TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Controle Patrimonial

Trabalho Universitário: A Importancia Do Controle Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

F E C R A - FACULDADE DE COSTA RICA

APOSTILA Nº 02

CONTABILIDADE BÁSICA II

A Importância do Controle Patrimonial

Docente : Uriel Carvalho de Oliveira

Acadêmico: _____________________________________

2º Período de Administração 1º Bimestre

1 - A Importância do Controle Patrimonial

Existem alguns pontos de decisão nas empresas que, de um modo geral, não são bem avaliados.

Um desses pontos é a ausência integral (ou quase) de adequado controle patrimonial.

Historicamente os bens vão sendo adquiridos ou produzidos in company e assim passam a compor o patrimônio das empresas, na conclusão desses eventos. Só que, para cada uma das incorporações patrimoniais os procedimentos observados são diferentes.

Na aquisição de um bem, fica mais fácil a sua identificação pela Nota Fiscal de compra, por outro lado, na fabricação de itens de móveis e utensílios para uso próprio, há a necessidade de um controle maior de apuração para o adequado registro.

Ocorre que, o que se vê, no segundo caso, é que todos os gastos envolvidos na confecção in company de produtos de mobiliário e instalações são alocados ao resultado, quando deveriam ser apurados para determinar o valor do bem a integrar o patrimônio da empresa.

Em decorrência dessas circunstâncias, o que se vê na prática é uma enorme quantidade de empresas que, por falta do registro da integração do bem patrimonial à contabilidade, acabam sendo também descurados os controles físicos de identificação, localização, responsabilidade, cautela, fichamento, etc.

2 - Repercussão fiscal da falta de registro contábil da imobilização

É preciso tomar muito cuidado. A falta de registro da inclusão patrimonial do bem na contabilidade, caracteriza perante os órgão de fiscalização governamentais, uma omissão de receita. E sobre a omissão de receita em eventual processo de autuação fiscal, incidem todos os impostos federais e ainda a atualização monetária com base na Taxa Selic, além da multa progressiva e juros.

3 - O adequado controle

Não bastassem os problemas de natureza fiscal, existem também os problemas decorrentes da ausência de controle físico dos bem, pois, como não foram lançados na contabilidade, passam a não ser registrados fisicamente no Patrimônio da Empresa, e, não raras vezes, acabam desaparecendo por perda ou furto.

Isso acontece não apenas em relação a alguns itens produzidos internamente, para uso próprio, mas também com equipamentos de escritório, instrumentais hospitalares ou mesmo máquinas e equipamentos de menor volume que, por via de regra, não são tombados.

4 - Ocorrência de registros defasados

Outros casos igualmente graves ocorrem não apenas em relação aos móveis e utensílios, mas também em relação a imóveis.

Existem casos de registros já defasados que não representam o real valor dos imóveis no patrimônio e, por decorrência disso, o valor patrimonial da empresa é demonstrado inteiramente aquém do seu real valor de mercado.

5 - Implicações da defasagem entre o valor patrimonial e o valor de mercado

Admitindo-se nesse caso, que os itens patrimoniais estejam adequadamente registrados (o que não enquadraria a empresa nas considerações sobre a omissão de receita comentada acima), pode ocorrer que os preços lançados contabilmente estejam muito aquém dos preços de validação de iguais bens no mercado.

Uma das conseqüências de maior impacto nas empresas, é a baixa garantia oferecida pelo Patrimônio, em eventuais operações de empréstimos e financiamentos.

Via de regra a empresa passa a buscar valores em volumes menores no mercado financeiro (por falta de boa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com