TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DA DRE E DO BALANÇO PATRIMONIAL

Por:   •  24/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.735 Palavras (23 Páginas)  •  2.402 Visualizações

Página 1 de 23

        UTILIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO NA EMPRESA FARMOTERÁPICA DOVALLE INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA EIRELLI DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO/SC.

RESUMO

O número de interessados por informações Contábeis cresce a cada dia, cabe à contabilidade evoluir e atender essa grande demanda. Procurando diagnosticar a real utilização das demonstrações contábeis dentro das empresas para a tomada de decisões nos dias atuais. Este artigo tem como objetivo demonstrar que as demonstrações contábeis servem para verificar a realidade, fornecendo informações sobre situação patrimonial e financeira da empresa e ainda conscientizar aos grandes e pequenos empresários a importância dessas demonstrações, que são elaboradas a partir de informações geradas e repassadas pela empresa, sendo de forma correta e estruturada. Quanto aos procedimentos, à pesquisa é classificada como estudo de caso, com abordagem qualitativa, que consiste em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Foi aplicado questionário com o Diretor e sócio-propiretário, em modelo de entrevista, com o intuito de solucionar a problemática do projeto sobre a utilidade do Balanço Patrimonial e da DRE.

Palavras-chave: Demonstrações Contábeis. Demonstração de Resultado do Exercício. Balanço Patrimonial.

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas, ela existe desde os primórdios das civilizações, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens. Desde então, a contabilidade, antes de forma rudimentar, não sistematizada, foi evoluindo, adquirindo normas até chegar à dinâmica de controle atual. Desse modo, os conceitos variados possibilitam desenvolver com mais critério e brevidade, a aplicação dessa ciência nos mais estilos e modalidades, adaptando-a cada um.

Com toda a movimentação que ocorre nas empresas, faz-se necessário a utilização de instrumentos que possibilite uma abordagem mais concisa das informações contábeis. Sendo assim, são utilizadas as Demonstrações Contábeis para que tais fatos sejam divulgados.

Através das Técnicas Contábeis pode-se registrar ou levantar os fatos contábeis. Entre uma destas técnicas, ressaltamos as Demonstrações Contábeis, que resulta em um determinado período os registros da empresa, essa técnica tem que ser obrigatoriamente divulgada uma vez por ano, onde ela apresenta aos sócios a situação real da empresa. A análise agrega valor às informações e com isso, possibilita confrontar elementos, patrimoniais, indicando fatos ocorridos, determinando a situação atual e permitindo uma visão das tendências futuras, por isso sua importância na empresa.

Tais demonstrativos como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado têm por finalidade, o fornecimento de informações sobre a posição patrimonial e financeira da empresa, quais são úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.

A contabilidade registra fatos contábeis que podem sofrer grandes mudanças por conta da globalização, diante disso, essas demonstrações devem ser apresentadas de forma clara e estruturadas, para que analistas, investidores e demais usuários tenham a mesma compreensão.

Segundo Ribeiro (2010) faz uma observação bastante interessante sobre o objetivo das demonstrações, baseando-se tanto no balanço patrimonial quanto na D.R.E que pertence ao grupos das demonstrações, o gestor terá um panorama do patrimônio da empresa e também a obtenção de lucro ou prejuízo no desenvolvimento das atividades durante um determinado período.

Diante disso, surge o problema central: Qual a utilidade das demonstrações contábeis – BP e DRE, na empresa Farmoterápica Dovalle Industria Química e Farmacêutica EIRELLI do município de Tubarão-SC?

Desse modo, o objetivo geral deste artigo é identificar a utilidade do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício para a empresa em estudo, bem como, para os demais usuários da contabilidade.

Quanto aos objetivos específicos, buscou-se, especificar sobre a o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício e como são criadas tais demonstrações, relatar a importância da contabilidade dentro das organizações e reconhecer as necessidades do uso do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.

Sobre os procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como estudo de caso, quanto ao objetivo é do tipo descritiva e quanto aos procedimentos de pesquisa é caracterizada pela interrogação direta das pessoas, através de questionário aplicado.

O presente estudo se justifica em função da necessidade e identificação do comportamento das micro e pequenas empresas do município de Tubarão- SC, no que se refere à utilidade das demonstrações contábeis dentro de uma entidade, e da importância atribuída pelas empresas a este instrumento de gestão que representam um canal de comunicação da empresa com diversos usuários internos e externos. Um relacionamento sério e transparente, com os investidores, credores, analistas e demais interessados em conhecer as empresa. Possibilitando assim as empresas identificarem a real situação financeira e econômica, física ou social permitindo que seus usuários tomem decisões e julgamentos adequados.

O estudo está organizado em cinco seções, iniciando com essa introdução. Posteriormente apresenta-se a fundamentação teórica utilizada na sustentação do estudo. Em seguida apresentado os aspectos metodológicos utilizados para desenvolver a pesquisa. Na sequencia faz-se a descrição, a análise e a interpretação dos dados coletados. Ao final, apresentam-se as conclusões do estudo realizado.

2 REVISÃO DA LITERATURA

Neste item apresenta-se o escopo teórico da pesquisa, busca-se demonstrar a importância da utilização das demonstrações contábeis, tais como: seus objetivos e conceitos, destacando-se as demonstrações de resultado do exercício e o Balanço patrimonial e seus principais usuários.  

2.1 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Segundo Hugo Rocha (1999), as demonstrações contábeis denominadas de demonstrações financeiras, são utilizadas pelos administradores para prestar contas sobre os aspectos públicos de responsabilidade da empresa, perante acionistas credores, governo e a comunidade em geral.

Conforme Ribeiro (2003) “Demonstrações Financeiras são relatórios ou quadros técnicos que contém dados extraídos dos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de uma entidade.” Os registros contábeis realizados periodicamente pelas empresas são a fonte dos dados para o processo de elaboração das Demonstrações Financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com