TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem e Sociedade

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.283 Palavras (30 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 30

INTRODUÇÃO

A Região Norte do Brasil é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua população é bem miscigenada (indígenas, imigrantes, cearenses, gaúchos, paranaenses, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos), fator que contribui para a diversidade cultural da Região. A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa, por esse motivo iremos destacar alguns desses vários elementos que compõem a cultura desse povo tão alegre e receptivo.

A região norte do Brasil é a maior em extensão territorial, mais precisamente, 659.637,9 km², que corresponde a 42,27%, quase metade do território nacional. São, mais ou menos, 3.869.637,9 pessoas por todos os sete estados que compõem essa área, sendo que Manaus e Belém, respectivamente, são as mais populosas.

Dos habitantes, mais da metade são da cor “parda”. A descendência dessas pessoas é dominada pela mistura dos de alguns povos do Brasil (com a migração de pessoas do sul, sudeste e nordeste brasileiro) e também de portugueses e africanos.

Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins são as unidades federativas que compõem essa região, que detém a responsabilidade de abrigar a floresta mais importante e rica do mundo: a Floresta Amazônica. É um território que, assim como todo o Brasil, abriga uma mistura de culturas e vem sendo construída por muitos anos. Imigrantes do sul e nordeste do país, além de portugueses africanos e outros povos, são parte do que é a região norte do Brasil.

1

ORIGEM

Os primeiros habitantes da Região Norte assim como no restante do país foram os indígenas, estes eram divididos em várias tribos e aldeias. A Região Norte do Brasil é formada por sete estados, são eles: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Está região possui uma área aproximadamente de

42% de todo território nacional, e segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vivem aproximadamente 15.865.678 pessoas na região.

Toda esta região é bem diversificada devido a miscigenação de outros povos que migraram para lá, entre estes estão os portugueses, espanhóis, japoneses e brasileiros de outras regiões. Todos foram a procura de trabalho devido a riqueza da região e a grande diversificação da Fauna e Flora.

2

TRADIÇÕES E COSTUMES

As tradições e costumes da Região Norte do Brasil é um tema muito abrangente, pois a região é formada por sete estados e cada um com seus costumes e culturas diferentes. A população é bem religiosa e a maior parte é católica, alguns de seus festivais são baseados em suas crenças.

São muitos eventos culturais realizados no norte do país, existem muitas tribos indígenas espalhadas por essa região. Os índios durante suas festas e celebrações se enfeitam de acessórios e pinturas corporais.

Duas festas mais populares do Norte são realizadas nos estados de Belém e Amazonas. No Belém uma das maiores tradições é o círio de Nazaré, que acontece no segundo domingo de Outubro onde mais de milhões de pessoas se reúnem em uma caminha de fé na capital do estado homenageando a Nossa senhora de Nazaré. Na Amazonas o Festival de Parintins é responsável pela divulgação do boi - bumba um evento bastante conhecido no nordeste que foi se espalhando pela região do norte. O Bumba meu boi é uma mistura das culturas européia, africanas e indígenas, é uma dança misturada com teatro que trazem elementos das tradições espanholas e portuguesas, com encenações religiosas.

3

No estado do Pará o costume mais comum é o carimbó. A dança é de origem indígena misturada com culturas diferentes, são elas: Africana com instrumentos de percussão dos negros e o estalar de dedos que vem de origem portuguesa.

Um evento cultural bastante conhecido em Tocantins são as cavalhadas que acontecem desde 1937, é realizado durante a celebração da nossa senhora de Abadia no dia 12 e 13 de agosto. Esse evento é uma cerimônia onde os sacerdotes do cavalheiro iniciam a celebração com sua benção, é entregue ao imperador lanças usadas na batalha, ou seja,

simboliza que estes estão preparados para se apresentar a nossa senhora de Abadia em honra ao imperador.

Em Rondônia durante a semana santa fazem uma encenação da paixão de cristo, esse evento cultural é um dos mais importantes para a população.

4

Nos estados da Região norte é comemorado a folia de Reis, que simboliza o nascimento de Cristo com encenação da visita dos três magos a gruta de Belém. Um dos eventos bastante populares também na Região é congo e congada, uma manifestação folclórica que é de origem africana com influencia ibérica, esse evento cultural é conhecido como sincretismo religioso que são entidades dos cultos africanos que eram como santos do catolicismo. O congo e congada é um evento que compõem Danças, musicas e procissão e é realizado durante o natal e nas festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Três Magos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com