TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/4/2019  •  Monografia  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Gilvaneide Ribeiro dos Santos

Prof. Cláudio da Silva Pereira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Licenciatura em Pedagogia (PED 1376) – Estágio

RESUMO

Este trabalho consiste em experiências baseadas em uma pesquisa pedagógica, concernente ao uso da ludicidade em sala de aula e sua contribuição para o processo de aprendizagem. Que foi realizado em uma turma da educação infantil, de uma Instituição Pública do Município de Feira de Santana. Onde foi aplicada nessa pesquisa conteúdos que condizem a série dos alunos, em todas as disciplinas. Para o desenvolvimento das aulas durante a regência, a qual teve duração de uma semana, se aplicou a ludicidade, por ser muito importante na realização o da pesquisa no conhecimento das potencialidades do educando, para identificarmos quais são desenvolvidas ou não. Para que com isso pudesse oferecer as crianças uma aprendizagem dinâmica e significativa na prática pedagógica, a propósito o uso da ludicidade foi de muita valia para incentivo, interesse e a participação do educando.

PALAVRA CHAVE: Aprendizagem. Ludicidade. Prática pedagógica.

INTRODUÇÃO

        O tema foi escolhido a partir da importância revelada nos benefícios oriundos do trabalho em sala de aula, onde o público alvo se tratavam de crianças, e diante as observações realizadas na prática.

        Dentro do contexto disposto pude notar que alguns recursos lúdicos eram utilizados nas aulas, chamando atenção do alunos, proporcionando uma aprendizagem agradável e expressiva. Diante disso, despertou-me o desejo de explorar em minha pesquisa a importância da ludicidade na educação infantil.

        Sabe-se que a falta de atenção e interesse, pode estar ligada a falta de recurso para cativar a atenção do aluno.

        Diante do disposto, decidi usar nas minhas aulas algo que ajudassem a dar suporte no desenvolvimento das aulas dando continuidade ao trabalho observado.

        Logo, o objetivo primordial desse trabalho é utilizar o lúdico como algo de grande valor, como ferramenta de auxílio na aprendizagem dos alunos com eficiência.

        Outrossim, é de suma importância ressaltar que o objetivo de brincar não pode ser avaliado de forma isolada, e sim de forma afirmativa, como uma brincadeira construtiva, que resulte no desenvolvimento dos alunos em sala de aula.

        A pesquisa foi realizada com uma turma de alunos, matriculados no grupo 5, da Educação infantil de uma Instituição de Ensino Pública do Município de Feira de Santana, sendo que nesta Instituição funcionam os seguimentos da educação infantil, do grupo 3 ao 5.

        No que diz respeito a fundamentação teórica utilizei alguns autores que abordavam de forma muito interessante questões relacionadas ao assunto, foram eles: Barcelar:(2009). Kishimoto:(1994), Navarro:(2009); e com base ideias de Vygostsky.

        Este trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: resumo, que traz de forma rápida os pontos mais importantes do trabalho, palavra-chave, introdução que apresenta de forma resumida, fundamentação teórica, onde trarei as contribuições de alguns autores que foram estudados para autores que foram estudados para a produção do mesmo. Vivência de estágio de estágio, aspectos dos relatos da minha experiência vivida em sala de aula, e suas contribuições em minha formação acadêmica.

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Concernente a estimulação do desenvolvimento cognitivo de aprendizagem de uma criança o lúdico da educação infantil tem sido uma das estratégias mais sucedidas.

Desenvolver a atividade lúdica mostra que a aprendizagem pode ser não apenas prazerosa mas, muito significativa remetendo a situação cotidiano, fazendo com que eles se interessem por estarem na escola.

Nos diferente temos e lugares a brincadeira estar presente de acordo com o contexto histórico e social que a criança está inserida. Com o seu poder de imaginação e criação o brincar é recriado.

Vygotsky (2007 apude NAVARO, 2009, p. 21 26) diz que, a criança ao nascer já está imersa em um contexto social, e a brincadeira se torna importante pra ela justamente na apropriação do mundo, na internalização dos conceitos desse ambiente externo a ela.

Em sala de aula a ludicidade tem sido considerada além de prazerosa como facilitadora de relacionamentos e vivências, como também como ferramenta de suma importância na formação da criança, criando ambientes gratificantes, trazendo inúmeros resultados positivos, atraentes, para as crianças e servindo de estimulo pra o seu desenvolvimento.

Barcelar (2009, .26), diz que:

“O lúdico tem um papel muito mais amplo e complexo do que, simplesmente servir para treinamento de habilidades psicomotoras, colocadas como pré-requisitos na alfabetização. Através de uma vivência lúdica, a criança está aprendendo com a experiência de maneira mais integrada, a posse de si mesma, de um modo criativo e pessoal”

        A criança vai interagindo, por intermédio dos jogos e brincadeiras. Exercitando a imaginação e uma série de papéis vai experimentando nas brincadeiras nos jogos que podem ser considerados com um espelho de sua cultura.

“Uma criança brincando com uma boneca, por exemplo, repete quase exatamente o que sua mãe faz com ela. Isso significa que, na situação original, as regras operam sob uma forma condensada e comprimida. Há muito pouco de imaginário. É uma situação real que, de fato, tem acontecido. O brinquedo é muito mais a lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu da imaginação. É mais memória em ação do que uma situação imaginária nova. (VYGOTSKY, 1991; p.117)

VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

        O estágio foi realizado em uma turma do grupo 5 do ensino fundamental, numa Instituição pública do município de Feira de Santana. Desenvolvimento teórico e prático da professora regente, o comportamento do alunos e as necessidades analisar o planejamento e o material didático.

        Ao início das Observações percebi que a professora regente em maior parte da aula, usava de recursos lúdicos, enriquecendo assim sua aula. Notei que através desses recursos os alunos ficavam mais atentos a aula.

        Logo após o período de observação, que teve duração de três dias, iniciei a elaboração do planejamento que seria realizado pela turma. Para elaboração do tema, foi utilizado pesquisas com base nos planejamentos apresentados pela professora regente.

        O procedimento das aulas seguiram os horários da turma, para que não existisse nenhuma alteração na rotina da aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com