TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotel Vida Boa

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

Direito e Legislação

Processos Administrativos

Tecnologias de Gestão

Daniel Batista Ramos [RA 9748434795]

Desafio Profissional

Tutora: Aurita Tereza da Silva Siqueira

Lavras / MG

26/05/2015


Sumário

Introdução----------------------------------------------------------------------------------------------------- 4

ANALISE DO AMBIENTE (Swot)---------------------------------------------------------------------------- 5

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA APURAÇÃO DE MELHORIAS------------------------------------------- 6

PROJETO COMPARTILHANDO BENEFÍCIOS-------------------------------------------------------------------------------------- 7

 CONSIDERAÇÕES FINAIS-------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------------------------------------------------------------- 10

INTRODUÇÃO

O Hotel Boa Vida passa por uma fase muito controversa a do momento atual do ramo hoteleiro da região, nossa função será enxergar os riscos e analisar e encontrar soluções para mudar esta realidade que assola este empreendimento que tem tudo para de tornar um expoente regional. Para que isto ocorra vamos aplicar técnicas elaboradas. O maior problema é a insatisfação de seus colaboradores, que não enxergam vantagens em fazer parte do hotel e fazem uma avaliação negativa, faremos então melhorias e projetos a fim de inverter essa situação, pois, a maior campanha de marketing e propaganda que se tem é de seus próprios funcionários, que além de tudo são o maior bem que qualquer empresa dispõe.

A administração consciente leva ao sucesso, para tanto, devemos atentar a todos os riscos e observar todas as oportunidades para que não haja diferenças ou brechas que possam destruir a ascensão do hotel.  

Análise do ambiente

Após assumir a direção do hotel Boa Vida, o primeiro, e principal desafio, será conquistar novamente a confiança e elevar a motivação dos colaboradores da instituição. Para isso terá de ser feito um levantamento dos pontos fortes e fracos para que sejam analisadas as oportunidades e ameaças e que sejam tomadas devidas providências para melhoria do ambiente de trabalho e consequentemente ascensão do hotel.

PONTOS FORTES (S)

PONTOS FRACOS (W)

Excelente estrutura: construção nova, com design atual e moderno.

Desmotivação dos colaboradores: funcionários não dentem prazer em trabalhar, atendendo os clientes de forma básica, sem interesse na satisfação ou retorno do mesmo.

Ótima localização geográfica: região em que se encontram praias, cachoeiras matas nativas, fauna e flora diversificada.

Falta de comunicação: por ser uma empresa de médio porte os líderes (mal definidos) não comunicam entre si deixando importantes lacunas e falhas no processo geral de funcionamento.

Espaço físico: grande área construída de forma a aproveitar cada setor  otimizadamente como piscinas, parque aquático, sauna, sala de convenções.

Falta de incentivo: os funcionários não tem nenhum incentivo além de seus salários básicos para exercerem sua função, não veem chances de crescimento profissional ou pessoal no hotel.

Acomodações: quartos amplos com excelente vista, sendo suítes, quiosques e chalés.

Planos de melhorias: os proprietários e gerente (anterior) não se importam com a situação dos colaboradores não lhes proporcionando oportunidades.  

Possibilidades diversas de lazer: o complexo além de contar com opções internas também pode contar belezas naturais das proximidades.

Alto índice de avaliações negativas: chegando a mídia este tipo de avaliação faz com que o movimento diminua gradativa e perigosamente levando ao baixo movimento e fluxo de caixa impossibilitando melhorias.

Maior hotel da região: o hotel em questão tem a maior infraestrutura de forma que, se bem aproveitada, tornar-se-ia um índice, uma referência.

Falta de mão de obra qualificada.

OPORTUNIDADES (O)

AMEAÇAS (T)

Como o maior da região o hotel pode se tonar um ponto de referência para vários setores.

Perda de funcionários, hóspedes, status e contratos para concorrentes.

Criação de inúmeros empregos diretos e indiretos vinculados ao número de visitantes.

Imagem negativa, desvalorização do patrimônio e da localidade.

Auxílio no crescimento econômico do município, podendo ampliar ainda mais suas instalações.

Falência devida à má administração, e aproveitamento de mão de obra.

Ampliar seu leque de entretenimento englobando turismo ecológico, mergulho marítimo explorando de forma consciente tudo que o ambiente tem a oferecer, ajudando na conscientização e preservação.

Mau aproveitamento turístico regional ocasionando queda na renda per capta.  

Aplicação de tecnologias para apuração de melhorias

Levando em considerações os itens, negativos e positivos, mencionados acima podemos reverter o quadro do hotel aplicando algumas técnicas simples aliadas a tecnologias de gestão, vejamos abaixo:

Tecnologias a serem aplicadas

Benefícios apurados

5S

Com esta tecnologia o gerenciamento fica mais “saudável”, lógico e fácil, pois, a organização tende a ser ponto principal e com isso a comunicação e a convivência entre líderes e setores torna-se rotineira.

Fluxograma

Tende a especificar e definir a hierarquia do hotel, direcionando de forma organizada e controlada os problemas para que as soluções sejam mais rápidas e eficazes.

Brainstorming

Coletando ideias e sugestões dos colaboradores para melhoria geral do ambiente e atendimento. Mostrando ao colaborador que ele faz parte da empresa e é valorizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (606.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com