embraer começou a mudar a forma como se relacionava com fornecedores. No projeto do ERJ-145, primeiro avião desenvolvido após a privatização, foram criadas parcerias de risco, ou seja, empresas que forneciam partes e sistemas estratégicos e compartilhavam os riscos do empreendimento. Desse modo, a Embraer se tornou um integradora de uma cadeia de empresas produtoras de partes, estruturas e aviônicos.

        O grande diferencial dos novos projetos da empresa foi o segmento em que se enquadraram. Enquanto Boeing e Airbus estavam produzindo aeronaves grandes, com 160 assentos ou mais, a Embraer se focou em aviação comercial para voos regionais, com aeronaves eficientes e menos assentos. Dessa maneira, ela tomou uma parte do mercado que tinha demanda por esse tipo de aeronave. A sua principal concorrente, a Bombardier, saiu atrás desenvolvendo o CSeries, enquanto a Embraer dominava o mercado Norte Americano e Europeu.

[pic 5]

[pic 6]

        A Embraer se destaca pela alta tecnologia envolvida em seus projetos, o mais novo projeto de aviação comercial é a família E2. Os jatos são uma evolução dos EMB 170, 175, 190 e 195. Eles tem maior eficiência, conseguindo um alcance de voo maior, menos gasto de combustível e mais assentos que as aeronaves da primeira geração. As aeronaves fabricadas dentro de “famílias”, trazem diversas vantagens no seu desenvolvimento, uma vez que utilizam um projeto base. São elas: comunalidade tecnológica entre as aeronaves, redução de estoque, menor custo de treinamento de pilotos, menor custo de manutenção, menores custos de P&D e de projetos, compartilhamento de ferramental e aprendizado tecnológico, especialmente na montagem.

[pic 7][pic 8]

        Por ter uma mão de obra muito específica e qualificada, a Embraer tem diversos programas de qualificação dos seus profissionais, desde a produção até a engenharia. Dois programas que valem destaque são o PEE, Programa de Especialização em Engenharia, e o PPE, Programa Projetista Embraer, ambos feitos de modo a qualificar profissionais de diversas áreas para atuarem em aeronáutica, tendo garantida uma colocação na empresa após a conclusão do programa.

        Outro segmento estratégico e muito importante para a Embraer é o segmento de aviação executiva. A Embraer investiu em diversos projetos com a família Legacy e Phenom, tendo sido premiada em diversas oportunidades pelo desempenho de suas aeronaves executivas. Esse segmento já corresponde a 30% da receita anual da empresa, ficando atrás apenas da aviação comercial.

[pic 9]

[pic 10]

3. Análise da Cadeia de Valor e Proposta de Inovação

        A análise da cadeia de valor deve englobar as atividades primárias e as atividades de apoio, dividindo as atividades primárias em cinco principais. Observando-se os elementos incluidos na cadeia de valor, objetiva-se aumentar a excelência na prestação do serviço, valor do produto e satisfação do cliente.

Seguindo o modelo de Porter, têm-se:

[pic 11][pic 12]

  • Atividades Primárias:

Logística de Entrada: Fornecedores e Parcerias, empresas que desenvolvem partes importantes para a Embraer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (280.5 Kb)   docx (310.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com