TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO PATRIMONIAL NAS PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  30/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO PATRIMONIAL NAS PEQUENAS EMPRESAS

 Esdras Vasconcelos Moura da Silva.

CACOAL, 10 DE SETEMBRO/2019

[pic 2]

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO PATRIMONIAL NAS PEQUENAS EMPRESAS

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica como pré-requisito para conclusão do curso de Ciências Contábeis, sob orientação da professora mestra Ana Claudia Martins dos Santos.

CACOAL, 10 DE SETEMBRO/2019


SUMÁRIO

  1. RESUMO...........................................................................................................................4
  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................5
  1. JUSTIFICATIVA..............................................................................................................6
  1. OBJETIVOS......................................................................................................................7
  1. REVISÃO TEÓRICA.......................................................................................................8
  1. METODOLOGIA.............................................................................................................9
  1. CRONOGRAMA............................................................................................................10
  1. BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................11

  1. RESUMO

O trabalho tem por objetivo expor o quão é vital para uma empresa o uso do balanço patrimonial, pois com ele é possível comparar os dados do ativo com o do passivo e obter o patrimônio líquido, fornecendo assim a riqueza atual que possui.

O método será apresentado para pequenas empresas por ser uma feramente de fácil manuseio e de compreensão, porém de grande eficácia.

Foi escolhido essa problemática pelo fato de muitas microempresas fadadas ao fracasso por terem uma má gestão de suas finanças.

O projeto consiste em avaliar uma empresa “X” onde ainda não é usado nenhum método contábil para fazer a gerencia de suas finanças, será feito um banco de dados das finanças antes de ser inserido o método, e outro banco com os dados financeiros posteriormente ao uso, será avaliado as informações obtidas em um período “X”.

Posteriormente será traçado os dados dos períodos e comparados, se houve alguma melhora no desempenho da empresa pesquisada.

        


  1. INTRODUÇÃO              

O balanço patrimonial possibilita saber qual seria o patrimônio líquido, que seria nada mais que a riqueza atual que possui e o fluxo de caixa líquido, sendo representada por entradas e saídas de caixa. Assim é possível saber para onde está indo o dinheiro.

O balanço patrimonial é constituído pelo ATIVO, que seria os bens que a empresa possui, e o PASSIVO que é formado pelas dividas que devem ser pagas, podendos ser elas de curto prazo (podendo ser pagas até em 12 meses) e as de longo prazo (podendo ser pagas em mais de 12 meses).

O balanço possibilita comparar a sua diferença entre o ATIVO e PASSIVO, quanto maior o patrimônio líquido maior será a riqueza que possui.

Uma empresa sem saber quais são suas riquezas reais estão “cegas” não conseguem saber se o investimento que estão fazendo está sendo rentável ou não para a empresa.

A pesquisa seria dada através de um estudo de caso em uma empresa “X” onde não é utilizado o método do balanço, posteriormente seria apresentado o método e toda sua eficácia.

Posteriormente de ser apresentado seria feito um banco de dados dos resultados obtidos anteriormente ao método e outro banco com os dados posteriormente ao mesmo.


  1. JUSTIFICATIVA    

           

O projeto se torna viável pelo fato de não ser tão difícil a execução, porém ao mesmo tempo disponibilizar resultados significante para quem está executando

O método é capaz de trazer dados reais para a empresa, com essas informações é possível verificar se os investimentos estão sendo rentáveis ou não, minimizando assim os riscos de possíveis déficits em seus cofres.

        

 4- OBJETIVOS                  

O projeto tem por objetivo apresentar para microempreendedores a contabilidade de uma forma pratica e eficaz, em vista que muitas empresas vão à falência por motivos de não saberem fazer uma gestão eficaz de suas finanças.

Essa ferramenta contábil irá facilitar os gestores em suas tomadas de decisões, pois dará um norte de quais investimentos estão sendo rentáveis para a empresa.


 4- REVISÃO TEÓRICA          

A definição de Balanço patrimonial fornecida pelo artigo do site “ Contábeis” é dada por [...] O Balanço Patrimonial é a relação entre os ativos, passivos e o patrimônio líquido de uma entidade numa data específica, demonstrando assim a sua posição e financeira de maneira quantitativa e qualitativa-conceito extraído a partir do CPC PME (R1). Uma analogia comum para ilustrar este conceito é comparar o balanço a uma fotografia, é como se fosse possível tirar uma foto de todo o patrimônio da empresa, isto é, seus bens, direito e obrigações.

O conceito Pequena Empresa dado pelo artigo da “Tagplus” são as que empregam de 10 a 49 pessoas, no caso de comércio e serviços, e 20 a 99 pessoas, no caso de indústria e empresas de construção.

         6- METODOLOGIA      

O método que será utilizado será o de estudo de caso, onde será acompanhado presencialmente as execuções dos cálculos obtido através de bens e direitos

A coleta de dados será através das movimentações de caixa que será obtido no período delimitado.

Para aperfeiçoar meus conhecimentos irei consultar o acervo disponibilizado pela biblioteca da faculdade em consonância com materiais disponíveis virtualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com